alunos regularmente atendidos
eventos realizados
comunidades
núcleos (15 SP, 03 RJ e 09 PE)
postagens em redes sociais
curtidas em postagens
visualização dos posts
visitas ao perfil
Um dos destaques foram as atividades do Internúcleos, evento que visa a integração entre os participantes dos diversos núcleos do Projeto Rede de Núcleos. Uma oportunidade única para que crianças, jovens e adultos compartilhem experiências, aprendam novas práticas esportivas e fortaleçam os valores de trabalho em equipe, respeito e inclusão.
Na EMEI CEU Feitiço da Vila, o Internúcleos teve como temática os ‘Jogos Não convencionais’. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Frisbee, Slackline, Paraquedas e Vôlei. Destaque, também, para o Intervôlei. O objetivo do evento foi avaliar a evolução pedagógica das turmas. Além disso, buscou possibilitar a interação dos alunos de todos os núcleos participantes e incentivar o protagonismo juvenil. Participaram 180 jovens dos núcleos Casa Blanca, Feitiço São Luiz e Embu. E foi realizado junto à Virada Esportiva, possibilitando que os alunos estivessem nas atividades desenvolvidas durante o dia, como oficinas de dança, aulas de zumba, jogos de tabuleiro e de mesa, entre outras.
Circuitos também movimentaram os alunos nesse período. Como o de futebol educacional, com as equipes dos núcleos Jaguaré e Carapicuíba. Todos se divertiram bastante e jogaram muita bola, com vitória do Núcleo Jaguaré. Do futebol para o surfe, com o Circuito de Surfe IEE 2023, um evento tradicional do Núcleo São Sebastião, realizado desde 2012 e que envolve toda a comunidade de Maresias.
E o Circuito de Jovens 2023 foi atração. Os jovens do Núcleo Campos Salles participaram com entusiasmo do torneio juvenil de voleibol, organizado pelo Pólo Heliópolis. O evento contou com os núcleos Campos Salles, Heliópolis, Meirelles e uma equipe parceira convidada e foi uma oportunidade valiosa de integração entre os núcleos. Durante o torneio, todos puderam se divertir, desfrutar e colocar em prática a metodologia que têm aprendido e praticado nas aulas. Isso permitiu que assumissem papéis ativos na organização de estratégias, tomada de decisões e resolução de desafios, fortalecendo assim sua autonomia e protagonismo no contexto esportivo e educacional.
Dos Circuitos para as aulas diferenciadas. Juntamente com os jovens e em parceria com a gestão do CEU Heliópolis, todos mergulharam no universo ‘Geek’. Os alunos da turma de voleibol usaram a criatividade e confeccionaram as próprias fantasias. Os professores do projeto também participaram e se divertiram nessa aula temática.
Já o Núcleo Ponte do Carvalho, em Cabo de Santo Agostinho, recebeu a equipe de monitores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para uma iniciativa educativa sobre conscientização no trânsito. Com vídeos, palestras e atividades lúdicas, os alunos foram instruídos sobre a importância da segurança viária. Destaca-se também a participação de protagonismo dos jovens líderes à frente das oficinas, juntamente com os monitores do DNIT.
E ações de voluntariado estiveram presentes em vários núcleos, com as empresas parceiras Banco ABC do Brasil, Zurich, Pfizer, Arno, Dexco e Isaceetp. Alunos do Núcleo Jardim São Luís participaram da Ação de Voluntariado do Banco ABC do Brasil. O evento celebrou o bom desenvolvimento dos projetos didáticos ‘Regras, rodízio’ e ‘Mediação e jogo limpo’, realizados com as turmas de voleibol do núcleo. Momento de integração e sociabilização entre as turmas de diferentes horários. Participaram 65 adolescentes e jovens, que puderam demonstrar protagonismo e liderança juvenil.
Colaboradores da Zurich, empresa parceira do IEE, fizeram uma palestra sobre Diversidade e Inclusão na sede do IEE, na capital paulista. A atividade foi híbrida, com Gustavo Nazário de forma presencial e Letícia Poscai e Rafaela Learte de maneira remota. Participaram 35 professores de São Paulo no Instituto e outros 30 de forma on-line. O encontro foi muito produtivo, já que os dois temas estão presentes na metodologia do IEE.