São Paulo (SP) – Na primeira etapa do ano, o Projeto Caravana estará no município baiano de Catu, com uma agenda repleta de atividades esportivas e artísticas, além de cursos de formação. De terça a quinta-feira (27 de fevereiro a 1º de março), cerca de 3 mil crianças e jovens de escolas públicas da região participarão das estações esportivas e de artes montadas na cidade. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY.

A abertura oficial do evento será na segunda-feira (26), no estádio municipal Antônio Pena, o Penão, onde será montada a Arena da Caravana, que estará aberta a partir da manhã de terça-feira, com miniestações esportivas, com as modalidades vôlei, futebol, tênis, atletismo, skate, handebol, basquete e Oficinas do Esporte.

Além dessas atividades para crianças e jovens, cerca de 100 professores da rede municipal de ensino participarão das formações em Esporte Educacional e Viva com Arte.

“Com a realização dessa etapa da Caravana no município, Catu se junta à forte rede do projeto que já temos na Bahia, sobretudo na região metropolitana da capital baiana. Agora, Catu faz parte da rede de Esporte Educacional da região, assim como Salvador e Lauro de Freitas, e isso é uma satisfação enorme para nós”, comenta Alexandre Arena, coordenador do IEE.

Na quarta-feira (28), a Caravana terá um convidado especial para interagir com as crianças. O ex-goleiro e ex-presidente do Clube Ypiranga, Emerson Ferretti. Ele começou sua carreira no Grêmio, jogou no Flamengo, Juventude e Bahia, onde foi ídolo por seis anos, até ser transferido para o Vitória, onde encerrou sua carreira como jogador. Foi presidente do Ypiranga, entre 2011 e dezembro de 2017. Ferretti já esteve em duas Caravanas, município baiano de Ribeira do Pombal, em 2014, e em Salvador, em 2016.

Desde 2005, foram mais de 150 municípios visitados pelas Caravanas, tendo ainda a participação voluntária de artistas e atletas convidados, que hoje formam uma rede de mais de 200 ídolos do esporte e das artes que acompanham os projetos.

Sobre os projetos – Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 50 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, Grupo Kroton / Pitágoras, Verde Asset, Johnson e Johnson e Semp TCL, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Rede, EDP, OTIS, Boticário, QuantiQ e Elsys, via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Monsanto, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Perfetti Vam Melle.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica