BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 65 | maio 2023

NÚMEROS
DO PERÍODO

6.484

alunos regularmente atendidos

10.213

participantes da programação de férias

77

comunidades

27

núcleos (15 SP, 03 RJ e 09 PE)

128

postagens em redes sociais

527

curtidas em postagens

9.462

visualização dos posts

812

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Esporte, sustentabilidade, diversidade, alguns dos temas das atividades do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), nos primeiros meses de 2023.

Os primeiros meses de 2023 foram de muitas atividades para o Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Nos 27 Núcleos – 15 em São Paulo, três no Rio de Janeiro e nove em Pernambuco, ações movimentaram crianças e adolescentes, envolvendo também suas famílias e as comunidades no entorno de cada núcleo. O Rede de Núcleos realiza atendimento direto a 6.484 alunos. E os esportes coletivos são uma forma de atividade física que os participantes gostam bastante: correm, experimentam e se divertem!

Entre as ações desenvolvidas, ‘Esporte e Sustentabilidade’ foi tema nos Núcleos das Zonas Leste e Oeste da capital paulista. Professores construíram jogos de tabuleiro com materiais recicláveis para serem utilizados nas aulas de esporte. Ao lado de estagiários do projeto, se reuniram na EE Deputado Augusto do Amaral, no Jaguaré, para aprender e trocar conhecimento relacionado à sustentabilidade no esporte.

Outro destaque do período foi o evento esportivo “Elas com Elas”, realizado no CEU Feitiço da Vila, na Zona Sul de São Paulo (SP), em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Nele, mães e filhas realizaram aulas de vôlei juntas.

Já em Carapicuíba (SP), o tema foi Diversidade e Esporte, com coleta de imagens e depoimentos. O Núcleo Santa Terezinha promoveu atividades recreacionais e de esporte. Respeitar a diversidade na metodologia IEE quer dizer reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas, ou seja, oportunizar que todos e todas encontrem o seu melhor jeito de jogar e praticar esportes.

Jogos e brincadeiras movimentaram o Núcleo Osasco Thereza Colino, agitando a galera com muitas atividades dentro da Metodologia de Esporte Educacional. Crianças pequenas contaram com uma programação especial, para que brinquem de esporte, juntando aprendizado e animação. O sorriso das crianças é uma das grandes motivações do trabalho, é a maior recompensa!

E uma novidade chega para ampliar o impacto das ações do Instituto Esporte e Educação. É o programa IEE na Prática, no YouTube. A Educação Física e o esporte têm papel fundamental na formação de cidadãos mais saudáveis e preparados para a vida e o IEE quer compartilhar essa visão com o maior número de pessoas. São vídeos com temas como a inclusão e a diversidade no esporte para crianças e jovens.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2023.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

João Pedro Sousa e Sousa

Aluno do Núcleo Jaguaré

“Inicialmente, eu agradeço pela parceria que trouxe muitos conhecimentos. A importância do esporte na vida do jovem e a inclusão de pessoas dentro das turmas de esportes, sem excluir ninguém das atividades. A partir daí, comecei a perceber o valor da vida e em ser parceiro. Em ajudar meus colegas da turma, quando eles apresentam dificuldade em fazer as atividades, sejam elas de futsal ou jogos e brincadeiras. Essas atividades trazem um diferencial bom para a vida de todos. Este projeto é super importante para o bairro, por mostrar que o esporte tem o poder de tirar os jovens de um mau caminho, como o poder de abrir novas oportunidades para a vida deles. Na minha vida, o esporte está muito presente, com o vôlei, o futsal e até o basquete. Agradeço ao professor Ivan e ao IEE pela oportunidade de fazer parte do Núcleo.”

Ikaro Franklin

Estagiário do Núcleo Ponte dos Carvalhos

“Antes de conhecer o Instituto Esporte e Educação, eu tinha uma visão rasa sobre Esporte Educacional. Sou praticante e instrutor de Artes Marciais e, por isso, sempre tive uma visão do esporte de alto rendimento. Desde o início do meu estágio, tenho o contato com os princípios e objetivos da Metodologia, bem como a intervenção pedagógica qualificada. Com isso, fiquei mais consciente de que estou no caminho certo, pois faço o uso das ferramentas do esporte educacional em minha vida cotidiana. Além de toda essa gama de conhecimentos que tenho adquirido a cada dia, cada atividade, cada aula, cada relatório, cada reunião, acredito que é possível transformarmos a realidade de várias crianças e jovens por meio dos esportes, e também fazer coisas significativas em prol da educação.”

Samuel Bueno Carvalho

Aluno do Núcleo Capistrano

“Faço aulas de vôlei aqui no projeto. Ano passado, participei do circuito de jovens, representando o Núcleo Capistrano. Foi uma das melhores experiências que eu já tive, vou levar para minha vida toda. Os professores são muito bons, bem capacitados, eu gosto muito das aulas de vôlei. Aqui consigo me desenvolver mais. Tem bastante gente que faz as aulas do projeto com o mesmo pensamento que eu, que o esporte faz bem para saúde e vai além da formação de atleta, ensina muito mais que o esporte. Abre portas para todos. Eu acho o projeto muito importante porque você conhece muita gente nova e aqueles que têm dificuldades de socializar conseguem se desenvolver com as aulas. Vejo os alunos novos aprendendo a jogar e a ter responsabilidade com os horários por causa da aula e se comprometer cada vez mais com as atividades.”

Marta Regina

Diretora da CEMEY Darcy Ribeiro - Núcleo Osasco

“As aulas do projeto favorecem demais no desenvolvimento dos alunos, bem como na criatividade dos nossos professores em atuar de maneira integrada, favorecendo o desenvolvimento integral do nosso aluno. É perceptível o avanço crítico e de tomada de decisão dos nossos alunos após as aulas de esportes.”

Wesley Cardamoni

Aluno do Núcleo São Sebastião

“Conheci o Instituto Esporte Educação há três anos com o meu pai. Ele viu as aulas de futebol e perguntou para os professores como fazia para entrar e aí eu entrei. Gostei muito do surfe, depois o professor Matheus falou das aulas de futebol também. Eu me inspiro muito no professor Matheus e gosto muito dele. Gosto muito dos meus colegas e não gosto de brigar com ninguém. Os professores sempre falam que aqui no Instituto não é lugar de brigar e nem em outro lugar. Eu quero continuar sendo do jeito que sou para ser inspiração para o meu irmão menor, para ele entrar no IEE também. Eu gosto muito do IEE, de jogar bola e também surfar e dos colegas que tenho.”

Lígia Dias Mascotto

Professora do 1°ano de Campos Salles

“Vejo esse projeto do Instituto Esporte Educação como uma grande oportunidade para nossas crianças, além de beneficiar a saúde física delas, projetos como esse possibilitam momentos de lazer que são raros para quem cresce em comunidades carentes, como Heliópolis, onde faltam espaços de lazer como praças, ruas seguras, parques etc. Estou muito feliz em observar a preocupação do projeto em contemplar os povos indígenas esse ano. Esse olhar vem de encontro com uma necessidade atual de valorizarmos os povos originários respeitando suas especificidades e ajudando na preservação das suas culturas tradicionais, tão necessárias para preservação do meio ambiente…”