BOLETIM DE EXECUÇÃO

PROJETO REXONA QUEBRANDO BARREIRAS

Edição 02 | outubro 2024

NÚMEROS DO PROJETO

230

jovens líderes impactados

4.600

crianças e adolescentes impactados pelos jovens líderes

22

comunidades participantes

16

núcleos do IEE participantes

JOVENS LÍDERES DO IEE DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO SE REÚNEM PARA DISCUTIR E DESENVOLVER OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NO CURSO QUEBRANDO BARREIRAS

JOVENS LÍDERES MERGULHAM NOS TEMAS INCLUSÃO, IGUALDADE E LIDERANÇA EM ENCONTROS COM O CURSO QUEBRANDO BARREIRAS, PREPARANDO-SE PARA REALIZAR EVENTOS ESPORTIVOS NOS BAIRROS E OBTER CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Nos últimos dois meses, os jovens líderes do Instituto Esporte & Educação estão participando da formação on-line na plataforma Quebrando Barreiras e, também, se reunindo em grupos presenciais para discutir e planejar ações práticas que envolvam os conteúdos: Confiança e Oportunidades, Inclusão, Engajamento, Metas – Vozes – Escolhas, Deficiências: Acesso e Inclusão, Antipreconceito, Igualdade de Gênero, Deficiência: Melhorando a Inclusão, Bem-Estar Mental, Inclusão da Mulher, Inclusão de Pessoas com Deficiências Intelectuais, Antirracismo, Suor e Movimento, Habilidade de Liderança no Esporte e, também, a série sobre Iniciativa – Futebol é coisa de menina.

O próximo passo é a realização dos eventos esportivos nos bairros onde os núcleos do IEE fazem seus atendimentos e o recebimento dos certificados de conclusão do curso.

Sabemos que para os jovens de 13 a 15 anos o curso proporciona oportunidades de ampliação cultural, trabalho em equipe, reflexões a respeito de temas como preconceito, inclusão e participação feminina, além do reconhecimento da escola, familiares e professores sobre o compromisso com a conclusão do curso. O certificado que todos receberão pode ser usado nos seus currículos quando estiverem em busca das primeiras oportunidades profissionais.

FOTOS DAS
AÇÕES REALIZADAS

DEPOIMENTOS

Reproduzir vídeo
Gabrielen Ozineide da Silva
Aluna do Núcleo Eronides Soares

Anielly Silva de Lima

Jovem Líder

Núcleo Ponte dos Carvalhos/ PE

“Uma coisa muito falada é sobre a movimentação, porque é na movimentação que os preconceitos são superados para que todos tenham e se sintam melhores na brincadeira. Porque a graça de fazer uma brincadeira ou um esporte é todos serem incluídos.”

Ester Katharine

Jovem Líder

Núcleo Carapicuíba/ SP

“Bom, eu entendi que a autoestima é muito importante, principalmente para as meninas. Isso pode afetar o emocional delas e o Quebrando Barreiras ajuda essas meninas a se sentirem mais seguras e confiantes dentro e fora do campo, com palavras positivas e incentivadoras.”

Brayan Santana Santos

Jovem Líder

Carapicuíba/ SP

“Eu aprendi sobre o antirracismo, que não pode julgar a pessoa pela cor. A importância do esporte para pessoas com deficiência visual ou mental. A prática de se dedicar e, também, a importância da hidratação e os exercícios que podem ser praticados.”