SEJA PARCEIRO DO
INSTITUTO ESPORTE E EDUCAÇÃO

Transformando vidas por meio
do esporte e da educação

Bem-vindo à página do Instituto Esporte e Educação (IEE), dedicada aos parceiros. Acreditamos que o esporte e a educação têm o poder de transformar vidas e criar um futuro melhor para todos, construindo uma sociedade mais inclusiva, igualitária e sustentável.

Saiba mais como sua empresa pode se unir a essa jornada de impacto e sustentabilidade.

SEJA UM PARCEIRO FINANCIADOR!

WHATSAPP

(11) 97661-5195

E-MAIL

pamella@esporteeducacao.org.br

NOSSO COMPROMISSO
COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

O IEE está alinhado com as políticas públicas que priorizam o bem-estar, o desenvolvimento pleno de crianças e jovens e a Garantia do Direito ao Esporte:

CONEXÕES COM EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS ESG

O IEE é parceiro ideal para empresas comprometidas com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Ao investir em nossos projetos de esporte educacional, as empresas não apenas cumprem seus objetivos ESG, mas também impactam positivamente as comunidades em que atuam. Nossos projetos promovem:

Investir em nossos projetos é investir em potencial para transformar vidas, escolas, comunidades e municípios.

Através das atividades do IEE, os stakeholders das empresas têm a chance de vivenciar realidades diversas e promover a valorização da inclusão e diversidade.

Empresas que apoiam nossos projetos demonstram compromisso real com responsabilidade social e impacto positivo na sociedade.

Oferecemos oportunidades de voluntariado que fortalecem habilidades interpessoais e conectam os colaboradores da sua empresa a uma causa social significativa.

Impactos Socioeconômicos com Projetos de Esporte Educacional

Projetos de Esporte Educacional não apenas promovem o desenvolvimento integral dos participantes, mas também geram impactos significativos na sociedade:

Investir em esporte e educação gera economias substanciais nos custos com saúde a longo prazo, segundo a OMS.

Projetos esportivos educacionais resultam em melhores resultados acadêmicos e redução da evasão escolar, contribuindo para a economia educacional.

 A promoção do bem-estar por meio do esporte educação leva a economias em programas assistenciais e melhoria geral da qualidade de vida.

O esporte é uma ferramenta eficaz na redução da criminalidade, especialmente entre os jovens, trazendo economia em custos relacionados à justiça criminal.

Realizar projetos com atividades semanais de esporte educacional impactam não somente no desenvolvimento integral das crianças e jovens atendidos, no momento presente, mas no futuro de gastos economizados a partir de novos hábitos e comportamentos que são gerados durante o projeto e se perpetuam com os resultados após o término dele.

Contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

O IEE está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, impactando diretamente nos ODS em destaque:

ODS e as práticas IEE

CLIQUE nas imagens abaixo para saber mais como o IEE coloca em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

O IEE ASSEGURA UMA VIDA SAUDÁVEL E PROMOVE O BEM-ESTAR PARA mais de 8 mil crianças e adolescentes semanalmente, com práticas de atividades físicas e de esporte educacional, realiza ações, aulas e eventos que sensibilizam sobre a importância da prática de atividades físicas, esporte, saúde e bem-estar em espaços comunitários e públicos. Assim como o IEE tem parcerias com unidades de saúde para realização de eventos e/ou atividades. Tudo isso impacta diretamente na diminuição do sedentarismo e estimula a autonomia dos alunos para a prática regular de atividades físicas em comunidades em vulnerabilidade social.

O IEE realiza projetos de formação de professores em escolas públicas, com foco na implantação de escolas ativas que contribuem para a VIDA SAUDÁVEL E BEM-ESTAR. São ampliadas as possibilidades de práticas de atividades físicas nas escolas, como a criação e práticas de jogos e brincadeiras nos intervalos, inserção de pausas ativas ao longo da jornada de trabalho para os professores, praticando movimento durante a rotina de trabalho; realização de ginástica laboral para a comunidade escolar na entrada ou saída dos turnos escolares; valorização e incorporação dos métodos ativos no processo de ensino e aprendizagem, diminuindo o sedentarismo; realização de mudanças de hábitos nas equipes escolares, com adesão a programas e experiências de movimento dentro e fora da escola; realização de eventos esportivos com valorização e ampliação da prática de atividade física pela comunidade escolar.

O IEE ASSEGURA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUITATIVA E DE QUALIDADE. E PROMOVE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM. O IEE estimula os parceiros (prefeituras e escolas) na inserção de aulas de educação física na grade curricular escolar como uma forma de assegurar um esporte educacional, baseado nos princípios da inclusão de todos, respeito à diversidade, na educação integral, construção coletiva e autonomia. E traz possibilidades de ampliação das aprendizagens por meio de jogos e brincadeiras, jogos pré-desportivos e modalidades esportivas que ampliam a cultura corporal e o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. Ao integrar atividades esportivas nas escolas e comunidades, é possível melhorar o acesso à educação, promover a inclusão, além da permanência do aluno na escola, já que o esporte é um fator motivacional para sua frequência diária.

O IEE AUMENTA O NÚMERO DE JOVENS COM HABILIDADES RELEVANTES, INCLUSIVE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E PROFISSIONAIS, PARA EMPREGO, TRABALHO DECENTE E EMPREENDEDORISMO, por meio dos projetos como o jovens líderes, cursos como o Quebrando Barreiras, participação nas monitoria das aulas, autogerenciamento dos eventos e dos núcleos onde as aulas são realizadas. Os alunos/jovens desenvolvem competências como: trabalho em equipe, liderança, comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões, constroem autoconfiança, resiliência, responsabilidade e autonomia, que são aplicadas não apenas na prática esportiva, mas também em outras áreas da vida pessoal e profissional. E contribuem para o desenvolvimento do potencial humano destes jovens, porque tornam-se cidadãos mais conscientes e engajados em sua comunidade, verdadeiros agentes de mudanças em sua cidade ou região. 

O IEE CONTRIBUI COM A ELIMINAÇÃO, EM SEUS PROJETOS,  DAS DISPARIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO E GARANTE A IGUALDADE DE ACESSO A TODOS, INCLUINDO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, POVOS INDÍGENAS E AS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. O IEE é pioneiro no desenvolvimento de metodologias de esporte educacional com possibilidade de replicação, aplicabilidade e capilaridade em diferentes contextos dos municípios brasileiros. Sua atuação principal está em locais de vulnerabilidade social, a metodologia é propícia para pessoas com deficiências, povos indígenas, quilombolas, refugiados, espaços com catástrofes etc.

O IEE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONTINGENTE DE PROFESSORES QUALIFICADOS.  As formações do IEE contribuem para a ampliação da visão do esporte como ferramenta de educação, isso qualifica as aulas de educação física escolar. Qualifica os currículos escolares, com ênfase na linguagem corporal e na educação integral; cria práticas pedagógicas inovadoras; os professores estudam temas atuais da educação; elaboram planos de ensino e eventos, por meio do aprimoramento dos processos de planejamento e sistematização das aulas, garantindo a intencionalidade e qualidade da prática pedagógica; os professores avançam na sua ética e crítica; as aulas de educação física e esporte promovem a educação integral e autonomia; o esporte e a educação física são integrados ao projeto pedagógico das escolas; eventos de esporte educacional entram no calendário formal das escolas e os estudantes ficam mais engajados na prática do movimento, do esporte e da atividade física; são realizadas supervisões das práticas pedagógicas das aulas dos professores; há trocas de conhecimento e experiências entre os professores, que enriquecem o acervo de estratégias de ensino e qualificam a educação; publicação de livros e artigos, que divulgam práticas educacionais exitosas e qualificam a educação; os educadores, em geral, ficam mais conscientes sobre a importância do movimento para a aprendizagem, educação integral e cidadania.

ACABAR COM TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA TODAS AS MULHERES E MENINAS EM TODA PARTE. O IEE contempla em todos os seus projetos ações, aulas e atividades mistas, priorizando o princípio do respeito à diversidade e inclusão de todos. Nas suas aulas meninos, meninas e LGBTQIAPN+ jogam juntos, em seus torneios, treinamentos, circuitos e festivais as equipes mistas estão presentes, todos jogam juntos e aprendem juntos, promovendo o convívio, diálogo e relacionamento entre os diversos gêneros. Os professores são orientados na construção de um repertório de práticas corporais que valorizam a diversidade de gênero em jogos, lutas, ginásticas, danças, esportes e brincadeiras. Há também promoção de inúmeras práticas pedagógicas, que promovem a liderança e protagonismo feminino. O IEE também desenvolve grupos de práticas de ginástica de mulheres, com discussões, diálogos, rodas de conversa e formações sobre direitos, questões sociais e empreendedorismo das mulheres. 

GARANTIR A PARTICIPAÇÃO PLENA E EFETIVA DAS MULHERES E A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA A LIDERANÇA EM TODOS OS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÃO NA VIDA POLÍTICA, ECONÔMICA E PÚBLICA. O IEE foi fundado por Ana Moser, que presidiu o instituto de 2001 a dezembro de 2022. Uma liderança política que representa a mulher. Seus valores e visão direcionaram o IEE de maneira extraordinária. Sua equipe de Liderança e Coordenação atual é composta por 5 mulheres e 4 homens, na liderança de um time de 209 colaboradores – 122 mulheres e 93 homens, sendo 58% dos colaboradores mulheres em uma instituição que legitima a participação com igualdade e tomada de decisões.

ALCANÇAR O EMPREGO PLENO E PRODUTIVO E TRABALHO DECENTE PARA TODAS AS MULHERES E HOMENS, INCLUSIVE PARA OS JOVENS E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, E REMUNERAÇÃO IGUAL PARA TRABALHO DE IGUAL VALOR. O IEE usa como critério a contratação de profissionais dos projetos que moram nos municípios atendidos, para privilegiar a EMPREGABILIDADE LOCAL. Além disso, inúmeros alunos se tornam estagiários do projeto, quando escolhem a área de educação ou administrativa, participando da seleção de colaboradores e se destacando para assumir a vaga aberta. Estagiários viram professores, subcoordenadores e até coordenadores do IEE. Atualmente, 38% da equipe de profissionais do Rede de Núcleos é composta por ex-alunos IEE, moradores das comunidades onde os núcleos estão implantados. E, por meio da Capacitação dos professores da rede pública com a ampliação da visão do esporte como ferramenta de educação, em temáticas atuais e relevantes para comunidade escolar, há um aumento da qualificação profissional e valorização dos profissionais, e consequente empregabilidade, rendimentos mensais e reconhecimento profissional. Há também a ampliação da possibilidade de aprovação em concursos públicos na área de educação física devido aos estudos de temas atuais da educação.

REDUZIR A PROPORÇÃO DE JOVENS SEM EMPREGO, EDUCAÇÃO OU FORMAÇÃO. Em pesquisa realizada pelo IEE, com mais de 300 jovens de comunidades de baixa renda atendidos nos projetos do IEE, constatou-se que os alunos que passam pelos projetos do IEE têm mais possibilidade de empregabilidade. 58.7% dos ex-alunos do IEE já concluíram ou estão cursando ensino superior  e  36,2% dos ex-alunos do IEE que ainda não estão na universidade pretendem ingressar. Quanto ao mercado de trabalho, 88% dos ex-alunos que responderam ao questionário ingressaram no mercado de trabalho, 49,3% dos jovens pesquisados pelo IEE foram monitores/voluntários no IEE.

EMPODERAR E PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DE TODOS, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, GÊNERO, DEFICIÊNCIA, RAÇA, ETNIA, ORIGEM, RELIGIÃO, CONDIÇÃO ECONÔMICA OU OUTRA. O IEE atua na conscientização dos professores e do papel da educação física na formação do cidadão crítico que combate a desigualdade social, possibilitando a criação de estratégias,  instrumentos e planejamentos educacionais inovadores que promovem a inclusão e equidade de gêneros, deficiências, etnia e classes sociais, integrando grupos marginalizados e promovendo a participação de todos. A experiência do IEE em mais de 1.000 municípios brasileiros em diferentes contextos locais em todos os estados brasileiros, em territórios de baixo IDH, indígenas, quilombolas traz como diferencial a capilarização da metodologia para a redução das desigualdades sociais.

PROPORCIONAR O ACESSO UNIVERSAL A ESPAÇOS PÚBLICOS SEGUROS, INCLUSIVOS, ACESSÍVEIS E VERDES, PARTICULARMENTE PARA AS MULHERES E CRIANÇAS, PESSOAS IDOSAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O IEE traz seu olhar e suas ações para a implantação de espaços mais seguros, inclusivos, com ações positivas para os direitos humanos, acolhendo crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres, deficientes, LGBTQIAPN+, por meio de parcerias com secretarias municipais, associações/ agentes comunitários, comunidade e outros, com ampla possibilidade de aprendizagem e diálogos e vivência de temas afeitos ao desenvolvimento humano.

REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA E AS TAXAS DE MORTALIDADE RELACIONADA EM TODOS OS LUGARES. O IEE desenvolve aulas regulares e festivais e competições esportivas, em que os valores humanos são objetivados, como: justiça, amizade e ética nas relações, por meio de diferentes práticas esportivas para as crianças e jovens, tendo como eixo das competições o fair play, o respeito mútuo e a cooperação. Esta promoção da paz, por meio da resolução de conflitos e valores, constrói comunidades mais seguras e menos violentas. Os espaços são ocupados com atividades significativas que toda comunidade protege para que tenham continuidade.

DESENVOLVER INSTITUIÇÕES EFICAZES, RESPONSÁVEIS E TRANSPARENTES EM TODOS OS NÍVEIS. Para garantir transparência, o IEE publica abertamente em seu site: relatórios anuais, balanços patrimoniais, atas e estatuto do Instituto Esporte e Educação, por Lei Geral de Proteção de Dados (Lgpd) do Instituto Esporte e Educação, Política de Proteção a Crianças, Jovens e Adultos Vulneráveis – Salvaguarda do Instituto Esporte e Educação. A confiança está na base das relações humanas e, dessa forma, buscamos continuar evoluindo e potencializando nossas ações e o impacto que geramos na sociedade.  O IEE desenvolve projetos com valores de transparência, confiança e diálogo contínuo ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS. Esta colaboração fortalece o impacto e a efetividade, ampliando o alcance e a diversidade de programas e projetos esportivos em benefício da sociedade brasileira.

GARANTIR A TOMADA DE DECISÃO RESPONSIVA, INCLUSIVA, PARTICIPATIVA E REPRESENTATIVA EM TODOS OS NÍVEIS. Os núcleos são espaços onde os diferentes atores têm espaço de escuta e fala, desde o aluno, pais, professores, gestores e líderes comunitários. O princípio da construção coletiva e rumo à autonomia está presente a todo momento, nas aulas, eventos, reuniões, planejamentos e avaliações. A COMUNIDADE participa de maneira ativa nos projetos.

INCENTIVAR E PROMOVER PARCERIAS PÚBLICAS, PÚBLICO-PRIVADAS E COM A SOCIEDADE CIVIL EFICAZES, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DESSAS PARCERIAS. O IEE incentiva, promove e estabelece parcerias públicas e privadas, reunindo diferentes atores, financiadores, associações, fundações, líderes comunitários, para a ampliação do acesso e a garantia de direito a prática esportiva. É uma das instituições com foco no esporte educacional que mais capitam recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, faz as entregas dos seus projetos com maestria e presta contas ao ministério de todas as suas ações. Desenvolvendo uma metodologia inovadora na gestão dos projetos sociais de esporte.

REFORÇAR A PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COMPLEMENTADA POR PARCERIAS MULTISSETORIAIS QUE MOBILIZEM E COMPARTILHEM CONHECIMENTO, EXPERTISE, TECNOLOGIA E RECURSOS FINANCEIROS, PARA APOIAR A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM TODOS OS PAÍSES, PARTICULARMENTE NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. O IEE desenvolve ações sistêmicas e intersetoriais, articulação com setor privado, governo e instituições do terceiro setor em todos os seus projetos.

INCENTIVAR E PROMOVER PARCERIAS PÚBLICAS, PÚBLICO-PRIVADAS E COM A SOCIEDADE CIVIL EFICAZES, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS DESSAS PARCERIAS. O IEE incentiva, promove e estabelece parcerias públicas e privadas, reunindo diferentes atores, financiadores, associações, fundações, líderes comunitários para a ampliação do acesso e a garanti de direito a prática esportiva, é uma das instituições com foco no esporte educacional que mais capitam recursos por meio da Lei de incentivo ao Esporte, faz as entregas dos seus projetos com maestria e presta contas ao ministério de todas as suas ações. Desenvolvendo uma metodologia inovadora na gestão dos projetos sociais de esporte.

Participe e Apoie

Junte-se ao Instituto Esporte e Educação em sua missão de transformar vidas por meio do esporte e educação. Seja um financiador, parceiro e faça parte do movimento de construir um futuro mais justo, saudável e próspero para todos. Juntos, podemos fazer a diferença.

QUERO FINANCIAR

Juntos levamos oportunidades a milhares de crianças, adolescentes, escolas e municípios.

Concretizamos essa missão por meio de parceiros que pensam como nós:

Se você tem ou faz parte de uma empresa, venha ser nosso parceiro!

Lei de Incentivo ao Esporte (LIE)

Saiba mais como sua empresa pode se unir a essa jornada de impacto e sustentabilidade.

SEJA UM PARCEIRO FINANCIADOR!

WHATSAPP

(11) 97661-5195

E-MAIL

pamella@esporteeducacao.org.br