— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, realiza ações em Santa Bárbara (MG) e atende a 1.500 crianças

Projeto do Instituto Esporte e Educação movimentará a cidade do interior mineiro durante três dias, a partir desta terça-feira (19), levando a metodologia do esporte educacional

ESCRITO EM — 18/09/2023

13:10 hs

COMPARTILHE:

Setembro, 2023 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais, a partir desta terça-feira (19) e até a quinta-feira (21). Durante os três dias, haverá atividades gratuitas voltadas a estudantes e professores da rede municipal de ensino e aos profissionais do esporte, saúde e assistência social da Prefeitura. O projeto é realizado pelo IEE, em parceria com o UNICEF.

A unidade do CESB – Centro Esportivo de Santa Bárbara foi o local escolhido para a Arena Caravana, com montagem das estações esportivas, contando com o apoio da Prefeitura. Brincadeiras e jogos esportivos para crianças, curso de formação de professores com a metodologia Pedagogia do Esporte Educacional e vivências sobre inclusão de crianças atípicas nas escolas, por meio das atividades esportivas, fazem parte da programação.

São esperadas cerca de 1.500 crianças do ensino fundamental durante os três dias nas estações esportivas. O projeto leva aos municípios atendidos um time de especialistas em educação e esporte e tem, ainda, a participação voluntária de atletas convidados, que visitam a Caravana e brincam com as crianças. Os convidados desta etapa são o mineiro Wander Moura, ex-atleta olímpico e campeão brasileiro e pan-americano de atletismo, e o judoca Iago Oliveira, da equipe do Minas Tênis Clube e vice-campeão brasileiro da modalidade.

Todas as atividades são gratuitas para os participantes e sem custos para o município. Enquanto as crianças brincam no espaço pedagógico da Caravana, professores da rede de ensino, profissionais das áreas do esporte, da saúde e gestores públicos participam dos cursos de formação continuada em esporte educacional.

Reflexões e vivências sobre o Esporte para Inclusão Escolar de Crianças Atípicas atenderão a professores, apoios terapêuticos e pais de alunos do ensino fundamental de Santa Bárbara, diagnosticados com TEA-Transtorno do Espectro Autista. A cidade tem 3.634 estudantes na rede municipal, entre Creche, Educação Infantil e o Fundamental I e II.  Desse total, 110 alunos são crianças com deficiência física e 61 diagnosticados com TEA.

Em sintonia com os ODS da ONU – As ações têm foco na educação e na inclusão por meio do esporte e estão em sintonia com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar (ODS 3), educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16), parcerias e meios de implementação (ODS 17).

“A Caravana do Esporte tem como objetivo levar gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas por meio da formação de professores, com uma prática inclusiva a todas as crianças e fomento à proteção do meio ambiente”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

A Arena Caravana começa na terça-feira, às 7h30, com a chegada do primeiro grupo de crianças inscritas pela Secretaria Municipal de Educação.  Às 9h, uma solenidade marcará a abertura oficial dos projetos na cidade, com presença de representantes da gestão municipal, do IEE e de patrocinadores.

Atletas convidados visitam as crianças – Para mostrar a importância do esporte no desenvolvimento das crianças, atletas convidados participam voluntariamente da ação do projeto. Wander Moura visitará a Caravana nesta terça-feira, para compartilhar sua experiência com o atletismo. Já Iago Oliveira chegará nesta quarta-feira (20) pela manhã à arena da Caravana do Esporte e vai brincar de luta com as crianças na miniestação de judô educacional. 

“A gente vê a importância do esporte educacional como uma forma de revelar talentos não só para o esporte, mas para outras áreas que os alunos queiram estudar, porque promove oportunidades”, afirma Wander.

A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas VALE e MASTERCARD, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/ Governo Federal.

Caravana do Esporte – Santa Bárbara (MG)
Arena Caravana – Centro Esportivo de Santa Bárbara – Av. Raimundo Linhares, 560 – Bairro São Vicente – Santa Bárbara (MG).
– 19, 20 e 21 de setembro – 8h às 17h – Atividades de esporte para estudantes das escolas municipais, na Arena da Caravana.
– 19 de setembro – 9h – Cerimônia de abertura na Arena da Caravana do Esporte– Local – Tenda das Artes.
– 19, 20 e 21 de setembro – 8h às 17h – Curso de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação, da Cultura e do Esporte: Pedagogia do Esporte Educacional e vivências sobre autismo e inclusão.
– 21 de setembro – 11h30 e 16h30 – Encerramento da formação presencial – Local: Sala da Formação.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas VALE e MASTERCARD por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS