— NEWS/ Esporte e Artes Lábrea

Encontro de Formação, do IEE, tem nova edição em Lábrea, no interior do Amazonas

Evento faz parte do Projeto Núcleo de Esporte e Arte, do Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Mpumalanga e a Secretaria Municipal de Educação, contando com o patrocínio da Nike

ESCRITO EM — 25/08/2023

11:28 hs

COMPARTILHE:

Agosto, 2023 – A cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a mais de 700 quilômetros da capital, Manaus, terá nesta quinta-feira (24) uma nova edição do Encontro Pedagógico de Formação. O evento vai capacitar, com a Pedagogia do Esporte Educacional, profissionais que atuam no Programa Escola Criativa. O encontro aprofundará os estudos sobre planejamento e prática pedagógica para o ensino do esporte educacional, dentro de um programa de aceleração da aprendizagem. Ele integra o cronograma de formação continuada do Projeto Núcleo de Esporte e Arte, uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Mpumalanga e a Secretaria Municipal de Educação de Lábrea, contando com o patrocínio da Nike.

O Programa Escola Criativa é uma ação da Secretaria de Educação de Lábrea, que tem por objetivo apoiar, com atividades pedagógicas de português e matemática, crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. A parceria possibilitou, além das aulas de português e matemática, a oferta de três horas semanais de atividades físicas e artísticas para estudantes das escolas municipais Socorro Brito e Francisca Mendes.

Já nas escolas das comunidades indígenas/povos originários de Santa Rita, Novo Paraíso e Ilha Verde, 90 crianças e jovens realizam atividades físicas e artísticas durante o período regular das aulas. São sete professores e professoras indígenas envolvidas com as atividades de movimento.

“São unidades escolares que estão localizadas em comunidades de extrema vulnerabilidade social e que abrigam muitas famílias de povos originários – Paumaris, Apurinãs, Jarawaras, entre tantos outros”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Os Encontros Pedagógicos são realizados de forma presencial e on-line, com temas como Princípios Pedagógicos e Sistema PROTEGE – aplicabilidade na Escola Criativa, Planejamento – Organização e Aplicação.

Desde agosto de 2022, a parceria permite atender, semanalmente, a cerca de 480 crianças e jovens, a partir da contratação de oito professores de arte e educação física. É um trabalho integrado com a comunidade escolar e as famílias, onde a diversidade de possibilidades de práticas pedagógicas tem ajudado crianças e jovens a se manterem mais conectados com a escola e com o programa, além de potencializar ações de educação integral – educação de corpo inteiro.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS