BOLETIM

PROJETO REDE DE NÚCLEOS DO IEE

Edição 68 | abril 2024

NÚMEROS
DO PERÍODO

6.827

alunos regularmente atendidos

65

eventos realizados

73

comunidades

26

núcleos (15 SP, 02 RJ e 09 PE)

145

postagens em redes sociais

3.956

curtidas em postagens

64.113

visualizações dos posts

56.071

visitas ao perfil

ATIVIDADES DOS
NÚCLEOS DE ATENDIMENTO

Volta às aulas, unindo aprendizado e diversão

A partir do final de fevereiro e começo de março, o Rede de Núcleos deu início às atividades de 2024, retomando os atendimentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Na volta às aulas, o projeto recebeu 6.827 alunos, em 36 espaços, unindo aprendizado e diversão. Para dar as boas-vindas aos alunos, os professores do IEE prepararam jogos de acolhimento, atividades diagnósticas e um planejamento pedagógico voltado à cultura local. Antes, em janeiro e fevereiro, as atenções estiveram no Festival de Férias, que agitou os núcleos, com dias repletos de brincadeiras e momentos únicos, superando a expectativa de todos. 2024 começou com muitas ações!

O retorno às aulas movimentou os núcleos. No Núcleo Osasco – Darcy Ribeiro, as crianças contaram com desafios propostos nas aulas, que possibilitam o desenvolvimento das habilidades motoras. Em Carapicuíba, destaque para o aprendizado dos principais fundamentos do futsal, por meio de jogos e brincadeiras, utilizando a metodologia do Esporte Educacional e com auxílio do Sistema Protege, para um melhor aprimoramento nas atividades. No Núcleo Campos Salles, a brincadeira foi com o “Pega-Pega Frozen”. Alunos do Núcleo São Luís tiveram basquete, vôlei e futsal.

Foram as primeiras ações de um ano que terá eventos, formações, aulas, monitorias, liderança juvenil e trocas constantes entre as equipes de coordenação e atendimento direto do IEE. A equipe de professores participou de diversos encontros de formação e planejamento, visando a qualificação das atividades propostas por meio da metodologia do Esporte Educacional.

E se 2024 teve início com Festival de Férias e volta às aulas, o Rede de Núcleos encerrou 2023 em um evento inovador, com muita história para contar. Foi assim o “Seminário Rede de Núcleos: Contando Histórias”, um encontro on-line com a participação de 60 professores e estagiários do projeto. Nele foram apresentadas 14 narrativas, compartilhando histórias inspiradoras. Um momento emocionante e inesquecível para quem fez parte do seminário, com uma troca pedagógica única e enriquecedora.

Os núcleos do IEE estão com uma agenda incrível de eventos esportivos em 2024.

FOTOS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS

DEPOIMENTOS

Frank Sena Hernampérez

Professor do IEE

Núcleo São Sebastião

“Eu acho super importante ter o trabalho que realizamos no Instituto com as crianças. Com esse projeto podemos oferecer a elas o esporte de uma forma pedagógica, onde o aluno não só pratica, mas aprende valores, aprende como ser um bom cidadão, um bom aluno e um bom filho. Ele tem a oportunidade de ter acesso a um esporte como o surfe, ter esse convívio com a natureza e aprender valores e formar um bom cidadão. Mas, o mais gratificante de tudo e algo de extremo valor para mim é poder ver os sorrisos das crianças se divertindo e não apenas isso, também aprendendo.”

Silvia dos Santos

Agente Escolar

Núcleo Thereza Collino/ Osasco

“Venho nestas linhas agradecer aos responsáveis pelas aulas do IEE em nossa unidade escolar. As experiências das crianças junto aos professores, duas vezes por semana, são educativas e pedagógicas, unindo o movimento, a agilidade, o brincar, e estimulam várias habilidades motoras e intelectivas. O projeto beneficia os educandos de várias escolas e ensina além do esporte.”

Silas Gouveia Soares

Ex-Aluno e Chefe de Núcleo de Esporte e Lazer do CEU Heliópolis

CEU Heliópolis

“Falar sobre o IEE é fácil. Sou cria do IEE, participei da primeira turma do primeiro ano do primeiro Núcleo na cidade de São Paulo. E hoje muito dos aprendizados que levo para minha vida, inclusive a profissão que exerço, é tudo devido aos ensinamentos que tive na época. Atualmente estou como Chefe de Núcleo de Esporte e Lazer do CEU Heliópolis e ter o IEE como parceiro é uma honra, pois sei que o projeto vai ser importante para as crianças que utilizam o CEU, assim como para as crianças da comunidade!”

Henrique Bassi

Estagiário

Núcleo Embu

“Eu estou no terceiro semestre da faculdade de educação física. Iniciei dentro da instituição há mais ou menos 3 meses. O que mais me chamou a atenção foi a metodologia do esporte educacional. A cada aula é um aprendizado novo, estou evoluindo profissionalmente e aprendendo muito com os professores e alunos. O meu objetivo principal é, além de aprender, contribuir na prática com a metodologia dentro do Núcleo que trabalho hoje.”

Miguel Mendes de Lima

Aluno da turma Liderando com o Esporte

Núcleo CEU Feitiço da Vila

“Participo das aulas do Núcleo há algum tempo. Os professores nos convidaram para ir ao Festival de Férias e ajudar nas monitorias das oficinas. Foi muito bacana porque eu sempre vi os alunos mais velhos auxiliando durante o ano, mas nunca imaginei que poderia ajudar também. Nós auxiliamos desde a organização dos materiais, planejamento e organização das atividades, além de estar junto com todas as turmas nas oficinas, com os alunos mais dispersos e com dificuldades também. Foi uma experiência maravilhosa e espero participar novamente.”

Luiz Fernando Souza Pereira

Estagiário do IEE

Núcleo Campos Salles

“Sou estagiário no Núcleo Campos Salles. Aprendo todo dia atividades como o planejamento das aulas e aplicação prática. Minha experiência tem sido incrivelmente enriquecedora, tanto na teoria quanto na prática. O Professor Anderson é um guia excepcional, proporcionando aprendizado significativo sobre a metodologia do Instituto. Para esse ano, desejo aprimorar ainda mais meus conhecimentos, enriquecendo as aplicações das aulas e impulsionando meu crescimento profissional. Estou ansioso para evoluir como professor e expandir meu caminho na área.”