NOTAS E REPORTAGENS
RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA
2024 já está acabando e nesta edição do Na Pauta, do Instituto Esporte e Educação (IEE), você confere os resultados do trabalho de comunicação junto à imprensa nacional e local, entre os meses de julho e novembro deste ano.
Atividades do Projeto Formações IEE, da Caravana do Esporte, do Projeto Escola IEE e do Rede de Núcleos foram realizadas no período. Uso consciente de energia, ações voltadas para os Jogos Olímpicos de Paris e a campanha “Doe seu IR”, da Abrace uma Causa, movimentaram esses meses.
De julho a novembro de 2024, 15 textos foram divulgados para a imprensa sobre as atividades, novidades e ações do IEE em todo o País. Os textos geraram a publicação de 278 notas, matérias e reportagens do IEE. Ao somar todos os valores e espaços conquistados, o IEE e seus parceiros tiveram um retorno de mídia de R$ 936.740,00.
O clima olímpico tomou conta do Rede de Núcleos. Alunos do projeto participaram de diversas atividades envolvendo modalidades esportivas que estiveram nos Jogos de Paris 2024. Foram 4.607 participantes nas ações com a temática Olimpíada, movimentando crianças e adolescentes, que conheceram modalidades menos tradicionais como badminton, esgrima, escalada esportiva, golfe, rugby, entre outras.
Na campanha “Doe seu IR”, da Abrace uma Causa, o Rede de Núcleos foi um dos projetos disponibilizados pela plataforma digital para receber as doações agora em 2024. E o Núcleo São Sebastião teve uma série de atividades educativas, voltadas para o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A ação fez parte da parceria entre a EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, e o IEE, realizada em Maresias.
O IEE é parceiro do Projeto Rexona Quebrando Barreiras desde 2021. Ao longo desses três anos, muitos foram os resultados. O projeto impactou diretamente 739 jovens líderes, moradores das periferias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, que integram o Projeto Rede de Núcleos. E, indiretamente, esses jovens líderes impactaram, por meio das ações realizadas em suas comunidades, cerca de 28.360 crianças e adolescentes. O Instituto desenvolve metodologia para trabalhar com liderança juvenil por meio do esporte, nos eixos de aulas, monitoria, eventos, cursos e mercado de trabalho. O Sistema de Formação de Jovens Líderes é um dos destaques.
Já a Caravana do Esporte movimentou Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, com atividades inclusivas de esporte, dirigidas a crianças e a professores da rede pública de ensino. O projeto atendeu, gratuitamente, 1.400 estudantes das escolas municipais, com jogos esportivos, além de professores da rede municipal e gestores públicos, com cursos de formação em esporte, tendo apoio da Prefeitura municipal.
O Projeto Formações IEE chegou a diferentes cidades, estados e regiões do País. Agora em 2024, está capacitando 873 profissionais e beneficiando 61.110 alunos, de 13 estados – Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, em 10 polos de atuação. Nos meses de outubro e novembro, o projeto chegou a nove cidades de oito estados e, em setembro, a quatro municípios de quatro estados do Norte e Nordeste.
A Escola do IEE vem trazendo formação e capacitação para professores e universitários de educação física, assim como instrutores e agentes comunitários de saúde e esporte. Ao longo do ano foram 27 turmas formadas, em cursos com diferentes temas e módulos, reunindo um total de 610 professores, estudantes e jovens líderes comunitários. Com a capacitação desses participantes, o projeto já está impactando 25 mil alunos. Em novembro, o Escola do IEE teve cinco cursos realizados, com mais quatro em setembro e seis em agosto.
E no segundo semestre, o Escola do IEE fechou uma parceria com a cidade de Osasco (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação. Entre os meses de setembro e novembro, 105 professores de Educação Física participaram do curso Metodologia IEE do Esporte Educacional. A capacitação desses educadores impacta mais de 150 escolas e cerca de 50 mil alunos.
Neste ano, o IEE lançou o Programa Metodologia IEE, que oferece a municípios do País a oportunidade de reunir profissionais de educação física e outras áreas afins da educação municipal em cursos de formação continuada na metodologia do IEE. O Instituto já atuou com formações junto ao SESC Santos, no litoral paulista, e nas cidades de Capivari (SP) e Brumadinho (MG).