— NEWS/ Rede de Núcleos

Instituto Esporte e Educação reúne 100 alunos para mutirão no Dia Mundial da Limpeza, no sábado (16), em Maresias (SP)

Jovens integram o Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos, do IEE, e estarão na praia, a partir das 8h30, ao lado de 40 convidados, parceiros da comunidade

ESCRITO EM — 15/09/2023

09:33 hs

COMPARTILHE:

Setembro, 2023 – A Praça Internacional do Surf, em Maresias, na cidade de São Sebastião (SP), terá um final de semana especial. Neste sábado (16), o Dia Mundial da Limpeza – World Clean Up Day – vai reunir 100 alunos do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Integrantes do Núcleo São Sebastião, os jovens estarão ao lado de 40 convidados, parceiros da comunidade, para um mutirão de limpeza do lixo da praia. O Núcleo de São Sebastião tem o apoio da Mastercard, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

A iniciativa é do IEE junto com o projeto Desengarrafando Mentes, que realiza oficinas e ações socioambientais em Maresias. O World Clean Up Day é um movimento que mobiliza vários países em prol do cuidado com o meio ambiente.

As atividades na Praça do Surf começam às 8h30, com o mutirão. Depois da ação de limpeza, a partir das 13h30, os jovens do Núcleo São Sebastião participarão do Circuito Interno de Voleibol, que reunirá alunos de diferentes turmas.

“O evento, além dos benefícios para o planeta, fortalece o vínculo com os parceiros locais e com a comunidade. Todos envolvidos nessa ação de limpeza, chamando a atenção para a importância da preservação ambiental”, afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

O Projeto Rede de Núcleos faz atendimento direto em três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – e, ao longo do ano, leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende a cerca de 8 mil crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho). Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte e Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS