PROJETOS

PROJETOS FORMAÇÕES
DO IEE

Em 2004 o Instituto Esporte e Educação iniciou as formações de professores e educadores municipais e estaduais com a metodologia do IEE,  sistematizando o eixo de formação, para além dos professores contratados pelo IEE.

O projeto tem como objetivo principal qualificação das práticas pedagógicas dos professores de educação física e esporte, especialmente dos que atuam nas escolas, e a mobilização dos gestores e coordenadores pedagógicos para a relevância do esporte como direito das crianças e adolescentes.

O tema central da formação é o esporte educacional, para produzir os impactos esperados os conteúdos desenvolvidos são as discussões sobre o direito ao esporte, as reflexões e práticas dos princípios do esporte educacional: inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia, vivências da pedagogia do esporte e aplicação de instrumentos didáticos construídos no IEE, como o PROTEGE.

O processo de ensino e aprendizagem do esporte educacional para tornar-se fator de emancipação individual de professores e seus alunos e, consequentemente, coletiva, com o estímulo à cidadania, tem como objetivos ensinar esporte para todos, ensinar bem esporte para todos e ensinar esporte para a cidadania.

Nessa perspectiva as formações baseiam-se nas seguintes premissas da formação continuada de professores:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS

Desenvolvido desde 2013,  amplia e motiva o acesso e engajamento das crianças e jovens às práticas esportivas, com a qualificação das práticas dos professores no sentido de possibilitar aulas ainda mais inclusivas, seguras, motivantes e prazerosas e mobilizar e formar os gestores e coordenadores para elaborar e aperfeiçoar projetos, programas e currículos nas redes municipais e estaduais de ensino, que favoreçam o alargamento das oportunidades de práticas esportivas.

Objetivo:

Contribuir para a formação de professores, gestores, coordenadores, estudantes e lideranças comunitárias envolvidos com a temática do Esporte Educacional, visando a qualificação da prática pedagógica e a ampliação da rede de acesso de crianças e jovens à educação física, esporte e atividade física, dentro e fora do contexto escolar.

Principais Estratégias:

REDE DE PARCEIROS MULTIPLICADORES DE ESPORTE EDUCACIONAL

O Rede de Parceiros desenvolve um modelo integrado de formação de gestores, coordenadores, pedagogos e professores de escolas municipais, que busca democratizar, popularizar e fortalecer o esporte educacional,  que promova a educação integral e a qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidas pelos educadores participantes das formações.

Objetivo:

Realizar a formação de gestores, coordenadores, pedagogos e professores de escolas municipais, para qualificar as aulas de educação física e esporte, favorecendo a educação integral.

Principais Estratégias:

ESCOLAS ATIVAS

Escolas ativas tem como objetivo fomentar a construção de uma rede de escolas que assumem o “movimento” como elemento (base) da sua intervenção, com vistas à aprendizagem e educação integral das crianças e jovens.

Seu foco está na sistematização de práticas pedagógicas que, por meio da formação de um comitê escolar e do desenvolvimento de um Plano de Ação, centrado na temática Escolas Ativas, ampliam e qualificam os projetos e programas escolares em conteúdos que envolvem as metodologias ativas de ensino, a linguagem corporal, a educação física e os esportes.

Objetivo:

Qualificar gestores, diretores, coordenadores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos atuantes nas escolas públicas, com foco na construção de uma Rede de Escolas Ativas que irá qualificar a prática pedagógica e os currículos, ampliar o acesso dos estudantes ao movimento, à Educação Física e ao esporte e principalmente repercutir no desenvolvimento e educação integral das crianças e jovens brasileiros.

Principais Estratégias:

FOTOS DO PROJETO