Santa Bárbara, município mineiro que faz parte do Circuito Turístico do Ouro e traz na sua história e memórias uma arquitetura que data da sua fundação em 1704, recebeu pela primeira vez as atividades da Caravana do Esporte, entre os dias 19 e 21 de setembro.
Com uma população extremamente acolhedora e participativa, todo o processo de mobilização, montagem e realização do projeto foi acompanhado de perto pela equipe da Secretaria de Educação, Departamento de Esportes e equipe do Centro Esportivo de Santa Bárbara, local escolhido para a montagem da estrutura.
Durante os três dias de realização das atividades, 1.425 crianças e adolescentes das escolas públicas municipais e da APAE foram atendidos pela Caravana nas estações esportivas. Já 52 professores de educação física, professores generalistas, professores de inclusão, educadores comunitários, pais e mães de crianças com deficiência e com transtorno do espectro autista estiveram nas formações. E os participantes foram inscritos no curso EaD Pedagogia do Esporte Educacional, onde tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da metodologia durante três módulos de estudos.
A realização da Caravana em uma comunidade que, por muitos anos, foi marcada pela violência e superou esses desafios a partir da organização e representação comunitária de jovens, foi um marco importante dessa etapa.
A etapa contou com a presença de dois atletas de destaque do País em diferentes momentos. Wander Moura foi recordista brasileiro e sul-americano em provas de atletismo e, atualmente, é professor de educação física no município mineiro de Contagem. Wander praticou atletismo com as crianças e, com seu depoimento, inspirou educadores e educadoras participantes da formação a tornarem o esporte possível a todas as crianças.
Já Iago Oliveira, judoca do Minas Tênis Clube, brincou com as crianças em diversas estações da Caravana e mostrou como um atleta de uma modalidade específica pode também fazer e inspirar as crianças em tantos outros esportes.
“Gostaria de agradecer essa oportunidade que a Caravana nos deu de recebê-los aqui em Santa Bárbara. Passei a manhã toda acompanhando os espaços preparados para os nossos alunos e fiquei muito grato, principalmente na formação de professores, pois vai muito de encontro com o que a gente acredita em matéria de esporte. Aprendi hoje que o esporte tem que se adequar às crianças e não as crianças se adequarem ao esporte. Está sendo uma experiência muito rica esta interação. Em regiões como a nossa, prevalece muito o futebol como esporte e aqui foi apresentada uma série de possibilidades que contribuem para a vida das crianças, também para o despertar. O esporte tem esta força de unir, incluir e, além da interação, do aluno encontrar aquilo que ele gosta. Sou muito feliz e muito grato por receber um projeto tão maravilhoso como esse, com pessoas capacitadas e preparadas para compartilhar com os professores e fazer o trabalho de campo com nossos alunos. Além de tudo isso, estou muito feliz porque, enquanto eu andava pelas ações, uma criança veio até mim e disse: ‘Alcemir, muito obrigada pelo senhor trazer isso pra nós’. Pra gente é um presente. Quero agradecer a todos vocês do Instituto por ter essa coragem de fazer algo tão nobre, tão diferente.”
“O que mais me tocou e vem me tocando desde o convite para fazer parte desta ação foi primeiro essa inclusão feita com o Esporte Educacional, que isso é a nossa premissa para que ocorram outros esportes, outras modalidades e até mesmo o esporte de rendimento. Lembrei muito quando um professor de educação física chegou para falar comigo sobre o esporte e me apresentou o atletismo de uma forma diversificada. Na Caravana, eu vejo muito isso acontecendo, estou muito mais aprendendo aqui do que propriamente passando. Estou muito satisfeito pelo convite, agradeço muito a todos da Caravana e da cidade de Santa Bárbara.”
Santa Bárbara fica localizada no Estado de Minas Gerais. Com 30.466 habitantes, pertence ao colar metropolitano de Belo Horizonte. Cidade histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais, está a 98 km da capital mineira.
A paisagem bucólica, com suas igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça, faz de Santa Bárbara um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais. Cidade tranquila e acolhedora, apesar da agitação da atual fase de desenvolvimento econômico, é também dotada de um povo simples e hospitaleiro, que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa.
A cidade tem IDH de 0,707 e área territorial de 684.505 km², com 44,51 habitantes por quilômetro quadrado. 85,8 % da população tem esgotamento sanitário adequado.
O salário médio dos trabalhadores formais é de 2,6 salários mínimos. Com 37,8 % das pessoas com rendimento nominal de até ½ salário mínimo.
São 4.801 alunos, divididos em 3.725 no Ensino Fundamental e 1.076 no Ensino Médio. São 27 escolas, sendo cinco de Ensino Médio. Nove escolas participaram das ações do projeto, três delas na Zona Rural/Distrito e seis na Central.
“Aprendi a ter um novo olhar para o jogo. O professor como mediador do processo e os alunos como protagonistas, criando autonomia nas decisões. Para minha prática pedagógica irei levar a experiência de trabalhar o jogo de uma forma leve, acolhedora e inclusiva.”
“Foi enriquecedor, durante nossas práticas acabamos mecanizando muitas de nossas ações. Ao longo do curso, resgatei o que estava adormecido e o que me motivou a exercer nossa profissão. Eu amo minha profissão e percebi que nesse meio todos estavam ministrando o curso com amor à profissão. Amei do início ao fim.”