PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

ETAPA Eldorado do Sul e Guaíba/ RS

julho de 2026

Caravana do Esporte leva oficinas e formação a Eldorado do Sul e Guaíba, no Rio Grande do Sul

A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), esteve em mais duas cidades gaúchas. No mês de junho, o projeto chegou a Eldorado do Sul – um dos municípios mais devastados pelas enchentes históricas de 2024 – e Guaíba, entre os dias 9 e 12, atendendo a duas escolas de cada cidade. A ação foi planejada em parceria com as Secretarias Municipais e seus diferentes departamentos.

Nos quatro dias, a Caravana contou com a presença de 1.200 crianças e adolescentes nas oficinas esportivas – orientadas pelos princípios do Esporte Educacional – e 136 professores na formação. Houve, também, a palestra de inclusão com a Dra. Raquel Del Monde, com 27 participantes.

O projeto retornou ao Rio Grande do Sul após passar por Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em maio, e Rio Grande e Pelotas, em março.

As atividades foram realizadas no ginásio de cada escola, com estações esportivas de vôlei, basquete, tênis, futebol e handebol.

Paralelamente às oficinas com os estudantes, a formação “Esporte Educacional e Inclusão” reuniu professores e professoras de Educação Física, educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), mães atípicas e gestores escolares.

Destaque para a presença na Caravana da especialista Dra. Raquel Del Monde, com a palestra “Desafios e avanços da inclusão nas escolas”.

Em 2026, a Caravana está atuando com ainda mais profundidade no campo da inclusão, ampliando a compreensão das escolas e dos municípios sobre: adaptação de espaços; criação de práticas pedagógicas esportivas diversificadas e mais acessíveis; estratégias para participação efetiva de crianças com deficiência e neurodivergentes; e ocupação esportiva dos espaços escolares.

DEPOIMENTO

Professor Rafael Soares

Professor participante da Formação – Eldorado do Sul/ RS

“Sou professor de Educação Física aqui na cidade de Eldorado do Sul. Eu acho extremamente importante e relevante uma formação, ainda mais com a política de inclusão que a gente convive no dia a dia, cada vez aumentando casos de alunos inclusos, de gêneros, de transtornos, mas em geral de autismo. Essa troca faz com que a gente adquira novos conhecimentos. Então, vai proporcionar o suporte necessário, ou se não o suporte necessário, as adaptações necessárias que eles têm, já que é direito deles, com certeza, de chegar ao mesmo objetivo final que os demais.”

ESTRUTURA E ATENDIMENTOS

DIAS DE AÇÃO

9, 10, 11 e 12 de junho

LOCAL DA ARENA

1ª EMEF Getúlio Vargas
2ª EMEF Cônego Eugênio Mees
3ª EMEF Darcy Berbigier
4ª EMEF Santa Rita de Cássia

IDH do município

Eldorado do Sul 0,717
Guaíba 0,730

ATENDIMENTOS

1.200 crianças e adolescentes

163 professores

MODALIDADES E ESTAÇÕES

FUTEBOL • VÔLEI • BASQUETE •TÊNIS • HANDEBOL

DEPOIMENTO

Giselle Fortes Chaves

Mãe atípica, participante da Formação - Eldorado do Sul/ RS

“Eu sou mãe atípica. O ensino que tive, a aula, foi de suma importância para a escola e para mim como mãe. Porque, assim como todos os dias eu estou com o meu filho, preciso saber como lidar com as adversidades dele. E me ajudou muito a entender de outras formas. A forma que eu posso lidar no dia a dia, ensinar coisas para ele, abordar, e para a escola em si também, o conhecimento para os professores. Aprender como trazer novas formas de ensino para eles. Então, foi maravilhoso poder viver esse momento. Porque conhecimento nunca é demais. E, ainda, acreditando que em casa eu posso ajudar muito mais. Muito valioso. Gostei muito.”

REDES SOCIAIS

ALCANCE

43.257 pessoas

Interações

2.262 reações

Conteúdo

205 publicações

SOBRE A(S) CIDADE(S) DE Eldorado do Sul e Guaíba/ RS

Eldorado do Sul está a apenas 12 km da capital, Porto Alegre. O município integra a área de preservação ambiental do Delta do Jacuí, com diversas fazendas, pousadas, sítios e parques voltados para o turismo rural. Alia as facilidades de sua proximidade com a Capital a fatores como tranquilidade e qualidade de vida. A cultura tradicionalista gaúcha é destaque em Eldorado do Sul, manifestada por meio do intenso envolvimento e participação da comunidade em diversos Centros Nativistas. Acampamento Farroupilha, Capela de São Pedro, Ruínas da CFPP e Figueira Centenária são alguns dos pontos turísticos da cidade.

Berço da Revolução Farroupilha, Guaíba está a 30 km da capital, Porto Alegre. O município foi batizado em homenagem ao Lago Guaíba. A palavra é de origem tupi (gua-ybe) e significa “baía de todas as águas”. A cidade é conhecida pela sua beleza natural e dispõe de uma orla, localizada no centro, com um trecho de Mata Atlântica, que poucos ambientes urbanos possuem. Por isso, é ideal para quem busca um local tranquilo e próximo da capital em que se possa aproveitar a natureza. Guaíba também é bastante reconhecida como espaço histórico, com prédios e lugares para visitação como a Casa Gomes Jardim.

DEPOIMENTOS

Michele Ribeiro de Freitas

Vice-diretora e supervisora dos Anos Iniciais Escola Santa Rita de Cássia - Guaíba/ RS

“Tivemos o prazer de receber a Caravana do Esporte e foi muito gratificante para nós e para as crianças. Apesar da chuva e mesmo com frio, vimos as crianças muito felizes e nas atividades do esporte. Agradeço a todos pelo dia proporcionado e ao projeto pela doação dos materiais. Nossa escola foi a mais afetada do município e receber essa doação para atuação direta nas aulas vai ser muito rico. Obrigada à Caravana.”

Dra. Raquel Del Monde

Médica psiquiatra especialista em autismo, TDAH e transtornos do neurodesenvolvimento.

“Eu sou médica com foco e atuação em transtornos do neurodesenvolvimento e autismo e estou com o pessoal da Caravana do Esporte em Eldorado, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes. E a gente veio aqui conversar com os profissionais da educação, da educação especial, falar um pouquinho sobre inclusão muscular, sobre práticas inclusivas. Nós tivemos uma troca que foi extremamente rica, porque foi possível a gente entender como realmente a inclusão é para todos. Então, pessoas com deficiências visíveis, com deficiências invisíveis, pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade e isso foi muito importante para entender uma questão que os professores estão passando agora com os seus alunos que tem traumas, gatilhos causados pela época das enchentes, uma época que foi realmente muito traumática para todos. Entender essa vulnerabilidade, entender como isso impacta os professores, toda a comunidade escolar e o quanto a gente ainda precisa trabalhar para que todos consigam lidar de uma forma mais tranquila, mais suave. E foi muito lindo, também, ver a resiliência dos professores, iniciativas que eles trouxeram, que aplicam no seu dia a dia com os alunos, alunos autistas, alunos neurodivergentes, mas também com os alunos que apenas precisam de um acolhimento especial.”