NOTAS E REPORTAGENS
RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA
2023 está chegando ao fim. E, nesta nova edição do Na Pauta, do Instituto Esporte e Educação (IEE), você confere os resultados do trabalho de comunicação junto à imprensa nacional e local, entre os meses de julho e novembro deste ano.
Ações do Projeto Formações, a Caravana do Esporte, os primeiros números do Projeto Escola IEE, as atividades do Rede de Núcleos e a edição 2023 do Internúcleos estão entre os destaques do período. Sem falar no trabalho voltado para crianças neuroatípicas e o compromisso com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
De julho a novembro, 25 textos foram divulgados para a imprensa sobre as atividades, novidades e ações do IEE em todo o País. Os textos geraram a publicação de 248 notas, matérias e reportagens do IEE. Ao somar todos os valores e espaços conquistados, o IEE e seus parceiros tiveram um retorno de mídia de R$ 967.991,00.
No início de julho, um balanço do primeiro semestre do Projeto Formações IEE mostrou a capacitação de 1095 profissionais de sete estados. Esses profissionais estão levando a nova metodologia para mais de 80 mil alunos. E o projeto teve sequência no segundo semestre, com ações em agosto, setembro e outubro. No mês de outubro, aliás, foram distribuídos kits de material esportivo para 10 pólos de oito estados.
Em agosto, a cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a mais de 700 quilômetros da capital Manaus, teve uma nova edição do Encontro Pedagógico de Formação. O evento busca capacitar, com a Pedagogia do Esporte Educacional, profissionais que atuam no Programa Escola Criativa.
Já a Caravana do Esporte, neste segundo semestre, foi a Macapá (AP), em agosto e, também, a Santa Bárbara (MG), no mês de setembro, atendendo a um total de 3.300 crianças.
Destaque, também, para o Projeto Escola do IEE. Lançado em junho, tendo as primeiras atividades em julho, em cinco meses de atuação capacitou 239 professores de educação física e saúde.
E o Projeto Rede de Núcleos realizou a edição 2023 do Internúcleos. Um evento anual, que visa a integração entre os participantes dos diversos núcleos. Neste ano, até o final de dezembro, o Instituto pretende reunir 3.545 participantes. Além disso, o Rede de Núcleos ampliou suas atividades na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A expectativa é de atendimento a 2 mil alunos, em nove diferentes núcleos.
Ao longo do segundo semestre, o IEE desenvolveu e apoiou temas importantes. Como resultado dos estudos, experimentação prática e avanços na busca de estratégias pedagógicas cada vez mais eficientes e inclusivas para o atendimento de crianças neuroatípicas, organizou um Núcleo Temático, alinhado a um grupo de trabalho focado nesse tema – NTTEA+ – e tem realizado ações de formação e supervisão da prática pedagógica em diferentes espaços do Instituto.
Na Praça Internacional do Surf, em Maresias, na cidade de São Sebastião (SP), o sábado, 16 de setembro, foi especial. O Dia Mundial da Limpeza – World Clean Up Day reuniu 100 alunos do Projeto Rede de Núcleos – Núcleo São Sebastião. Os jovens, ao lado de 40 convidados, parceiros da comunidade, fizeram um mutirão de limpeza do lixo da praia. A iniciativa é do IEE junto com o projeto “Desengarrafando Mentes”.
E, com seus diferentes projetos, o IEE está realizando um chamado a empresas e investidores que buscam um compromisso com práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) e desejam apoiar de forma significativa as comunidades em que atuam. O Instituto desenvolve projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, assim como é parceiro de empresas comprometidas com práticas ESG.