— NEWS/ Caravana do Esporte

Cubatão (SP) recebe a Caravana do Esporte, do IEE, a partir desta quarta-feira (3)

Ações do projeto, do Instituto Esporte & Educação, prosseguem até sexta-feira (5), no litoral paulista, com participação de 1.400 crianças da rede municipal de ensino. A auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, Bia Vaz, estará em Cubatão nos três dias

ESCRITO EM — 02/05/2023

16:30 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2023 – A Caravana do Esporte começa a temporada 2023 neste início de maio. Entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5), o projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE) chega a Cubatão, no litoral de São Paulo, para ações de esporte educacional voltadas a estudantes e professores da rede municipal de ensino. Serão três dias de brincadeiras e jogos, em oito miniestações esportivas, na arena especialmente montada no Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dick, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Participarão 1.400 crianças do ensino fundamental, que realizarão as atividades em rodízio, das 8h às 17h. Ao mesmo tempo, 50 professores e gestores municipais farão o curso de formação “Pedagogia do Esporte Educacional”, com a metodologia desenvolvida pelo IEE, baseada nos princípios do esporte educacional.

Com foco na educação e na inclusão por meio do esporte, a Caravana chega a Cubatão em parceria com o UNICEF. O projeto leva gratuitamente metodologia que visa qualificar a prática esportiva. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

A programação na etapa começa na quinta-feira, às 8h, com a chegada à Arena do primeiro grupo de crianças trazido pelas escolas. Às 9h, uma solenidade marcará a abertura oficial do projeto na cidade. As atividades para as crianças, ministradas pelos especialistas da Caravana, prosseguem até as 17h, durante os três dias.

“A metodologia desenvolvida pelo projeto permite a experimentação, o convívio com as diferenças e um olhar educacional para a ética e o cuidado com o outro, proporcionando uma educação inclusiva, com esporte para todos”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Bia Vaz, na Caravana pela segunda vez – Atletas convidados acompanham voluntariamente as ações e emprestam sua experiência e seu exemplo para valorização do esporte na educação. Em Cubatão, será a vez da auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-20, Bia Vaz, de 37 anos, que participa da Caravana do Esporte pela segunda vez.

Quando era jogadora da equipe feminina de futebol da Ferroviária, participou das ações educacionais realizadas em Embu (SP). Com cinco anos de experiência como assistente na Seleção Principal Feminina de Futebol, Bia Vaz assumiu em fevereiro deste ano o cargo de auxiliar-técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, com a missão de preparar um novo ciclo de atletas do futebol feminino brasileiro, ao lado do técnico Jonas Urias, na CBF.

Programação
Caravana do Esporte em Cubatão (SP)
03/05 – 9h – Cerimônia de abertura da etapa Cubatão. Local: Arena Caravana – Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dick.
03/05 a 05/05 – 8h às 17h – Atividades de esporte para crianças da rede de ensino.
03/05 a 05/05 – 8h às 17h – Curso de formação para professores e profissionais da Educação, Esportes e Cultura da Prefeitura de Cubatão – “Pedagogia do Esporte Educacional”.
05/05 – 16h30 – Encerramento. Local: Arena Caravana – Centro Educacional e Poliesportivo Prof. Roberto Dick.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

O Projeto Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte e Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas MASTERCARD e VALE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e NIKE

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica 

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS