— NEWS/ IEE

IEE e Rexona lançam concurso para incentivar e premiar boas práticas no esporte

ESCRITO EM — 01/12/2021

16:38 hs

COMPARTILHE:

Iniciativa faz parte do Projeto Rexona Quebrando Barreiras no Brasil, em que o Instituto Esporte & Educação é um dos realizadores, em parceria com Rexona. Inscrições estão abertas para professores, líderes comunitários e jovens, até o dia 28 de fevereiro de 2022

Dezembro, 2021 – Empoderar jovens com a confiança e a oportunidade de se movimentarem mais. Com esse objetivo, o Instituto Esporte & Educação (IEE), em parceria com Rexona, é um dos realizadores do Projeto Rexona Quebrando Barreiras no Brasil, que disponibiliza conteúdos e práticas para que professores, líderes comunitários e jovens se inspirem e pratiquem um esporte com mais qualidade e participação. E para incentivar ainda mais a todos, o IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, está lançando o Concurso Boas Práticas Quebrando Barreiras Rexona que espera receber centenas de candidatos para impactar positivamente os jovens de todo o Brasil.

As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. São duas categorias: Professores de Escolas Públicas ou ONGs e Líderes Comunitários e Jovens. No formulário de inscrição, é preciso se identificar como professor, líder comunitário ou jovem e indicar a escola ou ONG da qual faz parte.

O Projeto Rexona Quebrando Barreiras conta com um programa de treinamento digital direcionado para líderes comunitários, professores, mentores e treinadores, em que é possível se atualizar com as melhores ferramentas e práticas de incentivo ao movimento entre os jovens.

Para participar do concurso, primeiro assista aos módulos do programa, aplique os aprendizados nas atividades com os seus alunos. Em seguida, envie um resumo das novas atividades que implementou como resultado do treinamento para se inscrever no desafio do IEE. A aplicação mais inovadora e inspiradora deste conteúdo será premiada com uma bolsa. São módulos de treinamento tratando de temáticas diversas relacionadas à prática esportiva: Confiança e Oportunidade, Inclusão, Engajamento, Objetivos, Vozes e Escolhas, Pessoas com Deficiência e Inclusão de Gênero.

Todas as informações e detalhes para participar do concurso estão no site https://quebrandobarreiras.esporteeducacao.org.br. O processo de avaliação levará em consideração os temas do Programa Quebrando Barreiras abordados, os objetivos de aprendizagem e as atividades corporais praticadas.

“A equipe de avaliação do concurso é formada por profissionais do IEE e por convidados, que irão analisar todos os materiais enviados e indicar os finalistas e premiados. São muitos os benefícios que o movimento proporciona. Físicos, mentais e sociais. Queremos buscar inovação e boas práticas. Os videos e relatos enviados poderão ser divulgados para inspirar outros professores, jovens e lideranças comunitárias”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

Serão premiados dez participantes de cada categoria, que receberão uma Bolsa Apoio no valor de R$ 2 mil para cada premiado na Categoria Professores de Escolas Públicas ou ONGs e R$ 1 mil para cada premiado na Categoria Líderes Comunitários ou Jovens.

Barreiras para o movimento – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população adolescente mundial não é ativa o suficiente, muitas vezes, por insegurança. Faltam confiança e motivação para seguir, por medo de fracassar ou ser julgado. Durante práticas esportivas, quatro em cada dez adolescentes temem o julgamento de outras pessoas.

Ainda Segundo a OMS, 85% dos brasileiros enfrentam limitações para se movimentar. Isso surge desde cedo e continua ao longo da vida. Além disso, há uma forte desigualdade social no Brasil, com 74% dos jovens em escolas públicas que não possuem estrutura básica para criar ambientes de prática de esportes e lazer e quatro milhões de jovens vivendo em regiões periféricas.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, liderança jovem e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS