O projeto foi criado em 2005 por iniciativa de um grupo de jornalistas vinculados à emissora de esportes ESPN, em parceria com o Instituto Esporte e Educação, motivados pelo desejo de democratizar a prática esportiva e levá-la, preferencialmente às regiões e comunidades menos favorecidas do ponto de vista geográfico e financeiro.
A Caravana é um projeto de mobilização social pelo direito ao esporte educacional, à cultura, ao lazer e educação de qualidade, que tem como foco, a partir da realização de um grande evento de esporte educacional nos municípios atendidos, contribuir para a qualificação da prática pedagógica de educadores e educadoras, atender crianças e adolescentes de escolas públicas em “estações” esportivas de diferentes modalidades e articular com diferentes secretarias – intersetorialidade para a realização do evento, bem como a continuidade das ações e práticas realizadas durante a Caravana após a sua passagem.
Com ações organizadas e realizadas em diferentes municípios, prioritariamente em comunidades de baixa renda, a partir dos princípios inclusão de todos e todas, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade e autonomia, a Caravana segue disseminando metodologias inclusivas e de possível aplicação, de forma a inspirar os brasileiros e brasileiras a incluírem o esporte e as atividades físicas na vida cotidiana.
As ações organizadas e aplicadas durante o planejamento e realização das etapas da Caravana do Esporte são fundamentadas nos princípios da Inclusão, Construção Coletiva, Educação Integral, Diversidade e Autonomia, princípios esses elaborados e organizados pelo Instituto Esporte e Educação.
A partir de diferentes critérios técnicos, dentre eles índice de desenvolvimento humano, vulnerabilidade social, condições estruturais e de recursos humanos das localidades etc., os municípios são indicados para receber as ações do projeto. Como parceiro estratégico e que chancela o projeto, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância é solidário na escolha dos municípios a serem atendidos.
A partir da escolha do município, uma série de ações de articulação é iniciada para que, com a realização de um grande evento de esporte educacional com duração de três dias, 1.400 crianças e adolescentes das escolas públicas municipais e estaduais sejam atendidas em pelos menos 8 mini estações esportivas, com jogos nas diversas modalidades – futebol, tênis, basquete, vôlei, atletismo, judô, ginástica, handebol, jogos não convencionais, entre outras -, aliando valores e princípios inclusivos e de garantia de direito. Liderado pelos professores e professoras do IEE, o objetivo nas estações esportivas é garantir experiências positivas e de aprendizagem esportiva e mostrar a ação eficaz do esporte como elemento educacional e de transformação social.
Concomitantemente, professores e professoras e gestores públicos das redes públicas de ensino, municipais e estaduais, bem como outros atores sociais locais, participam de curso de formação continuada em esporte educacional com metodologia teórica e pratica aplicada.
Sendo assim, desde a fase da articulação, passando pelos dias de montagem da arena esportiva, bem como durante todo o período de realização do evento, diversas secretarias são acionadas a contribuir com a realização da Caravana, “provocando” a municipalidade a atuar de forma intersetorial, o que em certa medida também contribui para que as práticas aprendidas continuem a ser aplicadas após a passagem da Caravana.
Para concluir, antes, durante e depois da realização das ações, a equipe do IEE produz releases, vídeos, textos e outras formas de comunicação em mídias sociais para levar ao país e ao mundo as práticas inclusivas de esporte educacional para a transformação social.
Desde 2005, a Caravana do Esporte visitou mais de 200 municípios em 25 estados brasileiros, atendeu mais de 400 mil crianças e adolescentes diretamente nas estações esportivas organizadas na Arena Caravana e qualificou a prática pedagógica de esporte educacional de mais de 28 mil professores, professoras e gestores das rede públicas de ensino dos estados e municípios atendidos.
LISTAS AS MODALIDADES GERAIS
Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Futebol, Ginástica, Lutas, Rapel, Flagbol, Beisebol, Tênis, Parkour, Skittles, Dança e Ritmos, Skate, Surf, Funboard, Bodyboard, Corfebol, Ultimate, Longboard, Skimboard, Stand Up, Paddle além de jogos, brincadeiras e atividades culturais.
TODAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NOS NÚCLEOS SÃO BALIZADAS PELOS PRINCÍPIOS DO ESPORTE EDUCACIONAL: INCLUSÃO, DIVERSIDADE, CONSTRUÇÃO COLETIVA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E AUTONOMIA.