PROJETO CARAVANA DO ESPORTE

ETAPA Santa Bárbara/ MG

Setembro de 2023

A cidade mineira de Santa Bárbara estreia na Caravana do Esporte

Santa Bárbara, município mineiro que faz parte do Circuito Turístico do Ouro e traz na sua história e memórias uma arquitetura que data da sua fundação em 1704, recebeu pela primeira vez as atividades da Caravana do Esporte, entre os dias 19 e 21 de setembro.

Com uma população extremamente acolhedora e participativa, todo o processo de mobilização, montagem e realização do projeto foi acompanhado de perto pela equipe da Secretaria de Educação, Departamento de Esportes e equipe do Centro Esportivo de Santa Bárbara, local escolhido para a montagem da estrutura.

Durante os três dias de realização das atividades, 1.425 crianças e adolescentes das escolas públicas municipais e da APAE foram atendidos pela Caravana nas estações esportivas. Já 52 professores de educação física, professores generalistas, professores de inclusão, educadores comunitários, pais e mães de crianças com deficiência e com transtorno do espectro autista estiveram nas formações. E os participantes foram inscritos no curso EaD Pedagogia do Esporte Educacional, onde tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos da metodologia durante três módulos de estudos.

A realização da Caravana em uma comunidade que, por muitos anos, foi marcada pela violência e superou esses desafios a partir da organização e representação comunitária de jovens, foi um marco importante dessa etapa.

A etapa contou com a presença de dois atletas de destaque do País em diferentes momentos. Wander Moura foi recordista brasileiro e sul-americano em provas de atletismo e, atualmente, é professor de educação física no município mineiro de Contagem. Wander praticou atletismo com as crianças e, com seu depoimento, inspirou educadores e educadoras participantes da formação a tornarem o esporte possível a todas as crianças.

Já Iago Oliveira, judoca do Minas Tênis Clube, brincou com as crianças em diversas estações da Caravana e mostrou como um atleta de uma modalidade específica pode também fazer e inspirar as crianças em tantos outros esportes.

DEPOIMENTO

Alcemir Moreira

Prefeito Municipal de Santa Bárbara

“Gostaria de agradecer essa oportunidade que a Caravana nos deu de recebê-los aqui em Santa Bárbara. Passei a manhã toda acompanhando os espaços preparados para os nossos alunos e fiquei muito grato, principalmente na formação de professores, pois vai muito de encontro com o que a gente acredita em matéria de esporte. Aprendi hoje que o esporte tem que se adequar às crianças e não as crianças se adequarem ao esporte. Está sendo uma experiência muito rica esta interação. Em regiões como a nossa, prevalece muito o futebol como esporte e aqui foi apresentada uma série de possibilidades que contribuem para a vida das crianças, também para o despertar. O esporte tem esta força de unir, incluir e, além da interação, do aluno encontrar aquilo que ele gosta. Sou muito feliz e muito grato por receber um projeto tão maravilhoso como esse, com pessoas capacitadas e preparadas para compartilhar com os professores e fazer o trabalho de campo com nossos alunos. Além de tudo isso, estou muito feliz porque, enquanto eu andava pelas ações, uma criança veio até mim e disse: ‘Alcemir, muito obrigada pelo senhor trazer isso pra nós’. Pra gente é um presente. Quero agradecer a todos vocês do Instituto por ter essa coragem de fazer algo tão nobre, tão diferente.”

ESTRUTURA E ATENDIMENTOS

DIAS DE AÇÃO

19 a 21 de setembro

LOCAL DA ARENA

Centro Esportivo de
Santa Bárbara - CESB

IDH do município

0,707

ATENDIMENTOS

1.425 crianças e adolescentes

52 professores

MODALIDADES E ESTAÇÕES

FUTEBOL • HANDEBOL • VÔLEI • BASQUETE • TÊNIS • SLACKLINE
ATLETISMO • OFICINAS DO ESPORTE • LUTAS

DEPOIMENTO

Wander de Prado Moura

Atleta convidado

“O que mais me tocou e vem me tocando desde o convite para fazer parte desta ação foi primeiro essa inclusão feita com o Esporte Educacional, que isso é a nossa premissa para que ocorram outros esportes, outras modalidades e até mesmo o esporte de rendimento. Lembrei muito quando um professor de educação física chegou para falar comigo sobre o esporte e me apresentou o atletismo de uma forma diversificada. Na Caravana, eu vejo muito isso acontecendo, estou muito mais aprendendo aqui do que propriamente passando. Estou muito satisfeito pelo convite, agradeço muito a todos da Caravana e da cidade de Santa Bárbara.”

REDES SOCIAIS

ALCANCE

10.083 pessoas

Interações

1.469 reações

Conteúdo

61 publicações

SOBRE A CIDADE DE Santa Bárbara/ MG

Santa Bárbara fica localizada no Estado de Minas Gerais. Com 30.466 habitantes, pertence ao colar metropolitano de Belo Horizonte. Cidade histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais, está a 98 km da capital mineira.

A paisagem bucólica, com suas igrejas, telhados e quintais, aos pés da imponente Serra do Caraça, faz de Santa Bárbara um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais. Cidade tranquila e acolhedora, apesar da agitação da atual fase de desenvolvimento econômico, é também dotada de um povo simples e hospitaleiro, que preserva suas tradições e mantém uma vida cultural ativa.

A cidade tem IDH de 0,707 e área territorial de 684.505 km², com 44,51 habitantes por quilômetro quadrado. 85,8 % da população tem esgotamento sanitário adequado.

O salário médio dos trabalhadores formais é de 2,6 salários mínimos. Com 37,8 % das pessoas com rendimento nominal de até ½ salário mínimo.

São 4.801 alunos, divididos em 3.725 no Ensino Fundamental e 1.076 no Ensino Médio. São 27 escolas, sendo cinco de Ensino Médio. Nove escolas participaram das ações do projeto, três delas na Zona Rural/Distrito e seis na Central.

DEPOIMENTOS

Dyene Rodrigues Carlos

Professora

“Aprendi a ter um novo olhar para o jogo. O professor como mediador do processo e os alunos como protagonistas, criando autonomia nas decisões. Para minha prática pedagógica irei levar a experiência de trabalhar o jogo de uma forma leve, acolhedora e inclusiva.”

Karine Islâne Damasceno

Professora

“Foi enriquecedor, durante nossas práticas acabamos mecanizando muitas de nossas ações. Ao longo do curso, resgatei o que estava adormecido e o que me motivou a exercer nossa profissão. Eu amo minha profissão e percebi que nesse meio todos estavam ministrando o curso com amor à profissão. Amei do início ao fim.”

FOTOS DA ETAPA