NOTAS E REPORTAGENS
RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA
Ações do Projeto Formações IEE, da Caravana do Esporte, do Projeto Escola IEE e do Rede de Núcleos foram realizadas no período. O semestre teve, também, lançamento, com o Programa Metodologia IEE, e o Instituto realizou parcerias com o Sesc e a Nike. Além disso, reuniu seus colaboradores no Seminário IEE 2024. Confira os detalhes dessas atividades.
De janeiro a junho de 2024, 17 textos foram divulgados para a imprensa sobre as atividades, novidades e ações do IEE em todo o País. Os textos geraram a publicação de 282 notas, matérias e reportagens do IEE. Ao somar todos os valores e espaços conquistados, o IEE e seus parceiros tiveram um retorno de mídia de R$ 1.514.494,00.
Em março, as atividades de 2024 começaram no Rede de Núcleos, no Projeto Formações e na Caravana do Esporte. Na volta às aulas, o Rede de Núcleos recebeu 6.302 alunos, em 36 espaços, na retomada dos atendimentos em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, em um ano que conta com muitos eventos, formações, aulas, monitorias, liderança juvenil e trocas constantes entre as equipes de coordenação e atendimento direto do IEE.
Sete estados receberam no primeiro semestre de 2024 o Projeto Formações IEE, com os diferentes módulos da metodologia do Instituto, baseada nos princípios do esporte educacional. Foram capacitados 395 profissionais – professores, gestores, coordenadores e diretores –, em oito cidades, beneficiando 27.650 alunos. Os municípios que receberam as formações: Juazeiro, na Bahia; Carolina, no Maranhão; Ipatinga, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; Canoinhas, em Santa Catarina; e Porto Nacional, em Tocantins.
Já a Caravana do Esporte foi a duas cidades do interior de São Paulo nesse período: Bauru, em março, e Itatiba, em junho, com três dias de muitas atividades inclusivas de esporte em cada etapa, para as crianças e adolescentes, e um curso de formação continuada para educadores e educadoras das escolas públicas dos municípios.
As atividades de 2024 do projeto Escola do IEE também tiveram início em março, seguindo em abril, para estudantes universitários. Depois, a partir de junho, começaram a ser realizados 11 cursos voltados para professores de educação física, universitários e jovens líderes comunitários. São aulas presenciais e gratuitas, na área de formação e capacitação, com diferentes temas, na sede do Instituto, na capital paulista, assim como atividades remotas com base na plataforma digital do IEE (Moodle) de Ensino a Distância (EaD).
O período contou com duas parcerias do IEE. Uma com o SESC, levando ao litoral sul paulista o S.I.M. para a Inclusão – Sensibilizar, Inspirar e Mover-se – a 750 professores e educadores que atuam em escolas públicas. O objetivo da capacitação foi ampliar as possibilidades de organização e aplicação de projetos e programas de esporte para crianças neuroatípicas. Três unidades do SESC receberam a formação: em Itanhaém, reunindo as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe; em Praia Grande; e em Santos, envolvendo os municípios de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. Com a Nike, o IEE é um dos parceiros no projeto que destina 20 bolsas de estudo a jovens negros da região metropolitana de São Paulo. Pelo terceiro ano seguido, o Instituto está inscrevendo seus alunos na iniciativa, realizada pela Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), juntamente com o Somos CIEE e o Corinthians. É a segunda fase do projeto, iniciado em 2022, que se estenderá agora por quatro anos, até 2028.
E o IEE está lançando um novo projeto que promete transformar a maneira como o esporte é ensinado e vivenciado nas escolas e instituições de todo o Brasil. É o Programa Metodologia IEE, uma formação pioneira e exclusiva, voltada aos municípios brasileiros, que traz toda a experiência de mais de 20 anos de atuação do Instituto, reconhecido por sua contribuição à educação e ao esporte no País. Capivari, no interior de São Paulo, recebeu a nova ação, com a capacitação de mais de 30 profissionais.
Em junho, durante dois dias, profissionais do Instituto estiveram reunidos no Seminário IEE 2024, com o tema “Conviver Transforma!”, voltado para inclusão, diversidade e esporte educacional, no auditório do Sesc Santo Amaro, na capital paulista, com 80 participantes, desenvolvido pela equipe de coordenação do Instituto. Estiveram presentes profissionais de educação física que atuam em projetos do IEE nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além dos envolvidos na formação de professores em diversos projetos ao longo do ano.
Nos meses de abril e junho, o Circuito IEE de Surf 2024 teve suas duas primeiras etapas, na Praça Internacional do Surf, em Maresias, no litoral norte de São Paulo, com alunos do Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos.