A Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo direito das crianças ao esporte, ao lazer, à educação e à cultura.  Criado em 2005 pela aliança entre o Instituto Esporte e Educação, o Canal de TV ESPN Brasil e o UNICEF, reúne professores, gestores escolares, gestores públicos, jovens, atletas, instituições e organizações esportivas da sociedade civil para a realização de ações de atendimento direto a crianças e adolescentes em estações esportivas educacionais, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos de Continuidade.

Desde 2005, a Caravana já atendeu direta e indiretamente 2,7 milhões de crianças e adolescentes. Mais de 40 mil professores das redes públicas de ensino, educadores, agentes esportivos foram capacitados nos encontros de formação continuada oferecidos pelo projeto durante a realização de cada etapa. Foram visitados mais de 100 municípios de 22 estados brasileiros. Com ações norteadas pelos princípios: inclusão de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e autonomia, a Caravana segue levando metodologia e inspirando os brasileiros a colocar o esporte na sua vida cotidiana.

Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef e por parceiros; considerando o baixo IDH – índice de Desenvolvimento Humano, baixo IDI – Índice de Desenvolvimento da Infância e outras necessidades específicas de determinadas comunidades. A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE, e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalísticos que são exibidos na grade de programação da ESPN Brasil e reportagens que estão disponíveis nas mídias sociais vinculadas ao projeto.

EMPRESAS PARCEIRAS DO PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

Proposta metodológica

A proposta metodológica da Caravana do Esporte, fundamentada no princípio do esporte educacional para o desenvolvimento humano, aplicado por meio de jogos educativos, é desenvolvida pelo parceiro Instituto Esporte & Educação, presidido pela ex-atleta de voleibol Ana Moser.

A cada etapa, professores e coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte & Educação desenvolvem todas as atividades do projeto, com o apoio de grandes nomes do esporte nacional e mundial, como: Sócrates, Ana Moser, Wladimir Rodrigues, Lars Grael, Patrícia Medrado, Claudinei Quirino, Flávio Honorato, Norminha, Dayane Camillo, entre outros, todos voluntários. Profissionais que aplicam a metodologia nas diversas modalidades esportivas como: futebol, vôlei, tênis, basquete, atletismo, judô, canoagem, handebol e ginástica.

Todo mês, a Caravana do Esporte realiza, durante uma semana em cada comunidade, o atendimento a crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 14 anos, alunos da rede pública de ensino, com estações de esporte educacional em diversas modalidades, e também promove uma formação continuada de 40 horas aos professores da rede pública de ensino, promovendo dinâmicas e encontros para a discussão da metodologia aplicada, a fim de os próprios professores continuarem com o projeto após a implantação, sempre com a orientação da equipe da Caravana do Esporte e Instituto Esporte e Educação.

Garantir os direitos das crianças e adolescentes à educação, cultura, esporte e lazer, estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atendendo crianças e adolescentes com atividades de esporte educacional, formando continuadamente professores da rede municipal com a metodologia do esporte educacional e impactando nas políticas públicas que garantam esse direito.

Empty tab. Edit page to add content here.
Empty tab. Edit page to add content here.

A doação de materiais esportivos e pedagógicos

A cada etapa, a Caravana do Esporte doa para os municípios, ao fim da ação, um kit de materiais esportivos e pedagógicos que incluem : bolas de basquete, futebol e vôlei, raquetes e bolinhas de tênis, livros, revistas, gibis e vídeos, além de publicações do Unicef. O Alphaville Tênis Clube, Revista Turma da Mônica, Revista Tribo, Revistas Coquetel, Editora Ediouro e Gatorade são parceiros da Caravana do Esporte.