PROJETOS

ESCOLA
DO IEE

Em 2024, o Instituto Esporte e Educação está começando um projeto na área de formação e capacitação de profissionais: a ESCOLA DO IEE.

Inscrições Encerradas

Período de inscrição encerradas (Lote 1)

ATENÇÃO

Devido ao grande interesse e inscrições, no momento estamos organizando as turmas e caso haja vagas remanescentes o novo período de inscrição (Lote 2) poderá ser liberado a partir do dia 15/07/2023.

Inscrições abertas

Cursos gratuitos com vagas limitadas!

ATENÇÃO

Os cursos são presenciais, com algumas atividades à distância.

Certifique-se que você consegue estar presente conosco em todos os encontros no endereço a seguir:
R. Prof. Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi) | São Paulo – SP | Como chegar

O Projeto consiste em formações presenciais na sede do IEE, em São Paulo, com objetivo de contribuir para formação de professores, gestores, coordenadores, diretores, estudantes e jovens envolvidos com a temática do Esporte Educacional.

Visa a qualificação da prática pedagógica e a ampliação da rede de acesso de crianças e jovens à Educação Física, Esporte e Atividade Física, dentro e fora do contexto escolar.

Público-alvo:

A seleção dos participantes será coordenada pelo IEE, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e outros parceiros públicos, ONGs e universidades que serão mobilizados para participar do projeto. Será disponibilizado um número de vagas para cada parceiro, após definição em conjunto dos critérios de distribuição dessas vagas.

As formações terão quatro temáticas principais:

Para professores generalistas, professores de educação física, gestores e coordenadores. Tem como objetivo potencializar e implantar programas e projetos nas diferentes escolas, com vistas à ampliação e qualificação das atividades corporais, de educação física e de esporte educacional, oferecidas às crianças e aos jovens nos currículos e rotinas escolares.

Tem como objetivo capacitar professores e estudantes de educação física em conteúdos teóricos e práticos do esporte educacional, voltados para a educação integral, a participação e a inclusão de todos e todas nas aulas de educação física e práticas corporais oferecidas dentro e fora da escola.

O objetivo é capacitar professores de educação física e agentes comunitários de saúde e esporte em conteúdos teóricos e práticos de condicionamento funcional voltados para a atividade física e saúde de adultos.

O curso de Liderança Juvenil se desenvolve com o objetivo de estimular e ensinar ações de protagonismo para que as lideranças (tutores e jovens líderes) possam planejar, organizar, executar e gerenciar atividades, aulas e eventos esportivos e culturais, que favoreçam a inclusão, a integração e o desenvolvimento da comunidade. Além de ampliar as ferramentas e estratégias de monitoria para que os jovens possam se apropriar de metodologias de liderança, desenvolvendo competências voltadas para o trabalho em equipe, autoconhecimento, autocuidado, tomada de consciência e fortalecimento da sua identidade.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS:

Professores e Gestores (Poder Público e ONGs)

→ Capacitar professores, diretores, coordenadores e gestores em conteúdos teóricos e práticos do Esporte Educacional voltados para a educação integral, para a participação e a inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física e práticas corporais oferecidas dentro e fora da escola;

→ Refletir sobre os marcos legais e documentos que orientam as políticas e os planos de desenvolvimento do Esporte Educacional no país e nos territórios de intervenção do projeto;

→ Instrumentalizar os professores para a realização de planejamento pedagógico com foco na qualificação do Esporte Educacional e nas aulas de Educação Física ministradas nas escolas das redes municipais;

→ Ampliar as ferramentas didáticas da pedagogia de ensino do Esporte Educacional, qualificando o ensino do esporte e da Educação Física nas escolas;

→ Desenvolver o conceito de Escola Ativa e sua relação com a inclusão e a ampliação do acesso ao Esporte Educacional e práticas corporais dentro das escolas;

→ Planejar e realizar eventos de Esporte Educacional envolvendo crianças e jovens das comunidades;

→ Capacitar professores, diretores, gestores e agentes comunitários para ampliar as estratégias de ensino do Esporte Educacional em práticas corporais como danças, lutas, ginásticas, jogos etc.

Estudantes Universitários e Jovens Lideranças Comunitárias

→ Capacitar estudantes de Educação Física e jovens em conteúdos teóricos e práticos do Esporte Educacional voltados para a educação integral, para a participação e a inclusão de todos os alunos nas aulas de Educação Física e práticas corporais oferecidas dentro e fora da escola;

→ Capacitar estudantes de Educação Física e jovens para ampliar as estratégias de ensino do Esporte Educacional em práticas corporais como danças, lutas, ginásticas, jogos etc;

→ Formar professores, diretores, gestores e agentes comunitários como tutores locais especialistas nas técnicas e estratégias de formação de jovens líderes, para atuarem com autonomia como árbitros, monitores esportivos e organizadores de eventos de Esporte Educacional dentro e fora das escolas;

→ Construir Plano de Ação para potencializar e implantar programas e projetos com vistas à ampliação das atividades corporais e de Esporte Educacional oferecidas às crianças e aos jovens estudantes.

Professores de educação física e agentes comunitários esporte e saúde:

→ Capacitar professores de educação física e agentes comunitários de saúde e esporte em conteúdos teóricos e práticos de condicionamento funcional voltados para atividade física e saúde de adultos, oferecidas em escolas, espaços esportivos, de saúde e comunitários;

→ Instrumentalizar os professores de educação física e agentes de saúde e esporte para a realização de planejamentos de práticas de condicionamento funcional com foco na qualificação das práticas nas suas aulas ministradas nas escolas das redes municipais e espaços públicos de esportes e saúde e comunitários;

→ Ampliar a visão do movimento humano com o condicionamento funcional para adultos, oferecendo ferramentas práticas e teóricas aplicáveis sobre as bases do movimento humano, coordenação, estabilização, força, flexibilidade, agilidade, resistência cardiorrespiratória, controle e relaxamento.

FOTOS DO PROJETO

PROGRAME-SE

Não deixe de estar atento às datas de abertura do formulário de inscrição, em média 30 dias antes do início do curso.

DÚVIDAS

Para dúvidas sobre a Escola do IEE ou sobre um curso/temática específica, envie uma mensagem.

INSCRIÇÕES

ATENÇÃO

Os cursos são presenciais, com algumas atividades à distância.

Certifique-se que você consegue estar presente conosco em todos os encontros no endereço a seguir:
R. Prof. Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi) | São Paulo – SP

Perguntas Frequentes

Sim, todos os cursos do Escola do IEE são completamente gratuitos.

Estes cursos são gratuitos devido ao projeto ser via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, onde empresas privadas deduzem impostos e apoiam projetos do terceiro setor como esse.

Sim, a Escola do IEE tem diversas temáticas e as datas não são conflitantes. Se você tiver interesse em mais de um curso, poderá se inscrever em quantos quiser, desde que o público alvo seja o seu.

Sim, os cursos preveem certificação, porém a carga horária vai depender da sua participação no presencial e na plataforma (cursos híbridos) e também da quantidade de horas previstas na temática escolhida. Lembrando que somente haverá certificação para os participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência no curso.

Sim, todos os cursos do IEE são categorizados como cursos livres no MEC e em muitas instituições de ensino contam como horas complementares. Vale a confirmação com a sua instituição.

Se for profissional formado no ensino superior, deverá enviar o registro profissional ou diploma, no momento de inscrição. Porém, se for estudante, deverá anexar o comprovante de matrícula ou declaração da instituição do ensino a qual está vinculado.

As formações presenciais serão no Centro de Esporte, Cultura e Saúde Dois Andares, localizado na Rua Professor Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi).

Não. Os cursos serão híbridos, então teremos formações presenciais e atividades remotas na plataforma digital do IEE (Moodle). As atividades on-line serão em formato assíncrono, podendo ser realizadas em horários livres, dentro do prazo estipulado pela equipe de coordenação dos cursos.

Você poderá se inscrever numa lista de espera e assim se surgir uma vaga avisaremos por ordem de inscrição. O possível atendimento a lista de espera depende da desistência e de cancelamento por parte de quem está inscrito no curso, o que não sabemos se ocorrerá e quando. Ou seja, para as inscrições em lista de espera, não há previsão de quando ou se serão chamadas.

Você poderá se inscrever no nosso site em uma das três temáticas para quatro públicos-alvo. As temáticas e o público-alvo, são:

Escolas Ativas:
Professores generalistas, professores de educação física, gestores, coordenadores e diretores escolares;
Esporte Educacional: Professores de educação física e instrutores de esporte;
Esporte Educacional: Estudantes de educação física e estudantes de pedagogia;
Condicionamento Funcional: Professores de educação física, instrutores de esporte, fisioterapeutas e profissionais de áreas correlacionadas.