METODO-
LOGIA

Ao longo de mais de duas décadas de trabalho, desenvolvemos uma metodologia eficiente, testada e aprimorada a cada dia, assimilada por milhares de profissionais e que impactou milhões de crianças e jovens no Brasil e exterior.

A tecnologia desenvolvida e empregada pelo Instituto Esporte e Educação nas suas ações está fundamentada na utilização do esporte como instrumento de educação. Desenvolve valores como solidariedade, respeito ao próximo e às regras, tolerância, sentido coletivo e cooperação. Cria oportunidades do aluno desenvolver estratégias para resolver problemas e enfrentar situações da vida em sociedade.

MÉTODO

A metodologia proposta pelo IEE apresenta três princípios básicos:

Independente da habilidade técnica. Ensinar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos, independentemente dos potenciais e das limitações individuais.

Compreensão da técnica e tática. Transmitir o conhecimento sobre o esporte de maneira que todos aprendam a jogá-lo com competência técnica e tática e possam, com ele, trabalhar a reflexão, co-gerenciamento e aprendizagem.

Ensinar o esporte de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, protagonismo e comunidade. A partir desses princípios, a metodologia é definida dentro dos conceitos de Esporte Educacional.

OBJETIVOS DO ESPORTE E EDUCAÇÃO

Alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social.

É desenvolvido nos sistemas de educação formal e não-formal de maneira desinstitucionalizada (não segue padrões das federações internacionais das modalidades esportivas), adaptando regras, estrutura, espaços, materiais e gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais.

Não é seletivo e hipercompetitivo, não tem fim nele mesmo, desenvolve habilidades e competências para além do aprendizado das técnicas e gestos motores, visando o desenvolvimento integral do indivíduo.

Mobiliza aprendizagens de conteúdos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil, contribuindo para a inserção social de crianças e adolescentes, como indivíduos que compartilham decisões que afetam a sua vida e da comunidade.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Em consideração à realidade brasileira, no que se refere à prática esportiva nas diferentes regiões e comunidades, sugere-se alguns princípios pedagógicos para o ensino e prática do esporte numa dimensão educacional.

Para o esporte tornar-se fator de emancipação individual e conseqüentemente coletiva, alguns preceitos devem ser respeitados:

Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, desenvolvendo habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.

Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam co-responsáveis e co-gestores do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.

Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.

Este princípio define-se pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na auto-reflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.