PROJETOS

REDE DE
NÚCLEOS IEE

É um sistema de atendimento a crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, familiares e adultos de comunidades de baixa renda em atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, de protagonismo, cidadania e de integração comunitária. Forma cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades por meio da Educação Física e do Esporte.

O projeto da Rede de Núcleos IEE é um sistema completo de atendimento a crianças e adolescentes de 4 a 18 anos e familiares da comunidade do entorno em atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, de protagonismo, cidadania e de integração comunitária.

O programa envolve também a capacitação de professores e estagiários de Educação Física, educadores e monitores esportivos para atuar nos Núcleos Esportivos Sócio Educativos (NESEs) implantados em áreas de alto índice de vulnerabilidade e risco social, em parceria com escolas municipais e estaduais, centros comunitários e clubes públicos.

O IEE desenvolve e aprimora a metodologia de Esporte Educacional nos NESEs e também verifica os impactos relevantes que são observados na vida das crianças e jovens. Evidências de acompanhamento e avaliação demonstram que os espaços gerenciados pelo IEE tornam-se referência positiva para a convivência e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras, cognitivas e sócio afetivas. Ou seja, os NESEs são considerados pela comunidade do entorno um ambiente favorável ao desenvolvimento integral dos atendidos nas aulas e consequentemente na vida de seus familiares.

Além dos adolescentes, que formam times de liderança juvenil, outros grupos de interesse são atendidos e envolvidos em atividades esportivas, projetos socioculturais e em ações comunitárias como conselhos gestores, eventos locais, encontros com familiares, ginástica para mães, etc.

O projeto Rede de Núcleos foi inaugurado pelo IEE em 2001. Os primeiros núcleos implantados foram em Heliópolis, Jardim São Luís e Marechal Tito, todos na Capital Paulista, e em Indaiatuba. No decorrer dos anos foram implantados novos núcleos em diferentes municípios e estados brasileiros.

NOS NÚCLEOS, O ESPORTE EDUCACIONAL TÊM 6 OBJETIVOS:

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas, sócio afetivas e motoras para a prática do esporte e demais manifestações da cultura corporal.

Conscientizar sobre a importância do exercício físico e estimular a prática regular, o planejamento, a organização e a sistematização de programas para a manutenção e melhoria da saúde e qualidade de vida.

Favorecer a ampliação da cultura corporal e esportiva, oportunizando a prática e a compreensão crítica de diferentes manifestações.

Contribuir para a construção de valores, atitudes e normas, valorizando a convivência, o diálogo, a diversidade e a reflexão crítica como fundamentais para o exercício da cidadania.

Estimular e ensinar ações de protagonismo para planejar, organizar, executar e gerenciar atividades, aulas e eventos esportivos e culturais favorecendo a inclusão, integração e desenvolvimento da comunidade

Conscientizar sobre o direito ao esporte e ao lazer relacionando-os com os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, estimulando a reflexão crítica, a ocupação e a preservação dos espaços públicos.

Nos núcleos IEE, professores e estagiários desenvolvem projetos didáticos e eventos, abrangendo modalidades esportivas e educativas diversificadas, com o intuito de ampliar a cultura esportiva dos alunos. São atendidos alunos de 4 a 18 anos em atividades esportivas sócio-educativas regulares e eventos. A maioria dos alunos do projeto participa de, no mínimo, duas aulas por semana, sendo que cada aula tem duração média entre 1h e 1h30.

Um Núcleo funciona num espaço cedido por algum parceiro, especialmente espaços ociosos de equipamentos públicos (escolas e instalações esportivas) ou espaços comunitários. Um Núcleo pode ter, em média, de 120 a 600 alunos e tem como premissa o médio/longo prazo, ou seja, o esforço vai no sentido de buscar os meios para que os Núcleos sejam mantidos e “durem” por vários anos.

Em 2023, serão atendidos 27 Núcleos, com mais de 7 mil atendimentos semanais de crianças e adolescentes.

FOTOS DO PROJETO

ATIVIDADES OFERECIDAS

Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Futebol, Ginástica, Lutas, Rapel, Flagbol, Beisebol, Tênis, Parkour, Skittles, Dança e Ritmos, Skate, Surf, Funboard, Bodyboard, Corfebol, Ultimate, Longboard, Skimboard, Stand Up, Paddle além de jogos, brincadeiras e atividades culturais.

TODAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NOS NÚCLEOS SÃO BALIZADAS PELOS PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL: INCLUSÃO, DIVERSIDADE, CONSTRUÇÃO COLETIVA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E AUTONOMIA.

LOCAIS DE ATENDIMENTO

ESTADO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO | ZONA LESTE

Núcleo Carlos Pasquale
EMEF Professor Carlos Pasquale


Núcleo Capistrano de Abreu
EMEF Capistrano de Abreu

SÃO PAULO | ZONA SUL

Núcleo Casa Blanca
CEU Casa Blanca


Núcleo Feitiço da Vila
CEU Feitiço da Vila


Núcleo Jardim São Luis
Endereço 1
Quadra CDHU Jd. São Luis
Endereço 2
EMEI Clarice Lispector


Núcleo Heliópolis
EMEF Gonzaguinha


Núcleo Heliópolis – Campos Sales
EMEF Presidente Campos Sales


Núcleo Heliópolis – Princesa Isabel
EMEI Princesa Isabel


Núcleo Heliópolis – Francisco Meirelles 
EMEF Desembargador Francisco Meirelles

SÃO PAULO | ZONA OESTE

Núcleo Jaguaré
Endereço 1
EE Deputado Augusto do Amaral
Endereço 2 
CEBASP Jaguaré

GRANDE SÃO PAULO

Núcleo Cajamar
Endereço 1
Ginásio de Esportes de Jordanésia
Endereço 2
EMEB Prof. Antônio Carlos de Carvalho


Núcleo Carapicuíba
Endereço 1
EE Profª Nidelse Martins de Almeida
Endereço 2
Associação Santa Terezinha


Núcleo EMBU
Endereço 1
Ginásio Poliesportivo do Jardim Dom José
Endereço 2
Quadra de Esportes Projeto Moraes

 

Núcleo Osasco
Endereço 1
CEMEIEF Darcy Ribeiro
Endereço 2
CEMEI Thereza Bianchi Collino

INTERIOR

Núcleo Pindamonhangaba
Escola Municipal Prof. Julieta Reale Vieira

LITORAL

Núcleo São Sebastião
Endereço 1
Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Sousa
Endereço 2
Praça do Surf – Maresias
Endereço 3
EE Dulce Cesar Tavares

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO

Núcleo Deodoro
Endereço 1
EM Prof Juracy Silveira
Endereço 2
VO Dias Gomes


Núcleo Padre Miguel 
Endereço 1
CIEP Poeta Cruz e Souza
Endereço 2
VO Mestre André


Núcleo Jacarepaguá
Quadra da Associação de Moradores da Comunidade Bandeirantes

ESTADO DE PERNAMBUCO

CABO DE SANTO AGOSTINHO

Núcleo 1 – Charneca
Núcleo 2 – Ponte Dos Carvalhos
Nucleo 3 – Clemilda Maria
Nucleo 4 – CEI Gaibú
Nucleo 5 – Maria Thamar
Nucleo 6 – Antonio Benedito
Nucleo 7 – Reginaldo Loreto
Nucleo 8 – Conde de Boa Vista
Nucleo 9 – Eronildes Soares

AGENDA DOS NÚCLEOS IEE