ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO CAMPOS – NATAL/RN

 

PROFESSORAS: Karissa Moura de Miranda Mariz Maia

Kelly Cristina Barreto de Oliveira

 

ATIVIDADE

         A atividade trabalhada com os alunos do 5º ano, com faixa etária de 10 a 12 anos, foi o jogo conhecido por Sol e Lua, sendo este muito rico em diversos fatores, pois pode ser adaptado a matemática, ciências, geografia e a qualquer disciplina, contemplando assim a multidisciplinaridade.

         O jogo consiste no seguinte: Divide-se a turma em dois grupos, sendo um grupo denominado “par” que correrá atrás do outro grupo sempre que o professor falar um número par (podendo ser uma soma ou subtração matemática, onde o resultado seja par) e o outro grupo, denominado “ímpar”, que também correrá atrás do outo grupo cada vez que a professora falar um número ímpar ou um cálculo matemático que resulte em um número ímpar.

         Terá um local determinado pelo professor, seja uma parede ou uma árvore, onde os alunos que alcançarem esse lugar não poderão ser mais tocados e caso sejam capturados, estes farão parte do outro grupo.

Esse mesmo jogo também poderá ser trabalhado na ciência, dessa maneira os grupos sendo denominados por um sistema digestivo, o outro de sistema circulatório e cada vez que o professor falar algo relacionado com um dos dois grupos, este correrá atrás do outro para capturar um colega para o seu grupo. O grupo vencedor será aquele que tiver maior número de participantes em seu time.