PROJETOS

ESCOLA
DO IEE

O Instituto Esporte e Educação, desde 2023, desenvolve um projeto de formação e capacitação de profissionais nas áreas da educação e saúde: a ESCOLA DO IEE.

Os cursos oferecidos são híbridos, com atividades em EaD e formações presenciais realizadas na sede do IEE, na zona sul de São Paulo.

Inscrições Encerradas

Período de inscrição encerradas (Lote 1)

ATENÇÃO

Devido ao grande interesse e inscrições, no momento estamos organizando as turmas e caso haja vagas remanescentes o novo período de inscrição (Lote 2) poderá ser liberado a partir do dia 15/07/2023.

Inscrições abertas

Cursos gratuitos com vagas limitadas!

ATENÇÃO

Os cursos são presenciais, com algumas atividades à distância.

Certifique-se que você consegue estar presente conosco em todos os encontros no endereço a seguir:
R. Prof. Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi) | São Paulo – SP | Como chegar

A Escola do IEE tem como objetivo contribuir para a formação de professores, gestores, coordenadores, diretores, estudantes, lideranças comunitárias e jovens envolvidos com a temática do CORPO em MOVIMENTO (Se-Movimentar). Ela visa a qualificação da prática pedagógica e a ampliação da rede de acesso de crianças e jovens à educação física, esporte, linguagem corporal e atividade física de qualidade, dentro e fora do contexto escolar.

Público-alvo:

 A seleção dos participantes é coordenada pelo IEE, com apoio das Secretarias Municipais de Educação e outros parceiros públicos. ONGs e Universidades também são convidadas para participar do projeto.

As formações terão quatro temáticas principais:

Para professores generalistas, professores de educação física, gestores e coordenadores. Este curso tem como objetivo potencializar e implantar programas e projetos nas diferentes escolas, com vistas à ampliação e qualificação das atividades corporais, de educação física e de esporte educacional, oferecidas às crianças e aos jovens nos currículos e rotinas escolares.

O curso tem como objetivo capacitar professores e estudantes de educação física em conteúdos teóricos e práticos do esporte educacional, voltados para a educação integral, a participação e a inclusão de todos e todas nas aulas de educação física e práticas corporais oferecidas dentro e fora da escola.

O objetivo do curso é capacitar professores de educação física e agentes comunitários de saúde e esporte em conteúdos teóricos e práticos de condicionamento funcional voltados para a atividade física e saúde de adultos e idosos.

O curso de Liderança Juvenil tem como objetivo estimular e ensinar ações de protagonismo para que as lideranças (tutores e jovens/adolescentes) possam planejar, organizar, executar e gerenciar atividades, aulas e eventos esportivos e culturais, que favoreçam a inclusão, a integração e o desenvolvimento da comunidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MOBILIZADAS NOS CURSOS

O que você aprenderá?

PROFESSORES, COORDENADORES E GESTORES (PODER PÚBLICO E ONGS) envolvidos com a temática ESCOLAS ATIVAS mais competentes e capazes para/de:

→ Aplicar conteúdos teóricos e práticos relacionados com o conceito de Escola Ativa na realidade da sua escola;

→ Valorizar, na prática, a infância e o direito das crianças e jovens de praticar esportes, brincar e aprender;

→ Trocar e compartilhar experiências de sucesso no desafio de fazer das escolas espaços cada vez mais ativos e de valorização do movimento, como fator de aprendizagem e desenvolvimento integral;

→ Incorporar os métodos ativos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes;

→ Integrar o esporte, a educação física e a linguagem corporal ao projeto pedagógico da sua escola;

→ Ampliar seu repertório de práticas corporais que valorizam o jogo e a brincadeira;

→ Planejar e aplicar eventos que engajam os estudantes ao movimento, esporte e atividade física segura e inclusiva.

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA envolvidos com a ESCOLA e o ESPORTE EDUCACIONAL mais competentes e capazes para/de:

→ Qualificar e aperfeiçoar a sua prática pedagógica no ensino do esporte e da educação física na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade;

→ Aprimorar sua prática de planejamento, registro e avaliação das aprendizagens dos estudantes no campo do esporte e da educação física;

→ Integrar o esporte e a educação física ao projeto político-pedagógico da sua escola ou organização;
→ Ampliar seu repertório de ferramentas didáticas no campo do esporte educacional, para qualificar o ensino do esporte e da educação física nas escolas;

→ Ampliar as estratégias de ensino da educação física em práticas corporais como danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes alternativos etc.;

→ Planejar e realizar eventos de esporte educacional envolvendo crianças e jovens das comunidades.

ESTUDANTES/ UNIVERSITÁRIOS mais competentes e capazes para/ de:

→ Ensinar o esporte educacional pautado pelos princípios da educação integral, da participação e da inclusão de todos/as os/as alunos/as nas aulas de educação física oferecidas dentro e fora da escola;
→ Ampliar seu repertório e suas ferramentas didáticas para o ensino do esporte educacional em programas e projetos que acontecem dentro e fora das escolas;
→ Aprimorar seus processos de planejamento, registro e avaliação das aprendizagens dos estudantes no campo do esporte e da educação física;
→ Ampliar as estratégias de ensino da educação física em práticas corporais como danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes alternativos etc.;
→ Planejar e realizar eventos de esporte educacional envolvendo crianças e jovens das comunidades.

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA envolvidos com a temática do CONDICIONAMENTO FUNCIONAL e da SAÚDE mais competentes e capazes para/ de:

→ Qualificar e aperfeiçoar a sua prática como professor de adultos que praticam atividade física em escolas, espaços esportivos, de saúde e comunitários;

→ Ampliar seu repertório e acervo de planejamento e aplicação de atividades e rotinas de ginástica para adultos;

→ Dominar com mais clareza o conceito de ginástica para adultos e as possibilidades de, oferecendo ferramentas práticas e teóricas aplicáveis sobre as bases do movimento humano, coordenação, estabilização, força, flexibilidade, agilidade, resistência cardiorrespiratória, controle e relaxamento

PROFESSORES/ TUTORES E JOVENS DE 13 A 17 ANOS envolvidos com a temática da LIDERANÇA JUVENIL mais competentes e capazes para/ de:

→ Planejar, organizar, executar e gerenciar atividades, aulas e eventos esportivos e culturais que favoreçam a inclusão, a integração e o desenvolvimento da comunidade;

→ Ampliar suas ferramentas e estratégias para qualificar sua experiência de monitoria;

→ Aplicar metodologias de liderança juvenil pautadas pelo trabalho em equipe, autoconhecimento, autocuidado, tomada de consciência e fortalecimento da sua identidade;

→ Protagonizar ações e programas comunitários de esporte, valorizando a inclusão, a diversidade e o direito de todas e todos à prática da educação física, do esporte e do Se-Movimentar.

FOTOS DO PROJETO

PROGRAME-SE

Não deixe de estar atento às datas de abertura do formulário de inscrição, em média 30 dias antes do início do curso.

DÚVIDAS

Para dúvidas sobre a Escola do IEE ou sobre um curso/temática específica, envie uma mensagem.

INSCRIÇÕES

ATENÇÃO

Os cursos são presenciais, com algumas atividades à distância.

Certifique-se que você consegue estar presente conosco em todos os encontros no endereço a seguir:
R. Prof. Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi) | São Paulo – SP

Perguntas Frequentes

Sim, todos os cursos do Escola do IEE são completamente gratuitos.

Estes cursos são gratuitos devido ao projeto ser via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, onde empresas privadas deduzem impostos e apoiam projetos do terceiro setor como esse.

Sim, a Escola do IEE oferece diversas temáticas de estudo e as datas não são conflitantes. Se você tiver interesse em mais de um curso, poderá se inscrever e participar das aulas.

Sim, os cursos preveem certificação, porém a carga horária vai depender da sua participação no presencial e na plataforma (cursos híbridos) e também da quantidade de horas previstas na temática escolhida. Lembrando que somente haverá certificação para os participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência no curso.

Sim, todos os cursos do IEE são categorizados como cursos livres no MEC e em muitas instituições de ensino contam como horas complementares. Vale a confirmação com a sua instituição.

Se for profissional formado no ensino superior, deverá enviar o registro profissional ou diploma, no momento de inscrição. Porém, se for estudante, deverá anexar o comprovante de matrícula ou declaração da instituição do ensino a qual está vinculado.

As formações presenciais serão no Centro de Esporte, Cultura e Saúde Dois Andares, localizado na Rua Professor Santiago Dantas, 72 – Vila Tramontano (Morumbi).

Não. Os cursos serão híbridos, então teremos formações presenciais e atividades remotas na plataforma digital do IEE (Moodle). As atividades on-line serão em formato assíncrono, podendo ser realizadas em horários livres, dentro do prazo estipulado pela equipe de coordenação dos cursos.

Você pode se inscrever em uma lista de espera. Assim que surgir uma vaga, respeitando a ordem de inscrição, entraremos em contato.

Você poderá se inscrever no nosso site em uma das três temáticas para quatro públicos-alvo. As temáticas e o público-alvo, são:

Escolas Ativas:
Professores generalistas, professores de educação física, gestores, coordenadores e diretores escolares;
Esporte Educacional: Professores de educação física e instrutores de esporte;
Esporte Educacional: Estudantes de educação física e estudantes de pedagogia;
Condicionamento Funcional: Professores de educação física, instrutores de esporte, fisioterapeutas e profissionais de áreas correlacionadas.