PROJETOS

CARAVANA
DO ESPORTE

O projeto foi criado em 2005 por iniciativa de um grupo de jornalistas vinculados à emissora de esportes ESPN, em parceria com o Instituto Esporte e Educação, motivados pelo desejo de democratizar a prática esportiva e levá-la, preferencialmente às regiões e comunidades menos favorecidas do ponto de vista geográfico e financeiro.

O projeto, desde seu início, foi concebido como um “movimento” de ação e mobilização social pelo direito ao esporte, à educação, à cultura e ao lazer. Objetiva contribuir para a formação de professores e educadores dos municípios atendidos, de forma a qualificar a prática pedagógica desses profissionais e, desse modo, proporcionar maior oferta de jogos, brincadeiras e esportes a crianças e adolescentes.

Com ações organizadas a partir dos princípios inclusão de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e autonomia, a Caravana segue levando metodologia e inspirando os brasileiros a colocar o esporte na sua vida cotidiana. O projeto utiliza o esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social em comunidades de baixa renda e de baixo índice de desenvolvimento humano.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

PROPOSTA METODOLÓGICA

A proposta metodológica da Caravana do Esporte é  fundamentada no princípio do Esporte Educacional para o desenvolvimento humano, aplicado por meio de jogos educativos, desenvolvida pelo Instituto Esporte e Educação.

A Caravana do Esporte objetiva mostrar a ação eficaz do esporte como elemento educacional e de transformação social em cidades de baixa renda do Brasil, por meio de um grande evento para cerca de 3 mil alunos e mais a formação de professores locais em três dias.

Os municípios atendidos são indicados pelo UNICEF, que chancela o projeto segundo a urgência por ações direcionadas às crianças e aos adolescentes das comunidades indicadas, consideradas prioritárias por apresentarem baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.

A proposta metodológica aplicada nas ações locais é coordenada pelo IEE e apresenta o esporte para cada comunidade por meio de jogos nas diversas modalidades (futebol, tênis, basquete, vôlei, atletismo, judô, ginástica, canoagem, entre outras), aliando valores e incentivando atuações que nascem na escola e envolvem alunos, professores, pais e comunidade.

Os professores das redes públicas de ensino participam de uma formação continuada de 40 horas, promovendo dinâmicas e encontros para a discussão da metodologia aplicada, a fim de os próprios professores continuarem com o projeto após a implantação, sempre com a orientação da equipe da Caravana do Esporte e Instituto Esporte e Educação.

Desde 2005, a Caravana do Esporte visitou 178 municípios em 25 estados brasileiros atendendo mais de 385 mil crianças e adolescentes e 28 mil professores e educadores da rede pública de ensino, envolvendo prefeituras e lideranças locais.

ATIVIDADES OFERECIDAS

LISTAS AS MODALIDADES  GERAIS 

Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Futebol, Ginástica, Lutas, Rapel, Flagbol, Beisebol, Tênis, Parkour, Skittles, Dança e Ritmos, Skate, Surf, Funboard, Bodyboard, Corfebol, Ultimate, Longboard, Skimboard, Stand Up, Paddle além de jogos, brincadeiras e atividades culturais.

TODAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NOS NÚCLEOS SÃO BALIZADAS PELOS PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL: INCLUSÃO, DIVERSIDADE, CONSTRUÇÃO COLETIVA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E AUTONOMIA.

PRÓXIMAS ETAPAS???

FOTOS DO PROJETO