— NEWS/ IEE

IEE, de Ana Moser, capacita professores do México com sua metodologia de esporte educacional

ESCRITO EM — 12/09/2019

20:19 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – O Instituto Esporte & Educação (IEE), criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, voltou ao México para mais uma etapa da formação na temática Escolas Ativas para professores e gestores das escolas públicas da Cidade do México do Programa Juega Más. Durante cinco dias, na segunda quinzena de agosto, profissionais do IEE participaram de uma série de encontros  com a Nike,  Yo Quiero Yo Puedo e  Fundação NEMI.

Dos dias 19 a 21, o IEE trabalhou com a equipe da Nike Brasil/México e Yo Quiero Yo Puedo, na organização de ações de monitoramento das escolas, avaliação do programa  e finalização e refinamento das ações previstas para os encontros de capacitação dos dias 22 e 23 de agosto.

No dia 22/8 participaram mais de 50 professores de educação física que estão iniciando o programa Juega Más nas suas escolas. No dia seguinte, foi a vez de realizar a formação para todos os professores envolvidos nos três anos do programa, totalizando mais 100 professores presentes.

Nessas formações, foram abordados conteúdos como “Escola Ativa – Fundamentos, conceitos e ações práticas para que a escola se trone uma escola mais ativa”, “Alfabetização Corporal e Educação Física – Conceitos e aplicação pratica” e “Princípios da Educação Física, Esporte Educacional, Jogo, Ficheiro de Jogos – Conceitos, estratégias, aplicação prática e relação com planejamento pedagógico”.

 

Professores e diretores retornarão às suas escolas e junto com outros atores do local, terão a missão de realizar um diagnóstico nos dois pilares da proposta de Escola Ativa: Educação Física de Qualidade e Cultura de Movimento. A partir disso, terão que organizar um Plano de Ação com metas e estratégia para caminhar para uma Escola Mais Ativa, onde o MOVIMENTO seja o eixo central de ações voltadas para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças.

“Estamos agora no ano 3 do programa, que está se consolidando. O interesse de muitas escolas em participar é importante sinal de que há uma necessidade das escolas e dos professores por encontros de formação e desejo da comunidade escolar em avançar na implementação de ações que potencializam o jogo, a brincadeira, os esportes e sobretudo garantam o movimentar-se”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Ao longo dos três anos de atuação, o alcance do trabalho do IEE em parceria com a Nike e a Yo Quiero Yo Puedo só aumentou. De 6 escolas que iniciaram a capacitação com seus professores agora são 52, com 120 professores de educação física diretamente envolvidos na capital mexicana. O próximo retorno dos profissionais do IEE ao país está previsto para março de 2020.

“Para o IEE, é uma oportunidade “concreta” e rica de possibilitar que a metodologia desenvolvida após a experimentação em tantos espaços e contextos brasileiros organizar-se para servir ao povo mexicano. Um investimento metodológico para que crianças e jovens possam aprender, desfrutar e usufruir de uma escola com mais movimento, aprendizagem, planejamento e com professores de educação física valorizados e conscientes do seu papel fundamental na construção de uma Escola Mais Ativa”, conclui Alexandre.

 

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS