O projeto Formação de Professores, desenvolvido desde 2013, tem como principais objetivos a qualificação das práticas pedagógicas dos professores de educação física e esporte que atuam nas escolas e a mobilização dos gestores e coordenadores pedagógicos para analisar e aperfeiçoar os projetos, programas e propostas curriculares já existentes nas redes municipais. Buscamos também contribuir para aperfeiçoar a realização de competições escolares voltadas para a comunidade e a formação de grupos de jovens qualificados e mobilizados para atuar como árbitros, monitores esportivos e empreendedores comunitários. Nos últimos anos incorporamos ao projeto a sistematização das práticas desenvolvidas na forma de planejamento e implementação de um Plano de Ação centrado na temática Escolas Ativas, com a meta de ampliar e qualificar os projetos e programas escolares relacionados com metodologias ativas de ensino, linguagem corporal, educação física e esportes.

Durante os anos de consecução do Projeto foram formados quase 5000 mil professores e atendidas 58 cidades em 14 estados do nosso Brasil. Quando o assunto é o acesso das crianças e jovens ao MOVIMENTO, o mais significativo é a repercussão alcançada pelo projeto na qualificação das aulas de educação física da redes públicas, na ampliação dos eventos de esporte educacional nas cidades e a na implantação planos que fazem das escolas um espaço mais ATIVO, onde todos e todas podem aprender e se desenvolver integralmente.

No biênio 2020/2021 estaremos em 31 cidades e 09 estados. Vamos atender mais de 1000 professores e gestores, levando sempre em frente a missão de potencializar, através da educação física e do esporte, o desenvolvimento pleno das crianças e jovens brasileiros.

Desenhodoprojetoem2020

São Sebastião • Pindamonhangaba • Araçatuba

Aracati

Sorriso

Guaíba • Pelotas • Rio Grande

Nova Iguaçú de Goiás

Laranjal do Jari

Caetité • Guanambi • Igaporã • Pindaí • Jacobina

13


POLOS DE FORMAÇÃO

7


ESTADOS

21


CIDADES

1200


PROFESSORES EM FORMAÇÃO

525


ESCOLAS CONTEMPLADAS

177 mil


CRIANÇAS E JOVENS ATENDIDOS INDIRETAMENTE

DESENVOLVIMENTODOPROJETO

O projeto Formação de Professores possui formatos e objetivos específicos para cada ano de intervenção. A organização dos conteúdos permite que os municípios, ano a ano, recebam um certificado de conclusão e aderência às ações e metas do projeto. A cada fechamento de um ciclo anual, existe a possibilidade de continuidade e aprofundamento dos conteúdos que levam ao aperfeiçoamento das ações e consolidação de políticas e práticas pedagógicas do esporte educacional dentro e fora das escolas.

OBJETIVOSDOPROJETOANOAANO

O foco principal da proposta do ano 1 é a qualificação das práticas pedagógicas dos professores de educação física e esporte que atuam nas escolas e a mobilização dos gestores e coordenadores pedagógicos para analisar e aperfeiçoar os projetos já existentes. No ano 2 o foco é o aprofundamento dos estudos na pedagogia do esporte, a qualificação das propostas curriculares, o planejamento e a realização de competições escolares voltadas para a comunidade e a formação de grupos de jovens qualificados e mobilizados para atuar como árbitros, monitores esportivos, empreendedores comunitários, etc. O ano 3 tem como foco a sistematização das práticas desenvolvidas na forma de planejamento e implementação de um Plano de Ação centrado na temática Escolas Ativas. A ideia é ampliar e qualificar os projetos e programas escolares relacionados com metodologias ativas de ensino, linguagem corporal, educação física e esportes. O eixo de atuação no ano 4 é a criação e operacionalização de um Comitê Regional das Escolas Ativas / Esporte Educacional com representação significativa dos diferentes atores envolvidos com a temática (secretários, professores, tutores jovens e lideranças comunitárias). O monitoramento da atuação do Comitê Regional das Escolas Ativas / Esporte Educacional e seu impacto nas políticas públicas do município é o foco do ano 5.

METODOLOGIADEFORMAÇÃO

Anualmente, em cada polo, são realizados cinco módulos de dois dias, com uma programação que combina momentos de formação teórica, prática, reuniões de planejamento, mobilização e articulação, eventos e outros, respeitando as diferentes demandas locais em termos de logística, cronograma e organização.

As principais estratégias aplicadas nas formações para produzir o impacto esperado e alcançar as metas propostas, utilizam o Esporte Educacional como eixo principal, seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o Direito ao Esporte. O desenvolvimento do programa foi formulado para integrar teoria e prática, sempre objetivando a aplicabilidade dos conceitos na realidade imediata das comunidades atendidas.

CONTEÚDOSDEFORMAÇÃO

• A organização do Esporte no Brasil e a dimensão do Esporte Educacional
• Os princípios do Esporte Educacional
• As inter-relações entre a Pedagogia do Esporte e o Jogo
• Os critérios de escolha e intervenção para o ensino de Jogos
• Planejamento Pedagógica a partir de Sequencias Didáticas
• Ferramentas didáticas para o ensino do Esporte Educacional
• Ampliação de repertório nas práticas da Cultura Corporal
• Liderança Juvenil
• Escolas Ativas

RESULTADOS

No período de 2013 a 2016 o Projeto Formação de Professores alcançou resultados expressivos e repercutiu positivamente nos territórios contemplados. Aproximadamente 2500 professores e gestores participantes fizeram ampliar a rede de acesso das crianças e jovens brasileiros ao esporte. A educação física ganhou relevância nos currículos escolares e a rede Escola Ativa permitiu a integração entre os diferentes atores da gestão pública em favor da aprendizagem e educação integral.

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