— NEWS/ Caravana do Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, realiza ações em Corumbá (MS), a partir desta terça-feira (30)

O projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, terá ao longo de três dias formações de professores e diferentes atividades para crianças e jovens, no complexo esportivo Centro Múltiplo

ESCRITO EM — 29/08/2022

16:47 hs

COMPARTILHE:

Agosto, 2022 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE) vai levar brincadeiras, jogos e diferentes atividades para a cidade de Corumbá (MS). Nesta terça-feira (30) e até quinta-feira (01/09), cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino e crianças atendidas pela APAE local estarão participando do projeto, na Arena erguida no complexo esportivo Centro Múltiplo. Em conjunto serão realizadas também as ações da Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Formação de professores de redes públicas e atendimento direto de crianças e jovens são realizados pela Caravana do Esporte pelo País. Enquanto os alunos brincam, gestores e professores da rede pública estarão no curso de formação Pedagogia do Esporte Educacional. As atividades em Corumbá contarão com a participação voluntária da medalhista olímpica do vôlei, Erika Coimbra.

“A Caravana do Esporte, com suas ações e as metodologias desenvolvidas, levam de forma diferenciada o esporte até as crianças e jovens de diferentes cidades. Agora, estará em Corumbá, com suas diversas atividades, em três dias de muita movimentação e informação para quem estiver participando no Centro Múltiplo”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

O projeto chega a Corumbá com patrocínio da VALE e apoio da Prefeitura municipal. As ações são registradas em documentários exibidos pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.

Há 17 anos, a Caravana do Esporte leva esporte e educação para todo o País, com a aplicação da metodologia para formação continuada em esporte educacional. Esta edição 2022 conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD). Recebem a Caravana este ano as cidades de Aracaju (SE), Mateus Leme (MG), Curionópolis (PA), Corumbá (MS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Programação
– 30/08 – 08h30 – Abertura oficial da etapa Corumbá – Tenda das Caravanas
– 30/08 a 01/09 – Formação de Professores –  das 8h às 11h e das 14h às 17h, na E.E. Dr. João Leite de Barros –  Rua Cabral, 761 – Centro
– 31/08 – Crianças neuroatípicas e inclusão escolar- Diálogos Caravana com professores e gestores – Manhã –  das 8h às 9h30 e Tarde – das 14h às 15h30, na Tenda das Caravanas. Palestras com: Adriana Saldanha – diretora do Instituto Mpumalanga; Priscila Ilha Rocha – neuropsicopedagoga,  especialista em transtornos do desenvolvimento; Camila Ribeiro – pedagoga, especialista em educação inclusiva; Lia Sophia – psicóloga e ativista; Erika Coimbra – medalhista olímpica, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei.
– 01/09 –  16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Corumbá, na Tenda das Caravanas.
– 30/08 a 01/09 – das 8h às 17h – Oficinas esportivas diversas na Arena Caravana erguida no complexo esportivo Centro Múltiplo – Avenida Porto Carreiro, s/n – Corumbá (MS)

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil  e leva aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005,  foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

A Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio da VALE, Mastercard e Unilever.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS