BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 64 | MARÇO 2023

NÚMEROS
DO PERÍODO

6.449

alunos com atendimento direto

10.213

participantes da programação de férias

07

novos núcleos esportivos em Cabo de Santo Agostinho

27

núcleos esportivos no total

290

postagens em redes sociais

4.928

curtidas em postagens

116.923

visualização dos posts

936

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

O ANO DE 2023 COMEÇOU REPLETO DE ATIVIDADES E NOVIDADES PARA O PROJETO REDE DE NÚCLEOS, DO INSTITUTO ESPORTE & EDUCAÇÃO (IEE)!

Além das ações voltadas para as férias, que tiveram seu ápice em janeiro, os professores trabalharam no retorno das aulas regulares, organizando as turmas e calendário de eventos. Sem falar nos projetos didáticos, atualização das inscrições e diversas atividades de divulgação e acolhimento de novos alunos. O Rede de Núcleos realiza atendimento direto a 6.449 alunos. 

As diferentes ações do Festival de Férias contaram com a participação ativa das crianças, adolescentes, jovens, convidados e familiares, totalizando 10.213 pessoas. Reunindo não só as famílias, como também a comunidade do entorno de cada núcleo.

O Núcleo São Sebastião realizou passeio para a trilha de Paúba. A visita ao Parque Villa-Lobos foi atração no Núcleo Carapicuíba, assim como atividades como Roda Cantada. O Núcleo Campos Salles – Heliópolis teve encontro de Jovens Líderes. No Núcleo Cabo de Santo Agostinho – Ponte dos Carvalhos, destaque para o jogo Paintball com bexigas entre as turmas. Já alunos e professores do Núcleo Cabo de Santo Agostinho receberam a visita da Seleção Brasileira de Futins (Futebol com Patins) e tiveram a oportunidade de tomar café da manhã juntos, trocar ideias e jogar. Familiares dos alunos do Núcleo Capistrano de Abreu também participaram de atividades durante as férias escolares, como a Oficina de Slime.

No retorno às aulas, muitas atividades programadas, como: Jogo de invasão, Resgate, Vôlei Adaptado 4×4, Corrida Carrinho de Mão, Corrida do Saco, Abaixaê, Corrida da Peteca, Desafio do Tabuleiro, Limpa a Casa, Gol a Gol Gigante, Handsabonete, Futsal, Esconde Esconde, Oficina de Slime, Campeonato de Queimada, Vôlei Cego, Brincadeiras com Bexiga D’água, Voleibol, Aula de Dança, Basquete, Frisbee, Tênis, Corrida de Velocidade, Corrida de Revezamento, Disputa de Pênaltis, Esgrima, Canibal, Futebol de Sabão, Boliche Humano, Taco, Mini Tênis, Tênis de Mesa, Futmesa, Vôlei de Mesa, Futetênis, Ping Pong, Quiz, Jogo de perguntas e respostas, Xadrez, Dominó, Uno, Banco Imobiliário e passeios. Assim como treino metabólico e palestra com nutricionista.

Para este ano, além da continuidade do atendimento nos atuais núcleos do IEE, o grande destaque é a inauguração de sete núcleos novos em Cabo de Santo Agostinho (PE), totalizando 27 núcleos, além da implantação de um núcleo no bairro de Jacarepaguá (RJ). Contaremos mais sobre essa ampliação nos próximos boletins!

E os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2023. Em março, serão 10 ações.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Bruna Pellicciotti

Aluno do Núcleo São Sebastião

“O Instituto Esporte & Educação mudou a minha vida, porque quando eu era menor tive um trauma com o surfe, por conta de um acidente com prancha. Mas, depois que eu entrei nas aulas do IEE, passou. Eu conheci o projeto com a Mônica, da Secretaria de Turismo. Primeiro comecei a praticar o surfe e, depois, aulas de futebol. A colônia de férias é muito legal. E eu finalmente pude sair de casa para me divertir nessas férias.”

Gabriela Tavares

Estagiária no IEE desde setembro de 2022

“Tenho evoluído não somente profissionalmente, mas também como pessoa, pois a metodologia aplicada tem me ajudado a melhorar o meu relacionamento com o próximo, a ter empatia. Estou mais focada nas aulas, usando os conteúdos aplicados de forma mais objetiva em relação à idade dos alunos das turmas, pois minha linguagem era um pouco formal. E para as crianças, havia dificuldades de compreensão. Hoje, com o que tenho aprendido no IEE, consigo falar sem tanta formalidade, de maneira pedagógica, respeitando cada faixa etária. Sou grata ao Instituto Esporte & Educação, a minha professora responsável e aos alunos, por me permitirem alcançar novos aprendizados.”

Douglas A. M. de Moura

Aluno do núcleos Pindamonhangaba

“Neste ano, o professor Luís e a professora Maria Eduarda trouxeram atividades muito divertidas, como a brincadeira da queimada de bexiga com água. Outra que gostei foi da oficina de Rugby. Este ano, infelizmente, não poderei participar das aulas do Rede de Núcleos, pois vou estudar integral em outra escola. O Festival de Férias me ensinou muitas coisas, como trabalhar em grupo, e uma que o professor Luís (Paçoca) falou e que eu gravei foi: ‘não podemos jogar um jogo e querer ganhar a todo custo’. Entendi que é preciso respeitar as regras e, principalmente, respeitar os amigos. No meio do ano com certeza estarei participando novamente e muito obrigado pela oportunidade.”

Josué Carlos de B. Buarque

Auxiliar de Secretaria

“Acompanho o projeto desde quando foi implantado, aqui em Ponte dos Carvalhos, antes da pandemia. Naquele momento fiquei pensando: será apenas mais um projeto na escola com um tempo específico. Como era pandemia, os professores estavam sempre em atividades on-line, que para mim já foi um ponto positivo diante da situação. Ainda naquele momento, algo me chamou atenção, o comprometimento da equipe e o quanto eles queriam participar dos encontros com os familiares, para saber como estavam os alunos em casa e apresentar o que foi realizado nas aulas. Com a flexibilização e o retorno das aulas presenciais, pude perceber a grandeza do projeto dentro da escola. Muitas atividades, eventos, encontros com jovens e familiares. Hoje não vejo a escola Manoel Davi sem este projeto, pois de fato percebo a transformação acontecendo. Por exemplo: temos um grupo de jovens que está sempre presente na escola, ajudando os professores e realizando ações. Os alunos em geral estão participando das aulas na quadra, os familiares sempre relatam que estão amando o projeto. E para mostrar que de fato este projeto faz a diferença, tivemos um Festival de Férias e foi muito massa ver as crianças se divertindo dentro de um espaço seguro e acolhedor.”

Igor da Silva Mattos

Aluno do Núcleo Cajamar

“Sou aluno do núcleo desde o ano passado e está sendo muito divertido, pois eu consigo brincar, correr, jogar bola e aprender muito com os professores, que são muito legais. Fiz muitos amigos durante as aulas e fiquei contando os dias para chegar logo. O mês de férias foi maravilhoso. Os professores organizaram um campeonato de futebol que tem premiação para o vencedor. E o mais legal é que nós participamos da criação das regras, da tabela do campeonato, do sorteio dos times e, também, o professor está ensinando a gente a apitar os jogos, marcar o tempo e o placar. É muito difícil ser juiz ,eu prefiro jogar. Mas, eu gostei muito da experiência. Foi incrível.”

Heloisa Santos

Adolescente moradora da comunidade Jardim São Luís

“Eu participo do Festival de Férias desde meus 8 anos. Gosto muito das atividades na quadra e no campo do Jardim São Luís. As brincadeiras que mais gosto são esgrima, canibal, futebol de sabão e boliche humano. Infelizmente, não consigo fazer aula no núcleo por conta da escola e dos cursos que frequento, mas em todos os períodos de férias, de janeiro e julho, peço para minha mãe deixar eu participar das atividades de férias no núcleo.”