— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte Digital: IEE lança formação à distância para mais de 400 professores

ESCRITO EM — 20/07/2020

14:44 hs

COMPARTILHE:

Julho, 2020 – A Caravana do Esporte ganhará, a partir desta terça-feira (21), mais um  capítulo na sua história de mais de 15 anos levando esporte e educação para todo o País. O Instituto Esporte & Educação (IEE), realizador do projeto, vai lançar formações continuadas para profissionais da educação de cinco municípios em uma plataforma virtual, em parceria com UNICEF, DISNEY e ESPN.

A escolha de investir no Ensino à Distância (EAD) segue recomendação do UNICEF, devido a impossibilidade de reunir grandes grupos durante a pandemia e vai atender cinco municípios incluídos no cronograma de 2020 da Caravana do Esporte: Itaberaba-BA, Itabaianinha-SE, Lajes-RN, São José dos Campos-SP e Boa Vista-RR.

As formações, que já eram realizadas presencialmente em todas as cidades visitadas pelo projeto, na versão online terão 40h de tarefas e vídeos enviados pelos profissionais do IEE e professores de redes públicas de ensino e gestores públicos participantes. O tema será “Esporte Educacional para Grandes Grupos” e segue a metodologia do Instituto, que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Os conteúdos das formações serão disponibilizados gratuitamente a cerca de 80 profissionais de cada município que fez adesão ao projeto da Caravana do Esporte 2020. As inscrições serão feitas por meio das secretarias municipais da Educação, da Cultura, do Esporte e da Assistência Social.

Antes presenciais, formações serão à distância em 2020

 

Impacto direto no ensino da rede pública – Para Ana Moser, “a organização de todos os conteúdos e estratégias utilizadas na formação dos professores da Caravana do Esporte em uma plataforma digital permite que o projeto continue com ações em diversos municípios do Brasil, e isso tem um impacto direto sobre as possibilidades de qualificação da prática pedagógica dos professores dessas redes municipais.”

As aulas à distância terão abordagens teórica e prática, conteúdos de apoio com textos, vídeos e quizzes, e serão ministradas por professores especialistas do Instituto. Os temas dos módulos estão em conexão com a BNCC-Base Nacional Comum Curricular e a ideia é auxiliar os professores a ampliarem o trabalho com o esporte educacional nas escolas e nas comunidades.

Na formação continuada à distância da Caravana do Esporte, os educadores e gestores inscritos terão a oportunidades de conhecer o Instituto Esporte & Educação e seus projetos pedagógicos, a Caravana do Esporte, sua história, ações, trajetória pelo Brasil e no exterior, a metodologia utilizada na Caravana, os princípios do Esporte Educacional e sua aplicação prática por meio  de diferentes jogos em aulas de educação física e esporte em escolas, comunidades e espaços públicos, além de aprender como organizar uma Arena de Esporte Educacional Inclusiva.

Diogo Silva participa do lançamento em Itabaianinha (SE) (foto: Celia Santos /IEE Divulgação)

 

 

 

Diogo Silva e Keila Costa, atrações dos lançamentos desta terça-feira – Para celebrar esse novo formato, serão realizados e transmitidos eventos online na página do Facebook do Instituto Esporte e Educação. Nesta terça-feira (21), serão feitos os lançamentos nas cidades de Itabaianinha (SE), às 14h (com a participação do campeão pan-americano do taekwondo Diogo Silva),  Lajes (RN), às 16h (com a medalhista pan-americana do salto triplo Keila Costa), e Itaberaba (BA), às 18h. Já no dia 23 (quinta-feira), a Caravana do Esporte Digital será lançada nos municípios de São José dos Campos (SP), às 14h, e Boa Vista (RR), às 16h.

Sobre os projetos – Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 10 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos 14 anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio de Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco BV, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Unopar, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, Lundin Mining, CMPC, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS