— NEWS/ Caravana do Esporte

Cabo de Santo Agostinho (PE) recebe a Caravana do Esporte, do IEE, a partir desta terça-feira (8)

Ações do projeto, do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, prosseguem até quinta-feira (10), com diferentes atividades na Arena Caravana, especialmente erguida no Estádio de Futebol da Pontezinha

ESCRITO EM — 07/11/2022

17:28 hs

COMPARTILHE:

Ações do projeto, do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, prosseguem até quinta-feira (10), com diferentes atividades na Arena Caravana, especialmente erguida no Estádio de Futebol da Pontezinha

Novembro, 2022 – Com participação voluntária de Keila Costa, medalhista do atletismo e pentacampeã sul-americana de salto triplo, a Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE), chega nesta terça-feira (8) a Cabo de Santo Agostinho, levando as atividades do projeto ao município no interior de Pernambuco. As ações, que seguem até a quinta-feira (10), contam com apoio da Prefeitura da cidade e em conjunto será realizada também a Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. A Caravana do Esporte têm apoio institucional do UNICEF e o patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

A Caravana vai promover atividades de esporte para estudantes e professores da rede municipal de ensino. As crianças terão três dias de brincadeiras e jogos esportivos na Arena Caravana, especialmente erguida pelo projeto no Estádio de Futebol da Pontezinha. Enquanto as crianças brincam, gestores e professores das escolas municipais participam do curso de formação continuada Pedagogia do Esporte Educacional, com a metodologia desenvolvida pelo IEE para qualificar a prática esportiva.

O Projeto Caravana do Esporte leva gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para alunos da rede pública e para os servidores. Atletas convidados visitam as ações para mobilizar gestores, alunos e a comunidade em prol do esporte na educação. A Caravana do Esporte promove formação de professores de redes públicas e atendimento direto de criança, com foco na educação e na inclusão por meio do esporte nas escolas. Nas estações esportivas, as crianças vivenciam todas as atividades em rodízio.

“A Caravana do Esporte, com suas ações e metodologia, está voltada para uma educação inclusiva, levando esporte para crianças e jovens. E nestes três dias estará movimentando Cabo de Santo Agostinho”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

Esta edição 2022 da Caravana do Esporte conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD). Recebem a Caravana este ano as cidades de Aracaju (SE), Mateus Leme (MG), Curionópolis (PA), Corumbá (MS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Um pouco sobre Keila Costa – Atleta pernambucana de prestígio mundial, Keila Costa participou de quatro Olimpíadas na carreira. Começou no atletismo aos nove anos de idade, pelo Projeto Atletas com Futuro, em Abreu e Lima. A atleta participou de três finais mundiais, conquistou três medalhas em edições de Jogos Pan-Americanos e é pentacampeã sul-americana no salto triplo. Saltadora e medalhista do atletismo, encerrou suas competições em 2022. Em 2021, foi nomeada secretária de Esportes do município de Abreu e Lima, mas deixou o cargo no início deste ano. Agora, pretende atuar como treinadora e gestora esportiva. Em 2021, disputou o Sul-Americano de Guayaquil, no Equador, e o Troféu Brasil, em São Paulo, com ouro no salto triplo nos dois torneios. É uma das atletas mais longevas do alto nível do atletismo brasileiro.

Programação

– Terça-feira (8) – 9h – Cerimônia de abertura oficial da etapa Cabo de Santo Agostinho/2022. Local: Tenda da Caravana das Artes – Arena das Caravanas. Endereço: Estádio de Futebol de Pontenzinha – Rua da Estação – Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho.
– Terça-feira a quinta-feira (8 a 10) – 8h às 17h – Atividades de esporte e artes na Arena Caravana – alunos da rede municipal de ensino – Local: Arena da Caravana.
– Terça-feira a quinta-feira (8 a 10) – 8h às 17h – Formação para professores e profissionais da Educação, Esportes, Cultura da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE) –  Curso Pedagogia do Esporte Educacional. Local: Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.
– Quarta-feira (9) – Manhã (8h às 9h30) e Tarde (14h às 15h30) – Palestras – Neurodiversidade – esporte e arte para inclusão de crianças neuroatípicas – dirigidas aos professores inscritos nas formações das Caravanas e ao público em geral. Adriana Saldanha – Diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Gabrielly Oliveira Lima – Psicóloga e atendente terapêutica, Keila Costa – medalhista do atletismo e gestora esportiva e Arségila Neves – Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Gestão e Qualidade de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho.
– Quinta-feira (10) – 16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Cabo de Santo Agostinho (PE). Local: Tenda da Caravana – Arena Caravana –Estádio Pontenzinha.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil  e leva aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

A Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS