Aconteceu no dia 28 de maio o sexto módulo de Formação do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional no estado do Rio Grande do Norte, com a presença de professores, gestores das escolas e autoridades dos municípios de Mossoró, Governador dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi, Caraúbas, Areia Branca e Upanema.  Com o patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Esporte e Educação.

Iniciamos o encontro expondo aos participantes as expectativas de aprendizagem para o dia de formação, levantamos os conhecimentos prévios em relação aos temas que seriam apresentados: Critérios da Escolha de um Bom jogo e Sistema PROTEGE. Questionamos se os participantes utilizam jogos na sua prática pedagógica e como fazem para escolher os jogos. Instigamos os participantes para um diálogo com perguntas sobre os bons jogos da infância e quais sensações traziam. Relacionamos os jogos listados com os conteúdos de Esporte educacional e apontamos a possibilidade do jogo como um bom recurso para o ensino do esporte. Explicamos que na pedagogia do esporte e na visão dos professores vale a premissa de que não jogamos apenas por jogar, mas sim para aprender. Portanto o ensino dos jogos deverá atender aos princípios do esporte educacional. Logo após apresentamos um jogo de tabuleiro para os professores com regras inflexíveis para eles jogarem. Refletimos se o jogo era bom e perguntamos se caso não fosse quais critérios teriam que ser respeitados.

Em seguida apresentamos os critérios da escolha de um bom jogo: POSSIBILITA A   PARTICIPAÇÃO TODOS; POSSIBILITA O SUCESSO DE TODOS OS PARTICIPANTES; PERMITE O AUTO GERENCIAMENTO DOS JOGADORES; FAVORECE ADAPTAÇÕES E NOVAS APRENDIZAGENS e MANTÉM A IMPREVISIBILIDADE.

Demos seguimento com o conteúdo Sistema PROTEGE, deixamos claro que a ideia do Sistema PROTEGE é ajudar a qualificar a prática pedagógica ensinando com mais qualidade.

Mostramos que o Sistema PROTEGE representa as variáveis que podem ser realizadas para qualificar as ações dentro do planejamento pedagógico e pode contribuir na prática de ensino do esporte educacional antes e durante as aulas. Explicamos significado de cada LETRA que estrutura a palavra PROTEGE: PESSOAS, ESPAÇO, TEMPO, GESTOS, ORGANIZAR REGRAS e ESTRUTURAR FUNÇÕES.  Com o termino das explicações e esclarecimento das dúvidas, separamos os professores em sete grupos e demos a tarefa de cada grupo desenvolver o jogo Amarelinha utilizando as variáveis do sistema PROTEGE com o objetivo de respeitar os critérios da escolha de um bom jogo. Vivenciamos todas as variações realizadas pelos grupos refletindo ao termino de cada para esclarecimentos a partir dos debates que iriam surgindo. E encerramos o encontro com a avaliação do encontro.