— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte abre caminho para nova parceria entre IEE e Diadema

Foi a última ação em 2023 do projeto do Instituto Esporte e Educação, com etapas pelo Brasil ao longo do ano. Atividades movimentaram a cidade da Grande São Paulo durante três dias, com presença de cerca de 1.400 crianças, na arena montada no Parque Ecológico Eldorado

ESCRITO EM — 11/12/2023

12:56 hs

COMPARTILHE:

Dezembro, 2023 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), movimentou a cidade de Diadema, na Grande São Paulo, no início deste mês de dezembro. Nos três dias de ações na arena montada no Parque Ecológico Eldorado, entre a terça-feira (5) e a quinta-feira (7), a Caravana atendeu, com atividades nas estações esportivas, a cerca de 1400 crianças. Além disso, capacitou, com a metodologia inclusiva do esporte educacional, 126 educadores de programas públicos de esporte e educação. Foi a última etapa do projeto em 2023, que chegou a diferentes cidades do País.

Para 2024, o IEE e a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Esporte e da Secretaria de Educação, estão construindo uma proposta de continuidade da capacitação dos educadores com a participação no Programa Escola do IEE, que é realizado na sede do Instituto, na zona sul de São Paulo.

O foco do Escola IEE, lançado este ano, é qualificar a prática pedagógica de educadores e estudantes de educação física, bem como estimular e ajudar jovens lideres a engajarem suas comunidades em programas e projetos esportivos.

Diadema esteve no topo da lista dos municípios com maior número de homicídios por 100 mil habitantes durante muito tempo e enfrentou o problema com uma série de ações, entre elas a oferta de projetos e programas públicos de esporte para toda a população. O conjunto de ações de políticas públicas resultou na redução drástica da violência e levou Diadema a ser escolhida pelo Parlamento Europeu como cidade Sul-Americana do Esporte.

“O Instituto Esporte e Educação, por meio da realização da etapa da Caravana do Esporte, se soma a esse esforço público de tornar a cidade mais segura, mais ativa e com mais acesso à educação e à prática do esporte e do lazer para toda a população”, afirmou Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, não escondeu o entusiasmo com a Caravana e a parceria com o IEE. “Vivemos três dias de parceria com o Instituto Esporte e Educação. Para nós, uma alegria. É com parcerias como essas que vamos garantir mais direitos para nossas crianças, nossas famílias. As crianças curtindo muito a Caravana do Esporte. E essa primeira ação já mostrou que deu química, que vai ter futuro, a nossa Prefeitura e o IEE juntos”, destacou o prefeito.

Atletas convidados participam das etapas da Caravana. Em Diadema, estiveram presentes o medalhista de ouro e campeão mundial da ginástica (argolas), Arthur Zanetti, a atleta olímpica do handebol, Dayane da Rocha, além de jogadoras de futebol feminino da Favela do Campanário, campeãs da Taça das Favelas, ao lado de integrantes do time de basquete feminino da cidade, assim como atletas do vôlei feminino Sub-19 e do vôlei masculino Sub-17.

O Projeto Caravana do Esporte é realizado a partir do apoio de Mastercard e Vale, via Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo federal. E tem etapas por diferentes cidades do País desde 2005, em parceria com o UNICEF.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, o projeto implantou uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS