O INSTITUTO
ESPORTE E
EDUCAÇÃO

Há duas décadas, dissemina um sistema de transformação social por meio do esporte e da educação.

Sob a liderança da medalhista olímpica de voleibol Ana Moser, um grupo de amigos movidos pelo ideal de colaborar com o desenvolvimento do esporte lançou a semente do Instituto Esporte e Educação no ano 2.000. O movimento virou um projeto, com clínicas e o início do treinamento de um grupo de professores. O desafio era organizar um método de ensino do esporte para crianças e adolescentes que fosse motivante para todos, independentemente da predisposição motora. Apoiados em vários autores, nacionais e estrangeiros, que descreviam as maneiras de praticar, de ensinar e aprender, buscou-se aplicar a teoria na prática: meninos e meninas jogando juntos um esporte adaptado à realidade motora e cultural das crianças.

Em março de 2001, o projeto virou uma instituição, o Instituto Esporte e Educação, atualmente uma OSC (Organização da Sociedade Civil).

NÚMEROS

Hoje o IEE é uma referência nacional e internacional ao desenvolver um Sistema de Transformação Social por meio do Esporte impactando municípios, escolas, comunidades e vidas. Nestes 22 anos de trabalho, o alcance acumulado nos seus projetos representam:

0 MILHÕES

Alunos
Impactados

Alunos Impactados

0

PROFESSORES
FORMADOS

PROFESSORES FORMADOS

0

FORMAÇÕES
REALIZADAS

FORMAÇÕES REALIZADAS

0

NÚCLEOS
OU ESCOLAS

NÚCLEOS OU ESCOLAS

0

MUNICÍPIOS
ATENDIDOS

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Os principais eixos de atuação do IEE que compõem este sistema de transformação social

MARCOS HISTÓRICOS

RELACIONADOS AO SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE EDUCACIONAL

Primeiro Núcleo de Atendimento Direto

O Primeiro eixo desenvolvido foi o de Atendimento Direto. Foram implantados os primeiros núcleos de esporte educacional em Indaiatuba e Heliópolis e depois a expansão de núcleos de atendimento para diferentes comunidades e municípios, e a sistematização da metodologia de ensino do esporte educacional foi se consolidando.

ANO DE 2001

Formação à diferentes municípios

Ocorreram as primeiras formações para professores de outros municípios e estados com a metodologia do IEE, iniciando a sistematização do eixo de formação, para além dos professores contratados pelo IEE.

ANO DE 2004

Caravana - mobilização diferentes atores de politicas públicas

O início do projeto Caravana do Esporte despertou a mobilização de diferentes atores de políticas públicas (gestores, professores e alunos) com o intuito de integrar e inspirar na realização de um grande evento de esporte educacional, onde as práticas de políticas públicas eram visualizadas e aplicadas, trazendo novos modelos e possibilidades na medida que era conhecida a diversidade dos territórios brasileiros.

ANO DE 2005

Primeiro projeto Lei de Incentivo ao Esporte

Com a aprovação do primeiro projeto via Lei Federal de Incentivo ao Esporte foram ampliadas as parcerias, captados novos financiadores e empresas mobilizadas pelo esporte como responsabilidade social. O Esporte como Direito ganhou mais força e recursos. 

ANO DE 2007

Projeto com integração dos eixos

Estabelecidas parcerias estratégicas para ampliar os tipos de projetos em diferentes municípios, espalhados por todo Brasil, com projetos que integravam os eixos de atendimento direto, formação de professores, políticos e tecnologia social.

ANO DE 2009

Ampliação das fronteiras Internacionais

Ampliação das fronteiras com atuação internacional do IEE na África do Sul.

ANO DE 2012 - 2017

Projeto Jovens Lideres Comité Britânico

Em parceria com o Comitê Britânico olímpico, British Council, Youth Sport Trust, UNICEF, UK Sports, o IEE implanta o projeto jovens líderes, construindo novas tecnologias sociais de grande impacto na comunidade e na vida dos jovens.

ANO DE 2012

Pindamonhangaba - Impacto direto em Políticas Públicas

Convênio atendendo o município de Pindamonhangaba com aulas diárias de esporte e arte para 9 mil alunos, com todos os professores contratados pelo IEE.

ANO DE 2018

Desenvolvimento de novas tecnologias sociais EAD

Desenvolvimento do Formato híbrido, com a  integração do formato on-line com o presencial em todos os projetos em funcionamento.

Para manter todos os projetos funcionando e driblando a pandemia com ensino e ações à distância com crianças, professores e gestores públicos.

O IEE mantém seus projetos em andamento com uma gestão transparente, eficiente, ética e inovadora, graças ao apoio das 50 maiores empresas do Brasil, que fizeram parte da sua história por meio da Lei de incentivo ao Esporte, além de convênios, contratos e editais com diferentes instituições públicas e privadas.

ANO DE 2022

PREMIAÇÕES CONQUISTADAS

→ Prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo da TV Brasileira (2005);

→ Menção Honrosa nos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação (UNICEF Espanha - 2005/2006);

→ Finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo (2005/2006);

→ Prêmio Mídia da Paz Revista Imprensa (2007/2008);

→ Finalista Prêmio Empreendedor Folha 2009;

→ Menção Honrosa no Prêmio Giorgio Binchi per la Promozione dello Sport - Itália 2009;

→ Finalista Prêmio Visionaris UBS Empreendedor Social-Ano 2016;

→ Vice-campeão do Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, na categoria Educação.

ANO DE 2005 - 2019