— NEWS/ Formações do IEE

Projeto Formações IEE chega a cinco estados até o final deste mês e beneficia 34 mil alunos

Serão oito cidades recebendo a capacitação, com diferentes módulos da metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

ESCRITO EM — 17/10/2023

09:46 hs

COMPARTILHE:

Outubro, 2023 – Até o final deste mês de outubro, o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação, chegará a oito cidades, de cinco estados: Jundiaí, no interior de São Paulo; São Matheus do Sul, no Paraná; Canoinhas, em Santa Catarina; João Pessoa, Pedra Lavrada e Campina Grande, na Paraíba; e Cachoeira Dourada e Arinos, em Minas Gerais.

A capacitação nesses municípios reunirá 450 profissionais, entre professores, gestores, coordenadores e diretores, com a metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional, beneficiando cerca de 34 mil alunos.

Todas as cidades darão sequência ao projeto, com a realização de novos módulos. O módulo 3, Pedagogia do Esporte, será ministrado, de forma presencial, em Jundiaí, nesta segunda-feira (16); em São Mateus do Sul (PR) e João Pessoa (PB), nesta terça-feira (17); e Canoinhas (SC), na quinta-feira (19).

Já o módulo 4, Sistema Protege, no formato em EAD, realizado na Plataforma Moodle IEE, estará em duas cidades da Paraíba: Pedra Lavrada, com webinários nesta terça-feira (17) e na quarta-feira (18); e Campina Grande (PB), no dia 26.

O dois municípios mineiros encerram as atividades formativas, com o módulo 5 – Evento de Esporte Educacional e Seminário Boas Práticas -, em ações presenciais: Cachoeira Dourada, nos dias 23 e 24, e Arinos, somente no dia 24.

“A segunda metade do mês será de muita atividade no Projeto Formações IEE, em todas essas cidades, integrando a teoria e a prática, proporcionando um aprendizado diferenciado”, destaca Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 22 anos de atuação e já capacitou mais de 61 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

Os módulos  – A ação Pedagogia do Esporte é praticada e vivenciada por meio de jogos da cultura popular, atendendo aos critérios do “bom jogo”: imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.

No Sistema Protege é realizado o seminário de boas práticas pedagógicas, com apresentação de jogos e estratégias desenvolvidas pelos professores em suas aulas, a partir dos conteúdos estudados e vivenciados nas formações. As vivências dos jogos fomentarão a discussão da metodologia de esporte educacional.

Já o Seminário de Encerramento de Projeto marca o ápice das atividades formativas, representando um momento de avaliação e celebração de conquistas, quando os professores apresentam suas experiências e realizações nas escolas, fruto das formações. Os formadores ainda realizam um workshop de jogos demonstrando como utilizar a ferramenta Sistema Didático Protege nas aulas e em eventos de Esporte Educacional.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores Vale, Bayer, Ultragaz, Ipiranga, Ultracargo, Novelis, WestRock, CTG Brasil e DOW, via Lei de Incentivo ao Esporte /Ministério do Esporte / Governo Federal. 

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS