— NEWS/ Formações do IEE

Cinco municípios recebem projeto do IEE e Petrobras, que irá capacitar 345 professores

ESCRITO EM — 18/03/2019

16:13 hs

COMPARTILHE:

São Paulo (SP) – Cinco municípios voltam a receber o projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras. Na terça (19), quinta-feira (21) e na sexta (22), profissionais do IEE estarão nos estados do Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte realizando formações em esporte educacional, que reunirão cerca de 345 profissionais da área de educação. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Na terça-feira, a partir das 8h, o projeto do IEE estará em Mossoró (RN) e São Mateus (ES), reunindo 130 profissionais da Educação. No município do Rio Grande do Norte, serão 50 participantes de Felipe Guerra, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Upanema e Governador Dix-sept Rosado, além de Mossoró. Já em São Mateus, também estarão presentes professores de Linhares.

Já na quinta-feira, o Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional estará em Fortaleza (CE) e Macau (RN). Na capital cearense, serão capacitados 35 professores e gestores de escolas da rede pública e de ONGs de Fortaleza e Paracuru. Na capacitação em Macau, mais 50 professores serão contemplados professores, gestores e coordenadores de seis municípios do estado: Afonso Bezerra, Alto Rodrigues, Assú, pendências, Macau e Natal.

As quatro formações correspondem ao quarto e penúltimo módulo do projeto do IEE, que tem como objetivo estimular a realização de eventos esportivos educacionais nas escolas, que contemplem os princípios do Esporte Educacional, favorecendo uma educação mais inclusiva e ampliando o repertório de prática esportiva dos alunos. “A quarta formação tem as seguintes expectativas de aprendizagem: elaborar eventos esportivos orientados pelos princípios do Esporte Educacional; valorização do evento como estratégia de mobilização e integração da comunidade; compreensão dos instrumentos de planejamento, realização e avaliação de eventos”, conta Adriano Rossetto Jr, coordenador do IEE.

A professora Maria Stella Cochiane, de Fortaleza, quer aprender ainda mais nesse próximo encontro. “Quero adquirir mais informações, ideias e exemplos de como podemos fazer uma mudança estrutural no nosso modo de pensar e agir, contribuindo para o desenvolvimento de todos que fazem parte da comunidade escolar e da sociedade”, afirma.

Na sexta, dia 22 de março, será a vez de Anchieta (ES) receber o projeto do IEE. A partir das 8h, 80 professores da rede pública do município e de Itapemirim serão capacitados, porém, com o conteúdo da terceira formação da temporada. “Com ela, queremos sensibilizar e inspirar professores, gestores e diretores a refletir sobre o papel do corpo na escola e como modificar estratégias e espaços para contribuir com o movimento, além de fazer com que eles conheçam os princípios pedagógicos que devem orientar a prática pedagógica no ensino do Esporte Educacional e elaborem práticas corporais de Esporte Educacional”, completa o subcoordenador do IEE Pedro Regis.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto.

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Anchieta (ES)
Data: Sexta (22)
Horário: 8h às 17h
Local: EMEB Novo Horizonte – Samarco Rodovia ES 060 Km 144 – Bairro Novo Horizonte

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Mateus (ES)
Data: Terça-feira (19)
Horário: 8h às 17h
Local: Clube dos Empregados da Petrobrás – CEPE (rua Othovarino Duarte Santos, 190 – Bairro Forno Velho)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Fortaleza (CE)
Data: Quinta-feira (21)
Horário: 8h às 17h
Local: Ginásio Paulo Sarasate (rua Idelfonso Albano, nº. 2050. Bairro: Dionísio Torres)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Mossoró (RN)
Data: Terça-feira (19)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania (avenida Rio Branco – Bom Jardim)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Macau (RN)
Data: Quinta-feira (21)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Padre João Penha Filho (rua São Vicente – Porto São Pedro)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA, Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL – Paula Otero – MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS