BOLETIM DE EXECUÇÃO

PROJETO REXONA QUEBRANDO BARREIRAS

Edição 01 | agosto 2024

NÚMEROS DO PROJETO

739

jovens líderes impactados

28.360

crianças e adolescentes impactados pelos jovens líderes

73

comunidades participantes

27

núcleos do IEE participantes

QUEBRANDO BARREIRAS: MOVIMENTO, INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Em parceria com Rexona, Instituto Esporte e Educação impacta mais de 28 mil crianças e adolescentes em três anos do Projeto Quebrando Barreiras

São mais de 28 mil crianças e adolescentes impactados, resultado de um trabalho realizado por 739 jovens líderes, moradores das periferias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Números que mostram a força do Projeto Rexona Quebrando Barreiras, em que o Instituto Esporte e Educação (IEE) é um  dos realizadores, parceiro Rexona desde 2021. Esses jovens líderes integram o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, atuando em seus 27 núcleos, realizando ações em suas comunidades. E, ao longo desses três anos, há muito a ser comemorado.

Em 2023, 234 jovens líderes do IEE realizaram a série de treinamentos e receberam bolsa auxílio por três meses. Foram atendidos pelos jovens líderes 4.401 crianças e adolescentes nas comunidades. Já em 2022, participaram 254 jovens líderes e o IEE compartilhou a série de treinamentos com 404 professores e líderes comunitários ligados ao Instituto. Receberam a série de treinamentos 901 instituições brasileiras, como Secretarias de Educação, Vilas Olímpicas, Parceiros REMs e Gestores de diferentes instituições. E, no primeiro ano da parceria, em 2021, um total de 251 jovens líderes esteve no projeto.

O Quebrando Barreiras concentra-se no apoio a crianças e adolescentes que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos e incluídos socialmente. A principal ferramenta do projeto é promover a inclusão por meio do movimento físico, amparado por uma robusta grade de treinamentos para mentores, professores e jovens líderes.

No projeto são disponibilizados conteúdos e práticas para que professores, líderes comunitários e jovens se inspirem e pratiquem um esporte com mais qualidade e participação. O objetivo é empoderar jovens de todo o Brasil com a confiança e a oportunidade de se movimentarem mais.

Foi realizado, também, como parte do Quebrando Barreiras, o Concurso de Boas Práticas, com vencedores em duas categorias: Professores de Escolas Públicas e Líderes Comunitários e Jovens.

FOTOS DAS
AÇÕES REALIZADAS

DEPOIMENTOS

Reproduzir vídeo
Celiane Oliveira
Coordenadora Pedagógica do IEE

Gustavo de Lima Pereira

Estagiário

Núcleo Cajamar/ SP

“Sou estagiário do núcleo de Cajamar em São Paulo, realizei o curso da Rexona e achei muito interessante. Abrange áreas do treinamento que nunca imaginei. Gostei muito do modo como realizaram e recomendo o curso para outros, pois é muito diversificado, gera muito conhecimento em aspectos como inclusão, diversidade de gêneros, deficiência e tenho certeza que nos ajudará muito na preparação e elaboração das nossas aulas, unidades didáticas e no dia a dia com nossos alunos.”

Karen Silva

Jovem Líder

Núcleo CEU Feitiço da Vila/ SP

“Minha experiência dentro do Quebrando Barreiras foi ótima, adorei assistir a diversos módulos e às atividades. Espero que eu consiga sempre colocá-las em prática nos espaços que estou inserida. As discussões dos módulos ampliaram o meu olhar, principalmente sobre inclusão e preconceito, que são temas extremamente necessários nos tempos de hoje. Foi uma experiência única e de muitos aprendizados, diversos assuntos para colocar em prática e refletir, principalmente no dia a dia. Espero passar por outras experiências como essa.”

Daniel Andrade

Jovem Líder

Núcleo Heliópolis/ SP

“A atividade bola mágica trabalha a importância de trabalho em equipe e ensina a todos a valorizar e comemorar os pontos fortes de cada um. Eu achei muito legal a experiência de passar essa atividade para as crianças, pois acredito que elas se divertiram bastante e eu também.”