Para garantir os direitos de acesso universal ao esporte aos cidadãos brasileiros, aumentar o número de praticantes de esporte e participar dos processos de democratização da prática esportiva, o IEE organizou o Projeto JOGADEIRA, conjuntamente com a Nestle/Nescau, com o objetivo geral de oferecer espaços e atividades para crianças brincarem na rua.

Assim, o Projeto JOGADEIRA nasceu com o foco específico de estruturar e organizar espaços para a prática esportiva, especialmente nas ruas da cidade. A ação acontece a partir da adaptação e da construção de equipamentos e materiais alternativos à prática esportiva. Atualmente, a Jogadeira funciona em ruas e parques da cidade de São Paulo. O atendimento acontece todos os domingos, das 10h às 13h.

Outra atuação do projeto é a realização dos cursos de formação para estudantes de educação física que irão contribuir para a multiplicação do ensino de esporte educacional, visando à inclusão e ampliação da prática esportiva para crianças de 6 a 12 anos. Neste sentido, foram estabelecidas parcerias com as Universidades UNICID, UNICSUL, UNIÍTALO, UNIP, DRUMMON e UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, com a formação de 1.683 estudantes com a tecnologia educacional de esporte inclusivo e cidadão.

A Jogadeira também aconteceu dentro de eventos como a Maratona Kids Pão de Açúcar e a Copa Nescau, com a organização de espaços para a vivência esportiva para mais de 25.000 crianças e adolescentes nos três anos do projeto.

Em 2019, o Projeto Jogadeira iniciou suas práticas esportivas em 10 condomínios do município de São Paulo, com parceira da UP Assessoria Esportiva. O Instituto tem como objetivo capacitar os profissionais da UP que atuam diretamente nas atividades, orientando e qualificando a prática pedagógica dos professores.

Outra ação é acompanhar quinzenalmente com os gerentes e coordenadores a elaboração dos temas a serem desenvolvidos no ano.

 

ENDEREÇOS

Av. Paulista
Como chegar: Rua Ministro Rocha de Azevedo – ao lado do Pq. Mário Covas.
Parque do Ibirapuera

Como chegar: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050 – as atividades acontecem entre a Praça da PAZ e Playground de Madeira.

FOTOSDASATIVIDADEDOPROJETOJOGADEIRA