— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, chega a Diadema (SP) e atende a 1.400 crianças a partir desta terça-feira (5)

Serão três dias de atividades gratuitas com a presença de vários atletas convidados, como o medalhista de ouro e campeão mundial da ginástica Arthur Zanetti e Dayane da Rocha, do handebol, que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de Londres

ESCRITO EM — 04/12/2023

13:47 hs

COMPARTILHE:

Dezembro, 2023 – Entre esta terça-feira (5) e quinta-feira (7), a Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em Diadema, na Grande São Paulo. Ao longo dos três dias, serão realizadas atividades gratuitas voltadas a estudantes e professores da Rede Municipal de Educação da Secretaria Municipal de Educação, assim como participantes dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Prefeitura Municipal de Diadema.

São esperadas 1.400 crianças nas estações esportivas organizadas pelo projeto e 110 educadores participantes de programas das secretarias de Educação e Esportes. O Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves – Pq. do Eldorado foi o local escolhido para montar a Arena da Caravana do Esporte em Diadema.

O projeto leva, gratuitamente, aos municípios atendidos, um time de especialistas em esporte educacional para ações que visam atender diretamente, com atividades de esporte educacional, crianças e adolescentes da rede pública municipal. O Projeto é realizado a partir do apoio de Mastercard e Vale, via Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo federal.

Além disso, a Caravana do Esporte qualifica a prática pedagógica de esporte educacional de educadores atuantes nas secretarias de Educação e Esportes, bem como mobiliza e articula com o poder público municipal ações para garantir o direito ao esporte a todas as crianças.

“O projeto viaja o Brasil desde 2005, em parceria com o UNICEF, aplicando e transferindo tecnologias sociais e educacionais inclusivas, a partir de metodologias ativas conectadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/ONU”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação.

Atletas convidados visitam a Arena Caravana – Para mostrar a importância do esporte no desenvolvimento das crianças, atletas convidados participam voluntariamente da ação do projeto. Estarão na Caravana do Esporte, em Diadema, diversos jogadores do município.

Destaque para o medalhista de ouro e campeão mundial da ginástica (argolas) Arthur Zanetti, que estará nesta terça-feira (5), à tarde, e a atleta olímpica do handebol, Dayane da Rocha, que é de Diadema, jogando pela Metodista (SBC) e Pinheiros. Ela participará da abertura e das atividades com as crianças. Dayane esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio (10º lugar) e de Londres (6º lugar). Com títulos paulistas e brasileiros, é campeã pan-americana e tem conquistas na Liga da Kosovo e na Liga da Macedônia.

Participam da etapa de Diadema da Caravana, também, jogadoras de futebol feminino da Favela do Campanário, campeãs da Taça das Favelas, ao lado de integrantes do time de basquete feminino da cidade, assim como atletas do vôlei feminino Sub-19 e do vôlei masculino Sub-17.

Programação da Caravana do Esporte em Diadema

Arena Caravana –
 Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves – Pq. do Eldorado, localizado na Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 145, Bairro Eldorado.

5, 6 e 7 de dezembro – 8h às 17h – Atividades de esporte para estudantes das escolas municipais, na Arena da Caravana.
5 de dezembro – 9h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte.
5, 6 e 7 de dezembro – 8h às 17h – Curso de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação e Esportes na Sala Multiuso do Parque Ecológico. Turmas manhã e tarde: Pedagogia do Esporte Educacional e vivências sobre autismo e inclusão.
7 de dezembro – 11h e 16h30 – Encerramento da formação presencial – Local: Sala da Formação.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS