As Professoras Flávia Leite Uchôa e Sandra Maria Souza de Freitas participantes do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional desenvolveram na escola Laura Maia o Jogo: “Limpando nossa praia”.
A Escola é localizada na Praia do Meio. Uma praia urbana com todas as vantagens e desvantagens dessa situação. Esse espaço é o ambiente de lazer dos alunos e comunidade, que frequentam nos seus tempos livres.
Um dos maiores problemas encontrados no local, comum a muitas praias urbanas, é o lixo deixado por eles mesmos. O trabalho de educação ambiental é uma proposta constante nas aulas de todas as disciplinas da escola e a Educação Física não fica fora desse processo.
Nesse sentido as professoras realizaram o jogo: “Limpando nossa praia” uma atividade interdisciplinar com os alunos.
IMPORTÂNCIA DO JOGO? O QUE ELE ENSINA?
Para alunos, como os da nossa escola, que vivem próximo a áreas que requerem uma maior atenção às questões ambientais como: praias, rios, lagos ou mesmo praças, este é um conteúdo de bastante relevância. Através de um jogo bem dinâmico, conseguimos introduzir o assunto, fazê-los pensar sobre suas práticas, assim como de sua família, no que diz respeito ao descarte de lixo.
O primeiro conhecimento adquirido nesta atividade, que diz respeito às Ciências, foi o entendimento sobre a decomposição da matéria. Utilizamos exemplos do cotidiano deles para fazê-los compreender como ocorre o processo de decomposição. O aprendizado matemático ficou por conta das noções de grandeza (compreensão de tempo) e quantidade (operação de soma). E atividade motora realizada dentro do conteúdo “jogos de precisão” foi: direcionar os arremessos; dimensionar a força de acordo com a distância do material e os diferentes pesos das bolas; coordenação de arremessar e receber; correr para buscar as bolas que passavam da linha; entre outros.
Além de todos os aprendizados mencionados acima, durante todo o processo (tanto em sala, como na quadra) os alunos exercitaram o falar e ouvir; o compartilhar e respeitar; o saber vencer e saber perder; entre tantos outros ensinamentos que a vivência do jogo apresenta.
O JOGO:
Depois de contextualizar, em sala, a decomposição dos materiais e o tempo que vários deles demoram a se decompor (ver quadro em anexo), propomos um jogo de limpeza de nossa orla.
Organização do espaço:
Delimita-se o centro da quadra com duas linhas paralelas, de um lado a outro, em uma distância de, aproximadamente, 3 metros entre elas. Espalhados por todo espaço entre as duas linhas são colocados diversos materiais que encontramos descartados na praia Neles colocamos numerações diferentes, de acordo com o tempo que cada produto leva para se decompor (assunto trabalhado em sala anteriormente). Quanto maior o tempo de decomposição, maior a pontuação, pois sua retirada da praia é mais significativa.
Materiais e pontuação:
- 10 bolas (pode ser de tipos diferentes);
- Fita adesiva para demarcação das linhas;
- Caixa longa vida, garrafa Pet e lata de alumínio (valor de 10 pontos) – decompõem-se em mais de 100 anos;
- Sacos plásticos (valor de 05 pontos) – decompõem-se de 30 a 40 anos;
- Papéis e Jornais (valor de 03 pontos) – decompõem-se em torno de 03 meses;
Organização do jogo:
Divide-se a turma em dois grupos que se localizam um em cada lado da quadra, fora das linhas. À cada grupo é entregue 05 bolas. Podem ser tamanhos e pesos diferentes, porém as duas equipes deverão receber bolas com a mesma proporção.
Ao sinal, todos devem jogar as bolas, sem passar das linhas, nos objetos a fim de retirá-los do centro. O objetivo de cada grupo é empurrar o maior número de “lixo” da área central para o outro lado. Quando todos os materiais forem retirados (ultrapassarem as linhas), a limpeza é concluída e serão contados os pontos.
Vence a equipe que obtiver a maior pontuação.
Segue as fotos do jogo abaixo: