Ana Moser


Atleta profissional de voleibol por 15 anos, medalhista olímpica e mundial. Criou em 2001 o Instituto Esporte & Educação, com o objetivo de desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil.

Quero formar cidadãos críticos e participativos. Sempre acreditei que a dimensão social do esporte ultrapassava a atividade profissional.

– Ana Moser, Fundadora do Instituto Esporte e Educação

Apoie os projetos do iee

Saiba como ajudar

Quem Somos

O Instituto Esporte & Educação foi criado em março de 2001 e desde o início se caracterizou por atuar em duas frentes:

– Atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas

– Formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional

Com este foco, o IEE implantou e coordena uma série de Núcleos em parceria com diversas entidades – escolas, associações comunitárias, prefeituras, Sesi e Sesc -, e inseridos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico e alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura.

O funcionamento desses Núcleos se baseia, primeiramente, na Formação Continuada em Serviço de professores e estagiários, aplicando os conceitos do esporte educacional na prática do atendimento diário das crianças, adolescentes e comunidades.

As parcerias locais representam outro pilar importante para que os Núcleos atinjam a sua função social. No caso das prefeituras, as parcerias com as redes de ensino reforçam o papel das escolas perante a sociedade.

O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef. Na Caravana do Esporte disseminamos um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do semiárido, região amazônica, comunidades indígenas e quilombolas.

Todas essas ações convergem para a estruturação de conceitos e práticas metodológicas que fundamentam um esporte que é para todos, base para Políticas Públicas que visam garantir os direitos constitucionais à educação, ao esporte e ao lazer.

Missão do IEE

Potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte,  por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios

VALORES DO IEE

Busca dos melhores recursos e meios, para implementar processos de planejamento , acompanhamento, avaliação e replanejamento para a melhoria dos resultados dos serviços oferecidos.

Comprometimento com a causa e valores  adotados pela instituição, com seus beneficiários e parceiros, com a qualidade dos serviços,  com a equipe e os processos internos.

É proceder bem, é não prejudicar o próximo. Respeitar  os valores humanos universais (amor, paz, justiça, liberdade) e da instituição.

Criar ideias, caminhos, estratégias, processos e ferramentas diferentes aos habituais meios,  para solucionar  as demandas, provocar mudanças, buscar a sustentabilidade, mudar cenários ou atingir objetivos.

Respeitar as diversidades, com liberdade de expressão, com equilíbrio entre o coletivo e o individual, acarretando em decisões que favoreçam o bem comum do maior número de pessoas.

Valorizar o ser humano e suas realizações, a partir da ética, generosidade, respeito, solidariedade e empatia.