— NEWS/ Rede de Núcleos

IEE, de Ana Moser, atende mais de 3 mil alunos no 1º Internúcleos On-line

Realizado pela primeira vez no formato digital, levou os projetos didáticos do Instituto Esporte & Educação para dentro da casa dos participantes. Foram recebidos 2.953 vídeos a partir de 332 atividades interativas, aproximando os professores das crianças e jovens de 17 núcleos

ESCRITO EM — 17/05/2021

10:55 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2021 – Reestruturar um evento tradicional para dar sequência, em meio à pandemia da Covid-19, aos projetos didáticos nos núcleos da Rede IEE. Foi com esse objetivo que o Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, realizou o 1º Internúcleos On-line, entre os meses de março e abril. Ao término desta edição, os números mostram que, agora digitais, as atividades integraram com sucesso crianças e responsáveis, jovens e adultos, levando os conteúdos até suas casas, aproximando os núcleos e os professores.

O Internúcleos atendeu a 3.169 alunos nos núcleos da Rede IEE em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Eles receberam 236 vídeos com atividades interativas, assim como participaram de outras 96 ao vivo, via Zoom, Google Meet ou lives. Os alunos enviaram 2.953 vídeos e contaram, também, com grande apoio dos familiares: 77.8% deles estiveram presentes nas atividades.

O projeto somou 39.731 ações de relacionamento feitas pelos professores com os alunos, entre conversas, e-mails, respostas e interações. O feedback dos alunos nas diferentes redes chegou ao número de 63.808. Foram 149.601 visualizações nas postagens do Internúcleos apenas no mês de abril.

O Internúcleos é considerado um marco, um diferencial na história do Instituto. E o IEE trouxe o projeto, realizado de forma presencial desde 2004, para o formato on-line, estimulando a prática da atividade física de forma significativa, pois foi planejado a partir das sequências didáticas desenvolvidas nos núcleos, contemplando e ampliando a participação de todos.

Para a realização do projeto, foi utilizado o sistema PROTEJE, ferramenta da metodologia do IEE para promover o fácil acesso de todos, com atividades possíveis de serem realizadas em casa.

“Promovemos desafios cognitivos, motores e sócio afetivos significativos e estimulamos a reflexão, a pesquisa e a prática de ações divertidas, solidárias e conscientes”, afirmou Ana Moser, presidente do IEE.

Os núcleos envolvidos no projeto foram: de São Paulo (Campo Salles, Meirelles, Princesa Isabel, Heliópolis, São Luiz, Casa Blanca, Feitiço da Vila, Jaguaré, Pasquale, Capistrano, Cajamar, Embu, Carapicuíba e Osasco),  do Rio de Janeiro (Padre Miguel e Salgueiro) e Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho).

“Realizamos diferentes ações, unindo várias pessoas, familiares, que se envolveram tanto quanto os alunos, atingindo os objetivos”, observou Celiane Oliveira, coordenadora do projeto.

Entre as ações, destaque para um vídeo de Ana Moser incentivando os alunos a se manterem ativos e conectados, atividades como Conectados – jogos em dupla, Esgrima em casa, Ronkrã – jogos indígenas, Quizz ao vivo via Zoom e Google Meet entre alunos de diferente núcleos, Desafio Bate Bola On-line, Treine com seu nome, Desafio Melhor TBT, Qual sua Habilidade? e Quizz com alternativas – via Instagram. Sem falar na entrega das premiações, seguindo o protocolo de segurança.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Banco BV, Vale, Mastercard, NIKE, Novelis, Bayer, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Ultra, Anglo Gold Ashanti, Nescau, AES Brasil, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, Bank Of America, Verde Asset Management,  Trench Rossi e Watanabe Advogados, EDP Renováveis, Instituto EDP, CTG Brasil, Cyrela, WestRock, Pernambucanas, Comgas, Ball, Roche, Anhanguera, Bloomberg, Unimed, Track & Field, CS Brasil, ValGroup, AgriBrasil, Penha, Mentos, Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS