— NEWS/ Rede de Núcleos

Internúcleos do IEE reúne mais de 3.500 participantes na edição 2023

Atividades serão realizadas até o final de dezembro, promovendo e ampliando a cultura esportiva em diferentes comunidades, em um evento realizado anualmente pelo Instituto Esporte e Educação

ESCRITO EM — 24/11/2023

16:00 hs

COMPARTILHE:

Novembro, 2023 – Um evento que visa a integração entre os participantes dos diversos núcleos do Projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação (IEE). É o Internúcleos, promovido pelo IEE, uma oportunidade única para que crianças, jovens e adultos compartilhem experiências, aprendam novas práticas esportivas e fortaleçam os valores de trabalho em equipe, respeito e inclusão. Na edição 2023, até o final de dezembro, o Instituto pretende reunir 3.545 participantes.

O Internúcleos, realizado anualmente, busca promover e ampliar a cultura esportiva em diferentes comunidades, tendo como característica a interação e a socialização das diferentes turmas do Rede de Núcleos. É considerado um marco, um diferencial na história do Instituto, realizado desde 2004. As atividades de 2023 tiveram início em março, seguindo ao longo do ano.

Participam do evento total de 21 núcleos: de São Paulo (Campos Salles, Capistrano de Abreu, Carlos Pasquale, CEU Feitiço da Vila, Francisco Meirelles, Heliópolis, Princesa Isabel, São Luís, Embu, Pindamonhangaba, São Sebastião, Osasco Thereza), Polo Rio (Padre Miguel, Deodoro e Jacarepaguá) e Polo Pernambuco (Ponte dos Carvalhos, Maria Thamar, Charneca, Reginaldo Loreto, Eronides Soares e Antônio Benedito).

O Rede de Núcleos reúne núcleos em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Neles, ao longo do ano, o projeto leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil.

“O Instituto Esporte e Educação reforça seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo o esporte como ferramenta de transformação social. O Internúcleos 2023 mostra a importância dessa missão e celebra a diversidade, a inclusão e a paixão pelo esporte”, afirma Abel Ardigó, coordenador pedagógico do IEE.

Diferentes temas – Na edição deste ano, entre os temas abordados, destaca-se a diversidade cultural, com atividades como o “Festival das Cores”, que celebra a riqueza das diferentes culturas por meio da expressão artística. Além disso, o evento reúne temáticas como “Aprendendo Futebol”, buscando fomentar o interesse e habilidades.

O Internúcleos também aborda questões sociais e culturais, com os temas “Povos Originários” e “Esporte de Aventura”, incentivando a compreensão e o respeito pela diversidade.

Outro ponto de destaque são as atividades relacionadas aos “Esportes Não Convencionais”, proporcionando aos participantes a oportunidade de experimentar modalidades menos tradicionais, promovendo uma abordagem inclusiva e inovadora na prática esportiva.

O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende cerca de 7.500 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes Parceiros: Mastercard, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Verde Asset Management, Daiichi, Comgas, Grupo ULTRA / ULTRACARGO, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile, via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE, Bloomberg e NIKE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS