Três cidades receberão o projeto Formação Continuada de Professores nesta semana: Araucária, Recife e Bauru

São Paulo (SP) – O Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, estará, nesta semana, em três cidades para a realização de módulos do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública. Araucária (PR), Recife (PE) e Bauru (SP) irão receber novamente o projeto, que conta com o patrocínio da Mondelez Brasil e Mondelez International Foundation, por meio da Lei de Incentivo do Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, e faz parte do Programa Ação Saudável.

Em Araucária, a capacitação será na terça (15) e quarta-feira (16), das 8h às 17h, no Colégio Ibrahim Mansur, no bairro Fazenda Velha. Será o terceiro e último encontro do ano, e os 40 professores participantes terão a oportunidade de experimentar uma diversidade de jogos e brincadeiras que atendem os princípios do esporte educacional dentro do planejamento pedagógico.

“Nossa expectativa é de que os professores compreendam a necessidade de aplicar os princípios do esporte educacional em suas práticas pedagógicas e as insiram em seus planejamentos didáticos”, comenta Natalia Santos, que junto a Igor Armbrust, ambos profissionais do IEE, será responsável pela formação no município.

Já em Recife, as atividades do Formação Continuada serão na quarta (16) e quinta-feira (17), também das 8h às 17h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro Madalena. O evento reunirá cerca de 100 profissionais, sendo 60 professores vinculados às Secretarias de Educação e Turismo e Esporte e Lazer e 40 gestores da Secretaria de Educação.

“Nesse segundo encontro de formação, os professores irão refletir sobre a necessidade de elaborar atividades a partir das expectativas de aprendizagem dos alunos e de conteúdos como Dança e manifestações rítmicas I e Ginástica e Qualidade de vida. Já com os gestores, continuaremos a falar sobre Escola e Clubes Ativos, iremos estudar o conceito Escola Ativa e seus pilares de ação, além de elaborar o Plano de Ação, com foco em estratégias que possam inspirá-los para metodologias mais ativas”, afirma Raquel Clementino. Ela e Amauri Santana, profissionais do IEE, são os responsáveis pelo projeto na capital pernambucana.

Bauru – No município paulista, será o segundo encontro do projeto no ano. As atividades serão na quarta (16) e quinta-feira (17), das 8h às 17h. No primeiro dia de formação, no Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal (NAPEM), será dada sequência ao tema Escola Ativa, porém com destaque nos pilares que compõem a base metodológica (Educação Física de Qualidade, Contextualizando Movimento e Cultura de Movimento). Estarão presentes 50 professores de educação física, tutores dos grêmios estudantis e gestores escolares.

“Realizaremos práticas, discussões e reflexões para exemplificar os três pilares e por fim, construiremos um Plano de Ação, visando ampliar a oferta de movimento dentro da escola”, explica Pedro Regis Gonçalves, um dos responsáveis pelo projeto no município. Robson Santosé o outro formador IEE.

Já na quinta-feira, os profissionais do IEE irão visitar as escolas do estado e da prefeitura para mapear as ações desenvolvidas de escola ativa e liderança juvenil.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar mil professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores – Araucária (PR)
Datas: Terça (15) e quarta-feira (16)
Horário: 8h às 17h
Local: Colégio Ibrahim Mansur (rua Nossa Senhora dos Remédios, 1360 – bairro Fazenda Velha).

Projeto Formação Continuada de Professores – Recife (PE)
Datas: Quarta (16) e quinta-feira (17)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (rua Real da Torre, 299 – bairro Madalena)

Projeto Formação Continuada de Professores – Bauru (SP)
Datas: Quarta (16) e quinta-feira (17)
Horário: 8h às 17h
Local: Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal –NAPEM (avenida Duque de Caxias, nº 11- 38)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Monsanto, Cielo, Ultra, Verde Asset Management, Novelis, Dow, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica Carioca de Catalisadores, IBM, Roche, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Vedacit, Instituto Vedacit, Desenvolve SP e Bloomberg.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Sobre a Mondelez International no Brasil
Mondelez International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia.

A Mondelez International tem uma receita anual de aproximadamente U$S 35 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br

Sobre o Programa Ação Saudável
Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias.

Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável tem parceria de três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem”, no ano de 2014.

Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica