— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte atenderá 2,5 mil crianças em cidade banhada pelo rio Amazonas

ESCRITO EM — 02/12/2019

20:24 hs

COMPARTILHE:

Dezembro de 2019 – A última etapa do ano do projeto Caravana será em Juruti, no interior do Pará. De terça (3) a quinta-feira (5), cerca de 2,5 mil crianças e jovens de escolas públicas da região participarão do projeto, que é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. Nessa etapa, o projeto conta com o patrocínio da Alcoa, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Serão três dias de atividades gratuitas, dirigidas a crianças, jovens, educadores e gestores do município banhado pelo rio Amazonas, no oeste paraense, e que tem cerca de 55 mil habitantes e uma população indígena dos povos Munduruku e Muirapinima.

A abertura da Caravana será na terça-feira, às 8h30, no campo da Associação Santa Cruz Esporte Clube, no bairro Bom Pastor, com a presença do prefeito de Juruti, Henrique Costa, do secretário de Educação, Jonas Morais, de representantes da Alcoa e outras autoridades locais.

A Arena da Caravana será montada no mesmo local e estará aberta durante os três dias de atividades, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As crianças e os jovens participantes terão a oportunidade de brincar, aprender e praticar atividades físicas nas nove miniestações esportivas, com futebol, vôlei, basquete, lutas, oficinas do esporte, atletismo, tênis, slackline e jogos não-convencionais. Além disso, terão atividades com música, dança, teatro e cinema.

Multicampeã da natação brasileira na prova de 200 metros livre, medalhista pan-americana e atleta olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Jéssica Cavalheiro está muito animada em participar desta etapa. “Conheci a Caravana através da Etiene Medeiros e do João Gomes, que participaram da etapa do projeto em Baixo Guandu (ES). Achei incrível a ação e, quando me chamaram, não pude perder a oportunidade de participar”, conta.

“Esporte e Educação são as minhas paixões. Primeiramente o esporte, por ter me educado como uma mulher forte, e a educação, pela nova fase da minha vida à frente de uma editora de livros infantis. A parte que mais me toca é a troca, aprender e ensinar, conhecer a cultura do meu país. Estou ansiosa para me jogar em todos os momentos da Caravana em Juruti”, fala Jéssica.

Rogério Ribas, gerente de Relações Institucionais e Trabalhistas da Alcoa Juruti, ressalta que o projeto Caravana do Esporte na cidade tem um impacto bastante positivo na vida das pessoas. “Estamos muito felizes por receber um projeto dessa magnitude, que tem a missão de potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios”, afirma Ribas.

Enquanto as crianças brincam e aprendem com a atleta e os formadores do IEE, cerca de 100 professores e profissionais do esporte, da educação, assistência social e cultura do município terão três dias de formação com a metodologia “Esporte Educacional”.

“O Caravana do Esporte na cidade é uma iniciativa grandiosa, que chega a Juruti com o objetivo de capacitar os professores, sendo que, durante essa capacitação, 2.400 crianças estarão praticando esporte em diversas modalidades individuais e coletivas. Isso para nós é extremamente rico e o mais importante desse projeto é que ele não termina por onde passou. Nossa expectativa é de que em Juruti não seja diferente e haja uma continuidade dessa ação”, completa Ribas.

Sobre os projetos – Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 10 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos 14 anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, ALCOA e CMPC, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Entre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS