— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, chega a Curionópolis (PA) nesta terça-feira (29)

Com apoio da Vale, o projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, realizará, até quinta-feira (1º/12), diferentes atividades na Arena Caravana, erguida no Estádio Municipal Wilson de Sousa, na cidade no interior do Pará

ESCRITO EM — 28/11/2022

16:21 hs

COMPARTILHE:

Caravana do Esporte - Curianópolis - PA

Novembro, 2022 – Cerca de 1.500 alunos das escolas municipais de Curionópolis, no interior do Pará, terão três dias de muita brincadeira na Caravana do Esporte, a partir desta terça-feira (29), na arena erguida no Estádio Municipal Wilson de Sousa. Com a presença da medalhista pan-americana de maratona, Adriana da Silva, o projeto do Instituto Esporte & Educação (IEE) chega ao município para ações de esporte educacional voltadas a estudantes, gestores e professores da rede pública de ensino, com apoio da Prefeitura municipal.

O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. A Caravana do Esporte têm apoio institucional do UNICEF e o patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Ao longo de três dias, a Caravana promoverá atividades gratuitas de esporte em oito miniestações esportivas, até a quinta-feira (1º/12). Nas estações esportivas as crianças vivenciam todas as atividades em rodízio. Enquanto a criançada brinca, gestores e professores das escolas municipais participam do curso de formação continuada: Pedagogia do Esporte Educacional, com a metodologia desenvolvida pelo IEE para qualificar a prática esportiva.

A programação na etapa Curionópolis começa na terça, às 8h, com a chegada à Arena Caravana do primeiro grupo de crianças trazido pelas escolas. Às 9h, uma solenidade marcará a abertura oficial do projeto na cidade. As atividades para as crianças, ministradas pelos especialistas da Caravana, prosseguem até as 17h, durante os três dias.

A Caravana do Esporte leva gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para alunos da rede pública e para os servidores. Atletas convidados visitam as ações da Caravana para mobilizar gestores, alunos e a comunidade em prol do esporte e da educação.

“Chegamos a Curionópolis com a Caravana do Esporte, que está voltada para uma educação inclusiva, levando esporte para crianças e jovens. A metodologia desenvolvida permite a experimentação, o aprendizado pelo movimento e o convívio com as diferenças”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

Atleta convidada vai brincar com as crianças – Adriana Aparecida da Silva visita pela primeira vez o projeto e pretende mostrar um pouco de sua experiência no atletismo. Adriana é corredora de longa distância, atleta olímpica que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016. Foi bicampeã pan-americana de Maratona. Integrando a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, ganhou a medalha de ouro na Maratona com a marca de 2h36min37, batendo o recorde do Pan.

Esta edição 2022 da Caravana do Esporte conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD). Recebem a Caravana este ano as cidades de Aracaju (SE), Mateus Leme (MG), Curionópolis (PA), Corumbá (MS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).                             

Programação
Caravana do Esporte em Curionópolis (PA)

29/11 a 1º/12 – 8h às 17h – Atividades de esporte na Arena Caravana – alunos da rede municipal de ensino. Local: Estádio Municipal Wilson de Sousa.
29/11 – 9h – Cerimônia de abertura oficial da etapa. Local: Arena da Caravana.
29/11 a 1º/12 – 8h às 17h – Formação para professores e profissionais. Curso Pedagogia do Esporte Educacional. Local: Escola Prefeito Eronides Francisco Soares.
1º/12 –  16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Curionópolis. Local: Arena Caravana.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil  e leva aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

A Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio da VALE, MASTERCARD e UNILEVER, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica 

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS