— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte chega a Macapá (AP) nesta terça-feira (8) para atender 1.800 crianças e jovens

Projeto do Instituto Esporte e Educação movimentará a cidade até quinta-feira (10), com foco na educação e na inclusão por meio do esporte. Atleta olímpico da marcha atlética, o paraense Lucas Mazzo é o convidado da etapa

ESCRITO EM — 07/08/2023

08:00 hs

COMPARTILHE:

Agosto, 2023 – Com atividades gratuitas voltadas a estudantes e professores da rede municipal de ensino e aos profissionais do esporte da gestão municipal de Macapá, a Caravana do Esporte estará entre esta terça-feira (8) e a quinta-feira (10) na capital do Amapá. A sede campestre do Domestilar foi o local escolhido para a montagem da Arena Caravana nesta etapa. Realizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), a Caravana vai promover três dias de jogos esportivos, além de curso de formação em esporte educacional.

A Caravana do Esporte tem como objetivo levar gratuitamente a municípios do interior do Brasil metodologias que visam qualificar a prática esportiva nas escolas públicas, por meio da formação de professores. O projeto conta com um time de especialistas em educação e esporte, assim como a participação voluntária de atletas convidados.

Em Macapá, estarão reunidas 1.800 crianças do ensino fundamental durante os três dias, nas oito estações esportivas. Todas as atividades são gratuitas para os participantes e sem custos para o município. A Caravana promove a participação igualitária e inclusiva de meninos e meninas em todas as práticas de jogos e brincadeiras, estimulando o cuidado com o meio ambiente, com redução da geração de resíduos plásticos nas ações da Caravana e direcionamento dos resíduos produzidos durante as atividades para compostagem ou reciclagem.

Capacitação de professores e gestores do município – Enquanto as crianças brincam no espaço pedagógico da Caravana, professores da rede de ensino, profissionais das áreas do esporte e da saúde e gestores públicos participam do curso de formação continuada Pedagogia do Esporte Educacional, com metodologia desenvolvida pelo Instituto, em conexão com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. O curso presencial é realizado durante os três dias de Caravana e os professores inscritos poderão dar continuidade a essas capacitações com carga horária adicional em formato EAD, pela plataforma do Instituto.

Uma vivência sobre “Esporte para Inclusão Escolar de Crianças Atípicas” também atenderá professores, gestores e pais de alunos do ensino fundamental de Macapá diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

“O encantamento e a capacidade de transformar que a Caravana promove em três dias estão no método. Os professores da rede de ensino que participam das formações presenciais trabalham conceitos e têm vivências práticas da metodologia e dos materiais pedagógicos desenvolvidos pelo Instituto”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação.

Lucas Mazzo é o atleta convidado – Atletas convidados pelos projetos participam voluntariamente das atividades promovidas pela Caravana com as crianças e compartilham suas experiências. Em Macapá, a Caravana do Esporte receberá a visita do atleta olímpico da marcha atlética Lucas Mazzo, que vai brincar com as crianças nas estações esportivas para mostrar como é a modalidade que já rendeu medalhas ao País. Lucas nasceu no Pará e despontou no cenário esportivo nacional aos 18 anos, em competições Sub-23 de marcha atlética. Com visão monocular, Lucas representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Hoje, aos 28 anos, o atleta treina em Brasília (DF) com o técnico João Evangelista de Sena Bonfim.

Programação da Caravana do Esporte em Macapá
Arena Caravana – Sede Campestre Domestilar (Rodovia Juscelino Kubitschek, 5.108 – Bairro Universidade)
8, 9 e 10 de agosto – 8h às 17h – Atividades de esporte para estudantes das escolas municipais
8 de agosto – 9h – Cerimônia de abertura
8, 9 e 10 de agosto – 8h às 17h – Curso de formação para profissionais da Secretaria Municipal da Educação: Pedagogia do Esporte Educacional
8 de agosto – 14h – Diálogos e vivências sobre autismo e inclusão
9 e 10 de agosto – 8h às 11h – Diálogos e vivências sobre autismo e inclusão
10 de agosto – 16h30 – Encerramento das formações presenciais – Local: salas das formações.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS