— NEWS/ IEE

Núcleo de Esporte e Arte, do IEE, realiza Encontro Pedagógico de Formação em Lábrea, no interior do Amazonas

Projeto é desenvolvido pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com o Instituto Mpumalanga e a Secretaria Municipal de Educação, contando com o patrocínio da Nike, e atende 400 alunos de 5 escolas do município e de comunidades indígenas

ESCRITO EM — 24/05/2023

14:21 hs

COMPARTILHE:

Maio, 2023 – Capacitação de professores, aulas e eventos de esporte e arte para crianças e adolescentes, atividades junto a comunidades indígenas, cuidado com o meio ambiente. O Projeto Núcleo de Esporte e Arte realiza diferentes ações na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, a mais de 700 quilômetros da capital, Manaus. É uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Mpumalanga e a Secretaria Municipal de Educação de Lábrea, contando com o patrocínio da Nike.

Entre as atividades desenvolvidas estão os Encontros Pedagógicos de Formação, capacitando profissionais com a Pedagogia do Esporte Educacional. Os Encontros Pedagógicos são realizados de forma presencial e on-line, com temas como Princípios Pedagógicos e Sistema PROTEGE – aplicabilidade na Escola Criativa, Planejamento – Organização e Aplicação.

“Realizamos mais um encontro pedagógico em Lábrea, dando continuidade às ações de formação do Projeto Núcleo de Esporte e Arte, nessa parceria que leva diferentes atividades ao sul do Amazonas”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

O Núcleo de Esporte e Arte reúne quatro professores de Educação Física e quatro professores de Arte, com atividades em duas escolas urbanas e três escolas de comunidades indígenas. Entre eles, está o primeiro professor de Educação Física indígena contratado pelo IEE em Lábrea: André, do Povo Jarawara. Além desses profissionais, já foram capacitados mais de 150 professores e educadores de toda rede com as metodologias de esporte educacional e viva com arte.

O atendimento direto e a capacitação de professores contam com aulas e eventos de esporte e arte para crianças e adolescentes que participam do Programa Escola Criativa – organizado e desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. 

O objetivo é oferecer aos alunos com dificuldades de aprendizagem mais oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades. As atividades são realizadas nas Escolas Municipais Francisca Mendes e Socorro Brito para mais de 400 crianças e adolescentes. 

Comunidades indígenas e meio ambiente – As ações do Núcleo também estão presentes em três escolas de comunidades indígenas dos povos Paumaris e Apurinâs. Nelas, as atividades esportivas e artísticas, com foco na valorização da cultura dos povos indígenas e na integração das diferentes áreas do conhecimento, são oferecidas pelos professores dessas escolas.

Já no meio ambiente, as atividades estão voltadas para a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pelas escolas parceiras, em duas composteiras, bem como na qualificação das profissionais da merenda que produzem diariamente os alimentos para centenas de crianças. 

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, e ROCHE, Bloomberg e Nike.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

NEWS

ACONTECE NOS PROJETOS