— NEWS/ IEE

IEE, de Ana Moser, inova na pandemia, migra aulas para o digital e atinge 200 mil pessoas

ESCRITO EM — 14/01/2021

13:34 hs

COMPARTILHE:

Instituto Esporte & Educação agiu rápido e conseguiu encontrar caminhos virtuais para levar ações socioeducativas aos seus 20 núcleos e manter capacitação de professores de dezenas de municípios brasileiros

Janeiro, 2021 – Bronze na Olimpíada de Atlanta-96. Vice-campeã mundial em 1994. Treze anos como titular da Seleção Brasileira. Como atleta, Ana Moser nunca teve medo de desafios. Melhor atacante de sua geração e uma das grandes de todos os tempos, ajudou a abrir os caminhos do vôlei feminino para bicampeonato olímpico. Fora das quadras, no comando do Instituto Esporte & Educação (IEE), mostrou a mesma coragem no enfrentamento à pandemia de Covid-19. E como nos tempos em que entrava em quadra, não jogou sozinha. Com uma equipe engajada, liderou o IEE no movimento na adaptação de seus programas para o formato digital. Em seis meses de ações online – de julho a dezembro de 2020 – impactou mais de 200 mil pessoas.

Para continuar educando por meio do esporte, o IEE manteve um alto nível de interação junto aos seus 20 núcleos (16 em São Paulo, três no Rio de Janeiro e um em Pernambuco). No total, os 3.845 alunos participaram de 1.233 gincanas, jogos e desafios educacionais on-line e enviaram 16.349 vídeos em 170 grupos de whatsapp.  “Conseguimos nos reinventar e encontrar soluções inovadoras de forma ágil e eficiente. Com muito trabalho e dedicação de toda a equipe, mantivemos as atividades usando várias plataformas digitais e de ensino à distância. Se o coronavírus fosse um bloqueio triplo, diria que conseguimos atacar por cima e colocar a bola no chão para marcar o ponto”, compara Ana Moser, lembrando seus tempos de jogadora.

Ana Moser não ficou fora nem da ‘onda das lives’, que inundou as redes sociais durante a pandemia. Sempre com temáticas entre educação e esporte, recebeu convidados de renome em suas respectivas áreas que contaram com audiência média de 5.400 pessoas por evento online. Foram 28 lives, com um total de 151.200 pessoas impactadas. O IEE também fez várias transmissões. Foram 586 aulas ao vivo, 1.232 reuniões com equipes e 308 encontros de formação de professores. Também foram promovidos quatro webinários e 1.477 reuniões com pais e parceiros das comunidades.

Em ações junto à comunidade o Instituto Esporte & Educação conseguiu arrecadar 6.284 doações para a aquisição de cestas básicas e kits de higiene que impactaram 25.136 pessoas.

Inovar para educar – Desde 2001, o Instituto Esporte e Educação já atendeu 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil, com sua metodologia inovadora. O desafio em tempos de isolamento social em função da pandemia começou em março e, três meses depois, o IEE já iniciava seus cursos de formação de professores à distância.

Para transformar as atividades pedagógicas realizadas nas ações presenciais em conteúdos teóricos e em práticas de formato online, os professores dos projetos trabalharam com a plataforma Moodle e customizaram essa ferramenta EAD com até 60 horas de estudos e muitas atividades interativas. Foram capacitados 700 professores de 11 cidades de sete estados brasileiros – Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Em paralelo, foi criada também a Caravana Digital, usando a plataforma de ensino à distância. Somente no lançamento, em julho, participaram 4.000 pessoas das cidades de Itaberaba(BA), Itabaianinha (SE), Lajes (RN), São José dos Campos (SP) e Boa Vista (RR) e foram capacitados 1.000 professores – 200 por município.

Nas ondas do rádio – Em agosto, o IEE inovou mais uma vez. Em parceria com a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, criou o programa “A Escola nas Ondas da Rádio”, que levou as aulas da educação Infantil e Fundamental I a todas as crianças da cidade e sua zona rural.  Usando também plataformas digitais para as aulas de Educação Física e Artes, o IEE e a Secretaria de Educação da cidade atingiram os 14 mil alunos da educação Infantil e Fundamental I.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco BV, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Unopar, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS