PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

ETAPA Diadema/ SP

dezembro de 2023

A cidade de Diadema recebeu a Caravana do Esporte

A Caravana do Esporte encerrou as atividades de 2023 em Diadema, na Grande São Paulo. Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o projeto movimentou a cidade, com três dias de ações na arena montada no Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves (Pq. do Eldorado).

As ações contribuíram para o avanço e a consolidação de políticas públicas do município, planejadas e aplicadas para que a cidade seja mais segura, mais ativa e as escolas tenham uma educação com mais qualidade e movimento.

Diadema já figurou na lista das cidades mais violentas do Brasil, com altos índices de homicídio, e a partir de programas e projetos de educação, esporte, cultura e segurança, o município conseguiu reverter essa situação e, atualmente, colhe os frutos desses investimentos com redução drástica dos índices de criminalidade.

A cidade foi escolhida pelo Parlamento Europeu como Cidade Sul-Americana do Esporte e a realização da Caravana se alinhou a essas ações de garantir a prática esportiva segura e inclusiva a todas as esferas da população.

A Caravana atendeu, com atividades nas estações esportivas, a 1.476 crianças do Ensino Fundamental I e II, sendo 23 neuroatípicas. Crianças de duas escolas (EMEB Professora Annete Melchioretto / EM Doutor José Martins da Silva) e de projetos esportivos da Secretaria de Esporte participaram das ações do projeto.

A etapa contou com a participação de mais de 120 educadores do Programa Municipal – Mais Educação, no curso de formação continuada oferecido pela Caravana, o que contribuiu em muito para a qualificação da prática pedagógica dos educadores e educadoras e da inclusão de jogos e brincadeiras nas diversas atividades de aprendizagem oferecidas nas escolas públicas. Vale ressaltar que muitos professores e estagiários dos programas esportivos da Secretaria de Esportes também participaram da formação, que teve a presença do Prof. João Batista Freire.

Destaque para a visita, à arena e ao curso de formação da Caravana, do prefeito José de Filippi Jr. e da vice-prefeita Patty Ferreira, acompanhados de diversos secretários de pasta, com o objetivo de conhecer o projeto e buscar caminhos comuns de continuidade das propostas desenvolvidas e aproximação com o IEE e seus projetos.

Atletas convidados participam das diversas etapas da Caravana ao longo do ano. Em Diadema, esteve presente o medalhista de ouro e campeão mundial da ginástica (argolas), Arthur Zanetti, interagindo com as crianças em diferentes ações.

DEPOIMENTO

José de Filippi Jr.

Prefeito de Diadema

“Quero reforçar esse conceito de esporte, saúde, educação e lazer que temos no nosso governo. Estiveram na Caravana o secretário de saúde, a vice-prefeita, vereadores, a secretária de educação e representante da secretária de esporte, que não compareceu porque foi receber do Parlamento Europeu o prêmio de Cidade Sul-Americana do Esporte. E, agora, nós temos que honrar esse prêmio e será por meio de vocês, professores, monitores, professores de educação física, educadores do programa Mais Educação. Temos a plena consciência que é a qualidade do trabalho de vocês que faz a diferença. Agradecemos a Caravana do Esporte e já conversamos e acordamos que vamos nos encontrar outras vezes e é isso que esperávamos. Para nós, o esporte é a melhor maneira de incentivar as pessoas a ter uma vida saudável, de prevenção de doença física e mental, de convivência, de educação. Diadema é a cidade com maior densidade demográfica do Brasil e lazer, esporte, é um desafio e uma necessidade da população.”

ESTRUTURA E ATENDIMENTOS

DIAS DE AÇÃO

05, 06 e 07 de dezembro

LOCAL DA ARENA

Centro Parque Ecológico
Fernando Vítor de Araújo Alves

IDH do município

0,757

ATENDIMENTOS

1.476 crianças e adolescentes

123 professores

MODALIDADES E ESTAÇÕES

FUTEBOL • HANDEBOL • VÔLEI • BASQUETE • TÊNIS • SLACKLINE
ATLETISMO • OFICINAS DO ESPORTE • LUTAS

DEPOIMENTO

Robson Ribeiro de Almeida

Professor da rede pública municipal

A principal coisa que aprendi foi que, o que importa é o método. Por meio dele você é capaz de mudar todo o conceito da mesma atividade, o que muda tudo na formação do ser.”

REDES SOCIAIS

ALCANCE

14.647 pessoas

Interações

1.042 reações

Conteúdo

48 publicações

SOBRE A CIDADE DE Diadema/ SP

Diadema conta com 393.237 habitantes, integra a Região Metropolitana de São Paulo, formada por 39 municípios, e está inserida na região do ABCD Paulista, composta por sete cidades.

Localizada a 17 quilômetros do marco zero de São Paulo, a cidade tem IDH de 0,757 e área territorial de 30,732 km², com 12.795,69 habitantes por quilômetro quadrado.

O salário médio dos trabalhadores formais é de 3 salários mínimos. Com 34,60% das pessoas com rendimento nominal de até ½ salário mínimo.

Diadema conquistou o título de Cidade Sul-Americana do Esporte para o ano de 2024. O selo, que tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco, é concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.

O Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves abriga pista de caminhada e corrida, playground, campo de futebol, barras para alongamento, campo de areia, sem falar no contato direto com a natureza. O espaço é ideal para a prática de atividades esportivas e lazer para todas as idades.

DEPOIMENTOS

Bruno Costa Simão

Professor da rede pública municipal

“A abordagem dos princípios, estratégias e métodos enriqueceu minha perspectiva enquanto educador. Descobri que é possível construir, incluir, estimular e educar de forma humanizada, simples e divertida.”

Arthur Zanetti

Atleta convidado

“Estive na Caravana do Esporte em Diadema acompanhando uma tarde incrível com as crianças e com os professores em formação e o recado que dei é que pratiquem esporte, por amor, incentivem seus filhos a fazer esporte, não importa qual esporte seja, a fazer atividade física. Isso ajudará o desenvolvimento dele. E também os pais foram convidados a participar de todas as atividades da Caravana, porque se movimentar é viver.”

FOTOS DA ETAPA