O projeto Formação de Professores, desenvolvido desde 2013, tem como principais objetivos a qualificação das práticas pedagógicas dos professores de educação física e esporte que atuam nas escolas e a mobilização dos gestores e coordenadores pedagógicos para analisar e aperfeiçoar os projetos, programas e propostas curriculares já existentes nas redes municipais. Buscamos também contribuir para aperfeiçoar a realização de competições escolares voltadas para a comunidade e a formação de grupos de jovens qualificados e mobilizados para atuar como árbitros, monitores esportivos e empreendedores comunitários. Nos últimos anos incorporamos ao projeto a sistematização das práticas desenvolvidas na forma de planejamento e implementação de um Plano de Ação centrado na temática Escolas Ativas, com a meta de ampliar e qualificar os projetos e programas escolares relacionados com metodologias ativas de ensino, linguagem corporal, educação física e esportes.
Durante os anos de consecução do Projeto foram formados quase 5000 mil professores e atendidas 58 cidades em 14 estados do nosso Brasil. Quando o assunto é o acesso das crianças e jovens ao MOVIMENTO, o mais significativo é a repercussão alcançada pelo projeto na qualificação das aulas de educação física da redes públicas, na ampliação dos eventos de esporte educacional nas cidades e a na implantação planos que fazem das escolas um espaço mais ATIVO, onde todos e todas podem aprender e se desenvolver integralmente.
No biênio 2020/2021 estaremos em 31 cidades e 09 estados. Vamos atender mais de 1000 professores e gestores, levando sempre em frente a missão de potencializar, através da educação física e do esporte, o desenvolvimento pleno das crianças e jovens brasileiros.
Desenho do projeto em 2020
São Sebastião • Pindamonhangaba • Araçatuba
Aracati
Sorriso
Guaíba • Pelotas • Rio Grande
Nova Iguaçú de Goiás
Laranjal do Jari
Caetité • Guanambi • Igaporã • Pindaí • Jacobina
13
POLOS DE FORMAÇÃO
7
ESTADOS
21
CIDADES
1200
PROFESSORES EM FORMAÇÃO
525
ESCOLAS CONTEMPLADAS
177 mil
CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS INDIRETAMENTE
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto Formação de Professores possui formatos e objetivos específicos para cada ano de intervenção. A organização dos conteúdos permite que os municípios, ano a ano, recebam um certificado de conclusão e aderência às ações e metas do projeto. A cada fechamento de um ciclo anual, existe a possibilidade de continuidade e aprofundamento dos conteúdos que levam ao aperfeiçoamento das ações e consolidação de políticas e práticas pedagógicas do esporte educacional dentro e fora das escolas.
OBJETIVOS DO PROJETO ANO A ANO
O foco principal da proposta do ano 1 é a qualificação das práticas pedagógicas dos professores de educação física e esporte que atuam nas escolas e a mobilização dos gestores e coordenadores pedagógicos para analisar e aperfeiçoar os projetos já existentes. No ano 2 o foco é o aprofundamento dos estudos na pedagogia do esporte, a qualificação das propostas curriculares, o planejamento e a realização de competições escolares voltadas para a comunidade e a formação de grupos de jovens qualificados e mobilizados para atuar como árbitros, monitores esportivos, empreendedores comunitários, etc. O ano 3 tem como foco a sistematização das práticas desenvolvidas na forma de planejamento e implementação de um Plano de Ação centrado na temática Escolas Ativas. A ideia é ampliar e qualificar os projetos e programas escolares relacionados com metodologias ativas de ensino, linguagem corporal, educação física e esportes. O eixo de atuação no ano 4 é a criação e operacionalização de um Comitê Regional das Escolas Ativas / Esporte Educacional com representação significativa dos diferentes atores envolvidos com a temática (secretários, professores, tutores jovens e lideranças comunitárias). O monitoramento da atuação do Comitê Regional das Escolas Ativas / Esporte Educacional e seu impacto nas políticas públicas do município é o foco do ano 5.
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Anualmente, em cada polo, são realizados cinco módulos de dois dias, com uma programação que combina momentos de formação teórica, prática, reuniões de planejamento, mobilização e articulação, eventos e outros, respeitando as diferentes demandas locais em termos de logística, cronograma e organização.
As principais estratégias aplicadas nas formações para produzir o impacto esperado e alcançar as metas propostas, utilizam o Esporte Educacional como eixo principal, seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o Direito ao Esporte. O desenvolvimento do programa foi formulado para integrar teoria e prática, sempre objetivando a aplicabilidade dos conceitos na realidade imediata das comunidades atendidas.
CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO
• A organização do Esporte no Brasil e a dimensão do Esporte Educacional
• Os princípios do Esporte Educacional
• As inter-relações entre a Pedagogia do Esporte e o Jogo
• Os critérios de escolha e intervenção para o ensino de Jogos
• Planejamento Pedagógica a partir de Sequencias Didáticas
• Ferramentas didáticas para o ensino do Esporte Educacional
• Ampliação de repertório nas práticas da Cultura Corporal
• Liderança Juvenil
• Escolas Ativas
RESULTADOS
No período de 2013 a 2016 o Projeto Formação de Professores alcançou resultados expressivos e repercutiu positivamente nos territórios contemplados. Aproximadamente 2500 professores e gestores participantes fizeram ampliar a rede de acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte. A educação física ganhou relevância nos currículos escolares e a rede Escola Ativa permitiu a integração entre os diferentes atores da gestão pública em favor da aprendizagem e educação integral.