O QUE
FAZEMOS

Saiba mais como o Instituto Esporte e Educação promove a educação, o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do esporte.

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, fundado por Ana Moser. Nove meses depois, em dezembro, começam as atividades do primeiro núcleo esportivo do IEE, com atendimento direto à crianças e adolescentes, com a missão de contribuir com a formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores de suas realidades por meio da Educação Física e do Esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. 

Desde sua fundação, todas as ações e projetos foram estruturadas a partir de 5 princípios:

Este princípio consiste em criar condições e oportunidades para a participação de todas as crianças e jovens no aprendizado do esporte, desenvolvendo habilidades e competências que possibilitem compreender, transformar, reconstruir e usufruir as diferentes práticas esportivas.

Este princípio define-se pela participação ativa de todos os envolvidos na estruturação do processo de ensino e aprendizagem do esporte. Sendo assim, é imprescindível que alunos, professores e comunidade sejam co-responsáveis e co-gestores do planejamento, execução, avaliação e continuidade dos programas e projetos.

Este princípio consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades. Entendendo a diversidade como uma oportunidade de aprender com as diferenças, é importante diversificar as metodologias de ensino, favorecendo a convivência e a aprendizagem compartilhada.

Este princípio define-se pela compreensão do esporte como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo. As ações pedagógicas devem abordar os conteúdos em dimensões conceitual, atitudinal e procedimental.

Este princípio consiste no entendimento e na transformação do esporte como meio para uma educação emancipatória que se baseia no conhecimento, no esclarecimento e na auto-reflexão crítica para superar o modelo de esporte, atualmente difundido, em que prevalece a exclusão, a violência, o sexismo, o elitismo e a influência e imposição de modelos pela mídia. Portanto, a autonomia constitui-se na capacidade dos atores sociais em analisar, avaliar, decidir, promover e organizar a sua participação e de outros nas diversas práticas esportivas.

MISSÃO DO IEE

Potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte,  por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios

VISÃO DO IEE

Ser referência em métodos e práticas de  estruturação sistêmica  de políticas públicas de esporte e atividade física e ações intersetoriais para o desenvolvimento integral do ser humano.

VALORES DO
INSTITUTO ESPORTE & EDUCAÇÃO

A FUNDADORA ANA MOSER

Em 2001 Ana Moser, atleta profissional de voleibol por 15 anos, medalhista olímpica e mundial, fundou o Instituto Esporte e Educação, com a finalidade inicial de implantar a cultura esportiva em comunidades de baixa renda, a partir da Educação Física e dos valores físicos, morais e éticos do Esporte Educacional.

Nos seus mais de 21 anos à frente da presidência do IEE, até dezembro de 2022, foi a líder que inspirou e direcionou, diariamente, a equipe de colaboradores, parceiros e a comunidade atendida a olhar firme na direção da visão atual do IEE: ser referência em métodos e práticas de estruturação sistêmica de políticas públicas de esporte e atividade física e ações intersetoriais para o desenvolvimento integral do ser humano.

A visão da instituição, aplicada na prática, inspirou o Brasil e Ana Moser assumiu a função de Ministra do Esporte. Por isso, em janeiro de 2023 afastou-se completamente das atividades que desenvolvia no Instituto.

O IEE orgulha-se da contribuição que nossa fundadora poderá prestar ao esporte do país, em especial para o desenvolvimento do Esporte Educacional.